Por que ter uma Carteira de Investimentos?

Investimentos Planejamento
12 minutos de leitura 22.06.2023
Por que ter uma Carteira de Investimentos?
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

A Carteira de Investimentos é o grande norte do investidor, seja ele iniciante ou experiente. Aprenda a montar a sua e ter um controle dos seus investimentos.

A popularidade de se tornar um investidor vem crescendo no Brasil. Pessoas de todas as idades estão ligadas nesse mercado onde a busca por rentabilidade e liberdade financeira fica cada vez mais atraente.

 

Com uma carteira de investimentos ideal para cada perfil, além dos inúmeros especialistas em finanças incentivando e quebrando tabus a respeito de quem pode e deve investir. As pessoas vêm suplantando, mesmo que moderadamente, o medo inicial desse mercado volátil.

 

Segundo o relatório de pesquisa da ANBIMA juntamente com o Datafolha de 2022, 38% dos entrevistados aplicaram o dinheiro de suas economias em produtos financeiros, enquanto 13% ainda guardam as economias ou não fazem nada. Ninguém quer ou gosta de perder dinheiro, não é mesmo? Porém, a possibilidade de ter um lucro extra muitas vezes vale o risco que vem atado a esses ativos.

 

Portanto, se você é um futuro investidor e quer aumentar e proteger o seu patrimônio se aproveitando de juros e dividendos, venha aprender e entender um pouco mais sobre a Carteira de Investimentos.

 

 

Ilustração

 

 

O que é Carteira de Investimentos?

 

A Carteira de Investimentos é um conjunto de ativos pertencentes a uma pessoa física ou jurídica. Esses ativos podem envolver ações, títulos públicos como o Tesouro Direto, debêntures, fundos imobiliários, CDBs de bancos, entre outros.

 

A formação da carteira vai depender única e exclusivamente do perfil de cada investidor, quais são as metas, os objetivos financeiros e se risco que ele está disposto a correr compensa a rentabilidade do investimento escolhido.

 

 

Qual a Importância de ter uma Carteira de Investimentos?

 

Um dos principais motivos de montar uma carteira de investimentos é a oportunidade de diversificar as aplicações para diminuir os riscos e assim se proteger dos impactos causados pela volatilidade no mercado.

 

Em outras palavras, se você não deixa todo o seu dinheiro em um único lugar as chances de perder tudo de uma só vez, são quase nulas. Então, além de diminuir a perda ao dividir seus recursos em mais de um ativo, você tem a possibilidade de maximizar seus ganhos. Uma vez que, pode destinar uma porcentagem do seu capital em algo com alta rentabilidade.

 

 

Ilustração

 

 

Quem pode ter uma carteira de investimentos?

 

Qualquer pessoa que esteja pensando em aumentar seu patrimônio e queira alcançar seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo pode começar a montar a sua. E um dos requisitos é ter um controle financeiro.

 

O controle te ajuda a ser mais assertivo e ter clareza em relação aos seus objetivos. Se você sabe o porquê de estar economizando e que não deve gastar o dinheiro de forma indevida, fica mais fácil se manter no curso. Por isso, elaborar metas pessoais pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso ao perseguir seus sonhos.

 

Além de tudo, é importante se informar e aprender sobre os ativos desejados. As opções no mercado financeiro são incontáveis e ter o conhecimento daquelas que irá investir podem fazer a diferença na hora da escolha.

 

Lembre-se de não sobrecarregar, selecione as ações de empresas que você identifica e acredita em sua política e tomadas de decisões. Segundo a investidora profissional, Louise Barsi, quem está começando a investir deve monitorar, no máximo, 5 boas empresas.

 

 

Como dividir a minha carteira de investimentos?

 

Para quem está começando ou quer começar a montar a sua seguir os passos a seguir pode ser de grande ajuda, veja:

 

Passo 1 - Tenha uma reserva de emergência

 

Antes de tudo, ter uma reserva de emergência é essencial. A reserva serve como ponto de apoio caso as coisas não saiam como o esperado, ela te ajuda a reerguer e não entrar em pânico ou dívidas em momentos críticos.

 

Passo 2 - Tenha conhecimento do seu perfil de investidor

 

O seu perfil dependerá das suas expectativas em relação à liquidez, segurança e rentabilidade que envolvem o investimento. O grau de importância que você dá a cada um desses itens determina o seu perfil, que pode ser:

 

  • Conservador - preza a segurança, geralmente quem está começando a investir ou que tem medo de perder o que acumulou durante a vida
  • Moderado - tem um pouco dos outros dois perfis, preza a segurança, mas está disposto a correr um pouco mais de risco para ter um melhor retorno.
  • Arrojado - o mais tolerante ao risco, costuma ser mais experiente e não se abala muito por possíveis perdas, acredita que os ganhos valem o risco.

 

Passo 3 - Tenha conhecimento dos seus objetivos.

 

Como sabemos, existem inúmeras possibilidades de investimentos tanto de renda fixa quanto de renda variável, cada um deles pode ser usado para atender uma meta ou objetivos específicos. Por isso, é fundamental que você saiba quais são os seus objetivos para selecionar a melhor aplicação para cada um e assim formar a sua carteira ideal.

 

Passo 4 - Tenha conhecimento sobre os ativos

 

Como dito anteriormente, conhecer bem os ativos que você deseja realizar o aporte e usá-los juntamente com os seus objetivos pode tornar tudo mais preciso. Pesquisar sobre os prazos, a remuneração - que varia dependendo do mercado-, etc.

 

Tudo isso são informações necessárias para que se tenha uma boa carteira para as suas necessidades. Não se esqueça de intercalar renda fixa com variável para prezar a segurança e eficiência da mesma.

 

 

Conclusão

 

A Carteira de Investimentos não está condicionada a um grupo específico de pessoas, qualquer um pode e deve ter a sua. Ela dá uma segurança a mais aos investidores enquanto eles perseguem a rentabilidade desejada.

 

Vimos como é importante ter metas e objetivos claros para que você se mantenha firme em suas resoluções. Ter grana para investir não é impossível, mas necessita de disciplina e controle. Tudo é questão de pôr na balança de pró e contras e rever seus gastos.

 

Se você quer investir mais, logo, você vai ter que economizar mais ou dar um jeito de fazer renda extra e conseguir mais capital. O bom dos investimentos é que os ganhos e os juros gerados sobre eles podem impulsionar a rentabilidade de suas aplicações.

 

 

Contas Online

 

O Contas Online é um sistema de controle financeiro, onde você consegue categorizar e monitorar de forma rápida e eficiente todo seu fluxo de caixa. Usando o recurso de categorias disponível no sistema, você pode nomear todas as suas receitas e despesas do seu jeitinho.

 

E isso inclui, obviamente, os seus investimentos. Além de poder criar uma categoria própria para analisar seus dividendos, você pode usar o recurso marcas e especificar seus ganhos de maneira ainda mais clara.

 

Outra funcionalidade que pode agregar e muito no seu controle financeiro é o recurso metas. O Contas permite que você crie, visualize e faça um comparativo de suas metas financeiras para saber o quanto você está progredindo e onde pode melhorar.

 

Se interessou? Você pode conferir essas e outras funcionalidades se cadastrando no Contas Online e você ainda ganha 14 dias de teste totalmente grátis.

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde