Aprenda como fazer um planejamento financeiro estratégico

Gestão
11 minutos de leitura 27.07.2022
Aprenda como fazer um planejamento financeiro estratégico
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Aprenda como fazer um planejamento financeiro estratégico e entenda porque o processo é tão importante para a saúde do seu negócio!

Como sempre falamos aqui no blog do Contas Online, a organização e o planejamento são essenciais para manter em ordem e em constante evolução a gestão financeira da sua empresa.
 
Em um planejamento financeiro estratégico, traçar metas e estratégias fazem parte do plano, mas você realmente sabe a sua importância para a empresa e o passo a passo do projeto?
 
Pensando em tirar todas as suas dúvidas sobre o tema, montamos este artigo completo que abordará os seguintes tópicos:
 
  • O que é um planejamento estratégico?
  • Por que é importante fazer esse planejamento?
  • Fases de um planejamento estratégico financeiro
 
Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
 
 

O que é um planejamento estratégico?

 
O conceito de planejamento financeiro estratégico está relacionado com a organização e o controle do seu dinheiro. Basicamente, o documento contém as diretrizes de uma empresa para um determinado período e é composto por 3 etapas: definir metas, traçar estratégias e gerar feedbacks para melhorar o processo
 
Com base no planejamento financeiro, os gestores são capazes de entender quais as previsões de faturamento, investimentos, gastos e como agir para que o balanço financeiro final seja sempre favorável.
 
Em resumo, você analisa a situação econômica do negócio, o que deu certo e o que deu errado, e faz os ajustes de acordo com os seus objetivos.
 
Imagine que você tem o sonho de comprar a casa própria: quais são os seus próximos passos para transformar esse desejo em realidade? Se você fizer um planejamento estratégico, você conseguirá atingir esse objetivo com mais assertividade, evitando que outros obstáculos da vida sejam impeditivos.
 
A grande dica é: para que o planejamento estratégico tenha ainda mais sucesso, é importante que este seja constantemente alimentado para melhorar cada vez mais o plano inicial.
 
 

Por que é importante fazer esse planejamento?

 
O planejamento financeiro é importante para identificar como está a situação da sua empresa e, a partir daí, poder traçar estratégias e metas para mudar determinada realidade.
 
Quando bem preparada, essa estratégia contribui diretamente para a organização do dinheiro, evitando gastos desnecessários e reduzindo as chances de endividamento.
 
Dentre as inúmeras vantagens que citamos para o planejamento, talvez a maior delas seja a segurança que ele traz para o seu negócio — além, claro, de colaborar para o crescimento do empreendimento.
 
 

Fases de um planejamento estratégico financeiro

 
Por ser uma estratégia tão importante para a empresa, é preciso atentar-se para alguns métodos na construção do plano financeiro estratégico.
 
Para te ajudar no processo, separamos por tópicos as 7 fases do planejador financeiro. Acompanhe a seguir!
 

1. Avalie a situação atual da empresa

 
Antes de mais nada, é preciso entender como a sua empresa se encontra financeiramente. Isso porque, para traçar qualquer meta e decisão, você precisa estar atento aos detalhes.
 
Não basta apenas ter o conhecimento do caixa: é preciso ir mais a fundo e desvendar todos os processos que envolvam o empreendimento.
 

2. Defina objetivos

 
Depois que você conhece a realidade do negócio e sabe como pode melhorar, fica muito mais fácil traçar um planejamento financeiro estratégico.
 
Dessa forma, faça um planejamento de metas a curto, médio e longo prazo e estabeleça o prazo final para cada uma delas. Lembre-se de sair da zona de conforto, mas mantenha os objetivos dentro da sua realidade e em conformidade com aquilo que você realmente pode alcançar.
 

3. Planeje as ações

 
Como o próprio nome diz, o planejamento financeiro é extremamente importante. A fase de planejar exige que o gestor responsável descreva e programe as ações e metas definidas, relate o tempo médio para executá-la e tenha em mente os gastos envolvidos no processo.
 
Nessa fase, também é importante que os impactos dessas ações sejam avaliados para que não aconteça nenhum problema durante o caminho.
 

4. Visualize cenários diferentes

 
Ter uma visão ampla do mercado condiz totalmente com o que é planejamento financeiro. Isso porque, com a perspectiva de cenários diferentes, é possível tomar decisões que sejam embasadas em informações reais e que gerem menos risco ao seu negócio.
 

5. Defina prazos

 
Como falamos no início deste artigo, um dos grandes motivos para o sucesso de um planejamento estratégico é a sua constância.
 
Dessa forma, é essencial que o gestor responsável esteja sempre revendo as metas traçadas e seus prazos. Se o prazo inicial estabelecido não for o suficiente para o alcance de metas, um novo plano deverá ser feito.
 

6. Monitore as ações

 
Acompanhar as ações que você arquitetou durante o planejamento financeiro é essencial para que todos saibam se as práticas estão em conformidade ou não com aquilo que foi pensado anteriormente.
 

7. Armazene os documentos

 
Depois que todo o seu planejamento foi concluído, ele deve ser armazenado para futuras análises a fim de verificar as boas práticas que levaram à situação presente.
 
 
 

O Contas Online pode ser um grande aliado na sua estratégia!

 
Contar com a tecnologia é uma grande vantagem na hora de acompanhar as finanças de uma empresa!
 
O Contas Online é um controle financeiro para uso empresarial ou pessoal, totalmente personalizável para atendê-lo da melhor forma possível.
 
Conheça todas as nossas funcionalidades e as vantagens de utilizar nosso sistema!
 
 
Ilustração
Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde