Investimentos para PJ: Onde colocar o dinheiro da sua empresa

Finanças
14 minutos de leitura 05.12.2023
Investimentos para PJ: Onde colocar o dinheiro da sua empresa
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Neste artigo, são exploradas estratégias e opções de investimentos direcionados a pessoas jurídicas. Conheça sua importância e como colocar em prática na sua empresa!

No universo empresarial, uma gestão financeira eficiente é um dos pilares fundamentais para o sucesso e crescimento sustentável das organizações. Diante desse contexto, a decisão sobre onde alocar os recursos financeiros de uma Pessoa Jurídica (PJ) torna-se uma tarefa estratégica de grande relevância.

 

Neste artigo, você vai conferir mais detalhes sobre os investimentos para PJ, as diversas opções disponíveis, bem como orientações essenciais sobre onde relacionar o investimento mais adequado para atender às demandas específicas de uma empresa.

 

Abordaremos o assunto através dos tópicos abaixo:

 

  • Por que investir?
  • Opções de investimento para PJ
  • Como escolher o investimento certo para a minha empresa?
  • Considerações importantes sobre o investimento para Pessoa Jurídica

 

Continue a leitura!

 

 

Por que investir?

 

Independentemente do porte ou segmento em que a empresa atua, investir em recursos financeiros é uma prática essencial para o crescimento sustentável da instituição.

 

Quando se trata de Pessoa Jurídica, por exemplo, a importância dos investimentos se torna ainda mais evidente, uma vez que envolve não só a busca por retorno financeiro, mas também a maximização dos recursos disponíveis.

 

Infelizmente, muitos empreendedores ainda cometem o erro de deixar o seu capital de giro estagnado na conta corrente, desvalorizando mês a mês por conta da inflação.

 

Ao investir nesse recurso, por outro lado, você faz com que o dinheiro trabalhe em favor do negócio, preparando para despesas futuras, gerando renda adicional e auxiliando a instituição a se adaptar às mudanças de mercado, tecnológicas e econômicas.

 

 

Opções de investimento para PJ

 

Antes de mais nada, é preciso entender que existem diferenças entre o investimento como pessoa física e pessoa jurídica.

 

Nos tópicos abaixo, você encontrará algumas opções de investimentos para PJ. Acompanhe!

 

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

 

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um tipo de investimento em renda fixa muito comum no Brasil.

 

O modelo é emitido por instituições financeiras, como bancos, por exemplo, e oferece aos investidores a oportunidade de emprestar dinheiro a essas instituições em troca de uma remuneração. Ao final do contrato, o dinheiro é devolvido ao investidor acrescido dos juros e correções monetárias.

 

Para PJ, essa opção é interessante por oferecer retornos superiores aos da poupança, além de diferentes rentabilidades, liquidez e prazos de acordo com cada tipo de empresa. Aqui, é importante considerar a reputação da instituição financeira.

 

Fundo de Investimento

 

Os fundos de investimento são veículos de investimento coletivo nos quais diversos investidores, incluindo pessoas jurídicas, aplicam recursos em conjunto.

 

Esses recursos, então, são administrados por gestores profissionais, que tomam decisões de investimento de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos no regulamento do fundo.

 

A escolha depende diretamente do perfil de risco e dos objetivos da empresa, como renda fixa, multimercado e ações, de acordo com a natureza das aplicações.

 

Ações

 

Outro exemplo clássico de investimento para PJ são as ações, em que a empresa pode participar da Bolsa de Valores.

 

Essa opção é mais válida para os negócios que buscam retornos mais expressivos, embora esse tipo de investimento envolve maior volatilidade.

 

Além disso, o investimento em ações para PJ pode ser uma aplicação para o longo prazo, ou seja, a instituição não deve precisar do dinheiro nos próximos cinco anos, ao menos.

 

→ Leia também: Por que ter uma Carteira de Investimentos?

 

 

Ilustração

 

 

Como escolher o investimento certo para a minha empresa?

 

De forma geral, a escolha do investimento ideal para uma Pessoa Jurídica depende de vários fatores, incluindo o perfil de risco da empresa, seus objetivos financeiros e o prazo de investimento, por exemplo.

 

Para te auxiliar a escolher o investimento certo, elencamos a seguir algumas dicas para avaliar com cautela. Continue lendo!

 

1. Descubra seu perfil de investidor

 

O primeiro passo antes de realizar qualquer investimento é descobrir o perfil de investidor, uma avaliação que visa entender as características, objetivos financeiros e conhecimentos de um investidor.

 

Esta etapa é fundamental para auxiliar na escolha dos investimentos mais adequados, garantindo que a estratégia esteja alinhada com suas metas e conforto em relação aos riscos.

 

Os três tipos de perfil de investidor são:

 

  1. Investidor Conservador;
  2. Investidor Moderado;
  3. Investidor Arrojado e Agressivo.

 

→ Leia mais sobre: Perfil de investidor: quais os tipos e sua importância

 

2. Defina seus objetivos financeiros

 

Outro passo importante para os investimentos para PJ é definir claramente quais são os objetivos financeiros da empresa.

 

Se o foco for a preservação de capital, por exemplo, investimentos mais conservadores podem ser apropriados. Por outro lado, se o objetivo é o crescimento acelerado, opções mais arrojadas e uma carteira diversificada podem ser consideradas.

 

3. Procure uma corretora independente

 

Encontrar uma corretora independente para investimentos para PJ pode ser uma decisão estratégica para os negócios que desejam diversificar suas aplicações financeiras.

 

Corretoras independentes costumam oferecer opções mais diversas e mais atrativas do que grandes bancos.

 

4. Prepare sua documentação

 

Como citamos no início deste artigo, os investimentos de pessoa física são os mesmos para pessoa jurídica. No segundo caso, contudo, há uma pequena burocracia envolvida.

 

Nesse sentido, para começar a investir, você vai precisar dos seguintes documentos:

 

 

 

Considerações importantes sobre o investimento para Pessoa Jurídica

 

Além das considerações mencionadas acima, é vital atentar-se para alguns pontos específicos ao investir como Pessoa Jurídica:

 

Impostos

 

Entender a tributação sobre os rendimentos é crucial. Isso porque algumas opções podem ter vantagens fiscais, enquanto outras podem demandar maior planejamento tributário.

 

Liquidez

 

Considerar a liquidez dos ativos é fundamental para garantir que a empresa tenha acesso aos recursos quando necessário. Investimentos mais líquidos podem ser mais apropriados para necessidades imediatas.

 

Prazo de investimento

 

O prazo de investimento também é um componente-chave na tomada de decisões. Para empresas que possuem objetivos de curto prazo, a preservação de capital pode ser mais relevante. Já para aquelas que visam o crescimento a longo prazo, investimentos mais voltados para o mercado de ações ou imobiliário podem ser explorados.

 

 

Conclusão

 

Em síntese, o investimento para PJ requer uma abordagem estratégica e consciente. Como consequência, é possível potencializar os recursos financeiros da instituição e contribuir para o crescimento sustentável do negócio.

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde