Perfil de investidor: quais os tipos e sua importância

Investimentos
6 minutos de leitura 18.10.2023
Perfil de investidor: quais os tipos e sua importância
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Perfil de Investidor é aquele que indica qual tipo de risco a pessoa está disposta a correr ao investir no mercado financeiro, e para entrar no mundo dos investimentos essa informação é essencial.

Se está começando ou quer começar a investir, saber o seu perfil de investidor é o primeiro passo a se tomar. Com ele é possível delimitar uma gama de investimentos específicos levando como base as suas decisões e objetivos financeiros.

 

Esse processo evita que no primeiro contato com o mercado financeiro suas expectativas sejam frustradas ou que as altas oscilações o desanime logo de início. Desse modo, ter conhecimento de até onde você está disposto a arriscar pode evitar equívocos maiores.

 

Segundo o Relatório sobre Pessoa Física - 2º trimestre de 2023, realizado pela B3 - Brasil, Bolsa, Balcão, o número de investidores aumentou em mais de 44%, se comparando com dezembro de 2021, um acréscimo de +5,7 milhões, e grande parte deles concentrados na Renda Fixa.

 

O aumento de investidores de modo geral traz inúmeros benefícios de modo geral, não só gera a possibilidade de aumentar o patrimônio de quem investe, como acarreta melhorias no desenvolvimento e economia de um país. 

 

Siga lendo e descubra a importância de definir o seu perfil de investidor antes de entrar nessa jornada. 

 

Ilustração

 

 

O que é perfil de investidor?

 

O perfil de investidor é o marco inicial de todos os que desejam investir, é também conhecido como Suitability, que na tradução livre significa “adequação”. É o autoconhecimento adquirido para poder investir melhor, dessa maneira é baseado em um conjunto de fatores, que o auxiliam a determinar onde você irá ajustar melhor. São eles:

 

  • Disposição de correr riscos
  • Objetivos financeiros
  • Idade
  • Situação financeira
  • Conhecimento de mercado

 

Como dito, todos esses fatores em conjunto possibilitam a definição do seu perfil como um investidor e, portanto, ajudam a tomar decisões relacionadas aos ativos e ações mais assertivas. Inteirar-se sobre o seu perfil é uma exigência da CVM - Comissão de Valore Mobiliários, então para poder investir é imprescindível que o seu perfil de investidor seja definido.

 

 

Tipos de perfil

 

Existem três tipos de perfil de investidor, o conservador, o moderado ou o arrojado. Cada qual conta com suas características em relação à segurança, liquidez e rentabilidade. Esses fatores fundamentais representam o tripé dos investimentos e podem priorizar até dois elementos para tomada de decisão baseada em suas expectativas e objetivos.

 

Falando um pouco de cada um deles:

 

 

Tripé dos investimentos

 

 

Tendo esclarecido esses pontos, a seguir veremos o que significa cada um dos perfis:

 

Investidor Conservador

 

Geralmente os que têm esse perfil, demonstram o receio de investir em opções onde a oscilação e os riscos são consideráveis. Esse tipo de investidor prefere preservar seu patrimônio ou são aqueles que estão entrando no mercado financeiro, começando a se habituar a esse novo território.

 

Algumas características marcantes presentes no conservador são:

 

  • Priorizam a segurança, adeptos ao risco baixo para preservar seu capital
  • Buscam investimentos seguros e de longo prazo
  • Evitam investimentos de renda variável

 

Os tipos de investimento desse perfil, são principalmente os de renda fixa, entre eles podemos citar:

 

  • Tesouro Direto
  • CDB - Certificado de depósito bancário
  • RDB - Recibo de depósito bancário
  • LCI - Letra de crédito Imobiliário
  • LCA - Letra de crédito do agronegócio

 

Investidor Moderado

 

Esse perfil de investidor, como o próprio nome já diz, atua moderadamente, procurando o equilíbrio ao fazer os seus investimentos. Não se expõe muito ao risco, o aceitando o até certo limite, sem perder uma boa chance de rentabilidade.

 

Características do perfil moderado:

 

  • Exposição controlada a riscos
  • Priorizam a segurança, porém podem relevar
  • Esperam retornos de médio e longo prazo

 

Os investimentos cobiçados por esse perfil são:

 

  • Renda fixa: reserva de emergência concentrada em CDBs, LCIs e LCAs
  • Renda variável: fundos de investimentos (imobiliários, de índice, multimercado)
  • Investimentos no exterior

 

Investidor Arrojado ou Agressivo

 

Nesse perfil, quanto mais disposta a pessoa estiver em correr riscos, mais arrojada ela é. Geralmente nessa modalidade encontram -se pessoas com uma melhor tranquilidade financeira, e por este motivo não tem tanto receio em arriscar em investimentos que apresentam maior oscilação, desde que façam sentido nas suas metas e objetivos financeiros.

 

As características do arrojado são:

 

  • Alta tolerância ao risco, aumenta também a probabilidade de retorno
  • Prioriza a rentabilidade, buscando aumentar o patrimônio
  • Prefere investimentos a longo prazo
  • Utiliza medidas estratégicas para calcular os riscos
  • Possui uma carteira bem diversificada

 

Apesar de arriscar sem medo, todos os investimentos do perfil arrojado são realizados com base na inteligência emocional, ele tem consciência de que o mercado oscila e de quais serão as perdas, justamente por esse motivo sua carteira de investimentos é bem diversificada. Ele está preparado para todos os cenários e utiliza estratégias sem tomar medidas impulsivas.

 

 

Ilustração

 

 

Conclusão

 

Como vimos, saber o seu perfil de investidor é extremamente importante para saber o que você prioriza ao querer investir, se é segurança, liquidez ou rentabilidade. Para ajudar nessas opções você tem que definir seus objetivos e metas, para assim poder alinhá-los e ter a possibilidade de montar a carteira de investimentos ideal.

 

Aprendemos também que há três perfis de investidor, o conservador (aquele que é mais comedido ao investir), o moderado (que tenta manter equilíbrio entre a segurança e a rentabilidade) e também o arrojado (aquele que não têm problemas em correr riscos altos desde que o retorno seja muito favorável).

 

Saber o seu perfil é tão relevante que a própria CVM não permite que novos investidores aportem na Bolsa sem antes ter estabelecido seu perfil de investidor. Toda corretora de investimentos oferece um teste com perguntas para definir o seu perfil, então fique atento!

 

 

Contas Online

 

Ninguém entra no mundo dos investimentos se não tiver uma boa gestão financeira, aliás investir e controlar suas finanças estão estreitamente ligadas. Para começar a investir é necessário que você tenha planos e metas bem definidas para ter o sucesso desejado.

 

Com um controle financeiro em seu auxílio, monitorar e analisar o seu fluxo de caixa fica muito mais fácil. E o Contas Online é a ferramenta ideal para que com praticidade e eficiência você possa realizar sua gestão com efetividade.

 

O Contas Online conta com mais de 20 funcionalidades e todas elas personalizáveis, levando você a desativar e ativar apenas as ferramentas que achar necessário. O sistema possui gráficos e várias possibilidades de relatórios, tudo para otimizar e facilitar a sua vida financeira.

 

Para fazer um teste grátis no sistema de 14 dias, cadastre agora e mude o jeito que você lida com a sua vida financeira.

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde