Holerite Sem Mistérios: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Seu Contracheque

Finanças
14 minutos de leitura 05.03.2024
Holerite Sem Mistérios: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Seu Contracheque
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

O holerite é um documento de extrema importância tanto para o empregado quanto para o empregador. Ele mostra de forma discriminada o salário, os descontos efetuados no mês, além de outras informações.

Você certamente já recebeu algum holerite se trabalha ou já trabalhou com carteira assinada, correto? Mas você compreende realmente todas as informações ou o que ele representa na sua vida profissional? Caso a resposta seja não, vamos agora mesmo te ajudar a compreender.

 

O holerite registra todas as verbas salariais pagas pelo seu empregador, bem como os descontos feitos como INSS, IRPF, contribuições sindicais, etc. Ele permite que você acompanhe mês a mês suas remunerações e saiba exatamente o quanto recebeu e o que foi descontado do seu salário.

 

 

Ilustração

 

 

O que é holerite?

 

O holerite, também conhecido como contracheque, é um documento que comprova o pagamento de salário de um funcionário. Ele contém informações como o nome e dados do empregado, o período de referência do pagamento, o salário bruto, os descontos, e o valor líquido a ser recebido.

 

Desse modo, ele é um documento imprescindível que comprova a relação de trabalho, o salário do funcionário e garante transparência no pagamento de verbas trabalhistas. Todo empregado tem direito a receber esse comprovante mensalmente.

 

Leia também: Divisão de salário: como pode ser feito?

 

 

Por que o holerite é importante?

 

Ele permite que o trabalhador confira se o salário depositado confere com o descrito no documento, verificando se não houve erros ou diferenças injustificadas. Também é utilizado pelo empregado para declarar Imposto de Renda, solicitar empréstimos, financiamentos ou crédito em lojas, além de comprovar renda em diversas situações do dia a dia.

 

Por isso é muito importante que seja guardado e arquivado, pois se trata de um documento legal que comprova o vínculo empregatício, os valores recebidos e os descontos realizados.

 

Para o empregador, o documento serve como prova de que cumpriu com suas obrigações trabalhistas, pagando corretamente o salário e realizando os descontos devidos. Caso ocorra uma ação judicial ou fiscalização, o holerite será solicitado para verificar se as leis trabalhistas foram cumpridas.

 

Leia mais: Como aumentar o seu Score de Crédito?

 

 

Quais informações contém o holerite?

 

O holerite contém diversas informações importantes sobre a relação trabalhista. As principais são:

 

Dados do empregado e empregador

 

  • Nome completo do empregado
  • Número do CPF
  • Número e série da CTPS
  • Cargo
  • Data de admissão
  • Nome e CNPJ da empresa empregadora

 

Período

 

  • Especifica o período de referência, normalmente 1 mês, indicando o mês e o ano às quais aquele contracheque se refere.

 

Salário, adicionais e descontos

 

  • Salário base
  • Horas extras e adicionais noturnos, insalubridade, etc, (se houver)
  • Comissões e outras variáveis, se aplicável
  • Auxílios recebidos (alimentação, transporte, etc)
  • Faltas
  • Adiantamentos e empréstimos consignados
  • Descontos de INSS, IRPF, pensão alimentícia, contribuição sindical, etc

 

Valores de IRRF, FGTS, etc

 

  • Valor do FGTS do mês e acumulado
  • Base de cálculo e valor retido de Imposto de Renda
  • Base de cálculo de INSS e valor da contribuição do empregado

 

 

Como ler e interpretar o holerite?

 

O holerite contém diversas informações importantes sobre a sua remuneração, descontos e benefícios. Para entendê-lo bem, é preciso saber interpretar cada seção:

 

Ilustração

Ilustração

                                                                                                                                                                                                 

 

Entendendo bem cada campo, o funcionário pode conferir se os valores estão corretos e se não há nenhum desconto indevido.

 

 

Quando o holerite é emitido?

 

O empregador deve emiti-lo mensalmente, geralmente até o 5?º dia útil do mês seguinte ao trabalhado. Pode ser disponibilizado em versão impressa (papel) ou digital (por e-mail, aplicativo ou portal do empregador). A forma de entrega deve estar especificada no contrato de trabalho.

 

A data exata de emissão e entrega pode variar conforme o dia de fechamento da folha de pagamento, estipulado por cada empresa. O importante é ficar atento ao seu recebimento todo mês, conferindo se foi entregue no período correto e se contém todas as informações de forma clara e correta.

 

 

Onde consultar o holerite online?

 

Muitas empresas o disponibilizam em sistemas online, como portais do colaborador. Vale a pena consultar o departamento de RH (Recursos Humanos), para verificar se sua empresa possui um sistema próprio para visualizar o demonstrativo online.

 

Outra opção é consultar o e-Social, sistema do governo que centraliza o envio de informações trabalhistas. Por lá, é possível visualizar os dados que a empresa enviou sobre o documento.

 

Caso não encontre seu holerite online, você pode solicitar uma segunda via ao departamento de RH da sua empresa. Eles são obrigados por lei a fornecer uma cópia sempre que solicitado.

 

O ideal é pedir que o enviem por e-mail em formato digital, para facilitar o arquivamento e consulta posterior caso seja necessário. Mas você também pode solicitar uma via impressa, se preferir.

 

Lembre-se que o holerite é um documento seu, portanto, você tem o direito de acessá-lo a qualquer momento durante a vigência ou mesmo após o fim do seu contrato de trabalho.

 

 

Holerite pode ter erros? O que fazer?

 

Embora sejam preparados com cuidado, erros podem ocorrer. Alguns erros comuns incluem:

 

  • Cálculo incorreto de horas extras ou adicionais noturnos
  • Descontos a mais (INSS, IR, contribuições sindicais)
  • Faltas ou atrasos registrados incorretamente
  • Benefícios como vale-transporte e alimentação calculados errados

 

Caso encontre algum erro, o ideal é conversar primeiramente com o setor de RH ou pessoa responsável. Apresente seu holerite com o erro destacado e peça para ser corrigido.

 

Lembre-se que esses erros podem impactar em outros direitos trabalhistas, como férias e 13?º salário. Por isso, confira o documento com atenção todo mês.

 

Se o erro persistir por mais de um mês, você pode protocolar uma reclamação formal ou buscar orientação dos sindicatos, ou Justiça do Trabalho. Mas o melhor é resolver internamente de forma dialogada.

 

Mantenha uma cópia, principalmente daqueles que apresentam erros, para ter como comprovar inconsistências depois. Guarde todos os holerites mesmo após deixar a empresa.

 

 

Quanto tempo deve guardar os holerites?

 

Não existe um prazo específico para o arquivamento, porém é altamente recomendável guardá-los por pelo menos 5 anos. Todas as informações presentes nele podem ser úteis no futuro para comprovar direitos trabalhistas, solicitar benefícios previdenciários ou fins de prova em processos judiciais.

 

Além disso, muitas empresas exigem a apresentação dos últimos holerites para admissão em novos empregos. Portanto, não os ter em mãos pode prejudicar em futuros processos seletivos.

 

O ideal é guardá-los digitalmente, em nuvem ou pendrive, para mantê-los sempre acessíveis. Também vale imprimi-los e arquivar em pastas, tomando cuidado para não danificá-los.

 

Não esqueça que ele contêm dados pessoais e financeiros sensíveis. Por isso, mantenha-os em local seguro e evite compartilhá-los publicamente. Eles são a prova documental da sua trajetória profissional.

 

 

Holerite substitui a carteira de trabalho?

 

Não, ele não substitui a carteira de trabalho. Embora sirva como comprovante de vínculo empregatício formal, não elimina a necessidade da carteira de trabalho.

 

A carteira de trabalho é o documento obrigatório que formaliza o contrato de trabalho segundo a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Nela são registrados todos os contratos, admissões, demissões, férias e alterações salariais do trabalhador ao longo de sua vida profissional.

 

Já o holerite é o comprovante de pagamento que detalha a remuneração mensal do funcionário. Auxilia o trabalhador a acompanhar e conferir o pagamento correto de cada mês, verificando, salários, descontos, benefícios, etc.

 

Portanto, o holerite não substitui a carteira de trabalho, apenas serve como forma de comprovar o vínculo empregatício, remuneração e descontos. A carteira continua sendo obrigatória para registrar formalmente o contrato de trabalho segundo as leis trabalhistas brasileiras. O ideal é que o trabalhador mantenha ambos os documentos em dia durante toda a vigência do contrato.

 

 

Ilustração

 

 

Curiosidades sobre o holerite

 

Há uma história interessante e algumas curiosidades por trás desse documento tão importante para os trabalhadores. Veja a seguir.

 

História do holerite

 

Surgiu na época da Revolução Industrial, quando as relações de trabalho se tornaram mais complexas com a contratação em massa de operários nas fábricas. Era necessário um documento para controlar o pagamento de cada funcionário.

 

Os primeiros holerites eram muito simples, escritos à mão, sem padronização. Continham apenas informações básicas como nome, função e salário. Com o tempo foram incluídas informações como período de referência, dados do empregador, discriminação de valores de salário, descontos, benefícios, faltas, atrasos, etc.

 

Origem do nome

 

O nome "holerite" tem origem no sobrenome do engenheiro norte-americano Frederick Winslow Taylor. Ele foi pioneiro na administração científica do trabalho e criou um sistema de controle do pagamento de funcionários por peça produzida.

Esse sistema ficou conhecido como "sistema Taylorista" e o documento de pagamento passou a ser chamado informalmente de "holerite", em referência ao sobrenome Taylor. O nome pegou e permanece até hoje.

 

 

Conclusão

 

Como vimos, fica evidente que o holerite possui grande relevância legal e prática para ambas as partes da relação trabalhista, trabalhador e empregador. É um documento que todo empregado deve receber mensalmente e conferir com atenção, principalmente para ficar atento a sua remuneração e os respectivos descontos.

 

Sabe o que combina bem com o seu holerite? Um controle financeiro eficiente.

 

Com a gestão eficiente de suas finanças, as chances de você ter uma vida financeira saudável e livre de preocupações monetárias são significativas. Por este motivo, convido você a conhecer o Contas Online.

 

 

Contas Online

 

O Contas Online é um sistema que conta com diversas funcionalidades e recursos que têm por objetivo tornar o seu controle financeiro simples e prático. No sistema, você pode ativar ou desativar as ferramentas conforme a sua necessidade.

 

Há diversos tipos de relatórios, como o fluxo de caixa, listagem de lançamentos que permitem sua análise e facilita na tomada de decisões. Além de tudo, você pode programar o envio de e-mails com avisos sobre as contas que estão prestes a vencer, evitando deixar contas para trás e possíveis multas.

 

Cadastre e teste por 14 dias grátis, essas e outras funcionalidades do sistema!

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde