O que é e como funciona um gerenciador financeiro

Finanças Gestão
14 minutos de leitura 27.01.2023
O que é e como funciona um gerenciador financeiro
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Entenda o que é um gerenciador financeiro e qual é a importância dessa tecnologia para a gestão da sua empresa.

Muitos empresários e gestores buscam formas de otimizar o tempo e diminuir os erros durante o controle financeiro dos seus empreendimentos.

 

Diante dessa necessidade de padronização e simplificação das finanças, surgiu, então, o gerenciador financeiro, uma ferramenta que apresenta inúmeras funções que oferece ao empreendedor praticidade e segurança em um só software.

 

Contar com a tecnologia, portanto, pode ser uma excelente alternativa para controlar os recursos financeiros do seu negócio! Pensando em tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, elaboramos este artigo para te explicar tudo sobre o gerenciador financeiro e como essa ferramenta pode ser utilizada estrategicamente na realidade de uma empresa. Acompanhe a leitura!

 

 

O que é um gerenciador financeiro?

 

O gerenciador financeiro é, basicamente, um sistema de finanças disponível para computadores e notebooks, ou até mesmo na versão de aplicativo para smartphones e tablets. Em resumo, o gerenciador trata-se de uma ferramenta que auxilia no controle de recursos financeiros pessoais e empresariais.

 

Além de facilitar diretamente a organização do seu orçamento, o gerenciador financeiro também atua na definição de objetivos de forma eficiente e estratégica, possibilitando identificar áreas que mais demandam atenção — seja na sua empresa ou nas finanças pessoais.

 

Dessa forma, entende-se o gerenciamento financeiro como um excelente recurso para o empreendedor que deseja melhorar e organizar as finanças do seu negócio.

 

Em uma empresa, por exemplo, esse software é capaz de fazer a gestão completa de todo o sistema, cuidando de atividades como:

 

  • Controle de entradas e saídas;
  • Gestão de gastos;
  • Pagamentos;
  • Controle de dívidas e muito mais!

 

Leia também: Kanban: O que é, como funciona e por que usar?

 

 

O que faz um gerenciador financeiro?

 

Tradicionalmente, as despesas pessoais ou empresariais eram organizadas de forma totalmente manual por especialistas em administração ou alguma área das finanças.

 

Com o avanço da tecnologia, foi possível desenvolver softwares de gestão especializados no controle de recursos, substituindo as antigas planilhas e controles manuais — como o gerenciador financeiro.

 

Entre as principais funções do gerenciador de finanças, estão:

 

  • Orçamentos;
  • Faturamento;
  • Dívidas;
  • Pagamentos;
  • Lucratividade.

 

Além do controle do fluxo de caixa e análise das contas a pagar e a receber de um negócio, esse organizador de contas também oferece relatórios sobre os resultados do seu negócio, deixando a experiência muito mais completa.

 

Aqui, dizemos que o sistema não substitui completamente os profissionais da contabilidade: eles são uma forma de complemento, oferecendo uma noção mais estratégica da área.

 

É importante ressaltar também a importância de manter uma constância no preenchimento do gerenciador financeiro. A ideia é preencher os seus dados e estar sempre atualizando-os, para que o sistema continue gerando relatórios reais e um controle eficiente das suas finanças.

 

Leia também: Contas a pagar e receber: entenda as diferenças

 

 

Ilustração

 

 

Por que ter um gerenciador financeiro?

 

Como estamos sempre falando aqui no blog do Contas Online, é impossível manter um negócio em pleno funcionamento sem um bom planejamento financeiro estratégico.

 

Muitas empresas vão à falência ou sofrem grandes prejuízos, inclusive, devido aos erros cometidos na organização das suas finanças, sendo os principais:

 

  • Não separar as finanças pessoais das empresariais;
  • Não realizar o registro de pagamento;
  • Desconhecer as suas despesas e receitas;
  • Não acompanhar relatórios e demais indicadores de desempenho financeiro;
  • Deixar de acompanhar o andamento do negócio.

 

Por se tratar de um trabalho extremamente complexo e muitas vezes cansativo, muitas pessoas acabam deixando as finanças de lado ou cometem erros que podem ocasionar grandes problemas futuros. Com o gerenciador online, as chances de um problema acontecer são praticamente nulas!

 

Dessa forma, dizemos que esse tipo de organizador contribui diretamente para o sucesso do negócio.

 

 

Quais os benefícios do gerenciador financeiro?

 

Um dos grandes benefícios do software é otimizar o tempo e, como consequência, permitir que o gestor responsável tenha mais disponibilidade para atuar em outros setores estratégicos.

 

Continue a leitura e conheça outras vantagens do gerenciador de negócios!

 

1. Acesso de qualquer lugar

 

Definitivamente, uma das maiores vantagens do gerenciamento financeiro é a possibilidade de acesso em qualquer lugar do mundo. Basicamente, você precisa apenas de um sinal de internet e um tablet, notebook ou smartphone.

 

Dessa forma, é possível registrar despesas ou até mesmo anexar recibos mesmo se você estiver fora do ambiente físico da empresa. Como consequência, essa vantagem te permite ter um acesso mais fácil aos dados do negócio antes de tomar uma decisão importante.

 

2. Segurança

 

Sabemos que a perda ou roubo de dados financeiros é o pior pesadelo de um empresário ou contador. Por isso, a segurança oferecida por um gerenciador financeiro é outro benefício tão importante para a sua empresa.

 

Aqui no Contas Online, por exemplo, toda informação trocada entre o seu navegador e o nosso sistema é realizada através de um canal criptografado. Além disso, os dados são armazenados em nuvem e nossos profissionais atuam 24 horas por dia para garantir a sua privacidade.

 

Enquanto os negócios estão suscetíveis a erros humanos, um sistema de gerenciamento financeiro transforma esse erro em dados quase nulos.

 

3. Acessibilidade e personalização

 

Muito além de organizar as suas finanças, o gerenciador financeiro irá transformar as suas tarefas financeiras em atividades muito mais fáceis. Nesse sentido, além dos dois benefícios que já citamos para você, a mobilidade e o fácil acesso às informações são outras vantagens importantes da tecnologia.

 

A personalização do sistema com os dados do seu negócio também podem ser registradas no gerenciador financeiro, sendo possível criar modalidades de gastos e organizar as despesas da melhor forma possível.

 

4. Planejamento das finanças

 

Organizar as suas finanças através de um gerenciador financeiro vai te permitir conviver com um controle financeiro on time, elaborando planos efetivos e conscientes para o seu negócio.

 

Ferramentas de análise, como relatórios e métricas, por exemplo, estão presentes em bons gerenciadores financeiros e mostram exatamente como está a realidade da empresa no momento.

 

Por isso, dizemos que o sistema de gerenciamento auxilia na tomada de decisões, pois entrega dados valiosos que ajudam na construção de melhores análises e planejamento estratégico.

 

Leia também: Controle financeiro empresarial: 10 dicas para as suas finanças

 

 

Como o Contas Online pode ajudar?

 

Depois de ler este artigo, fica muito mais fácil entender a importância de um gerenciador financeiro para o seu negócio, não é mesmo?

 

Sabemos que quando se trata de finanças, sejam elas pessoais ou empresariais, toda atenção é pouca! E foi pensando nisso que surgiu o Contas Online, um controle financeiro para uso pessoal ou empresarial, totalmente personalizável para atendê-lo da melhor forma possível.

 

Atuamos junto com seu compromisso financeiro e oferecemos mais de vinte funcionalidades com total liberdade para serem ativadas ou desativadas de acordo com a sua necessidade, tornando o seu controle de finanças uma tarefa mais prática e fácil do que se possa imaginar.

 

São três tipos de planos adaptados para a sua necessidade. Conheça todas as opções e experimente grátis por 14 dias. Aproveite!

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde