Toda empresa precisa de contador? Tire suas dúvidas!

Finanças
4 minutos de leitura 31.03.2021
Toda empresa precisa de contador? Tire suas dúvidas!
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Entenda qual é a importância de um profissional de contabilidade no funcionamento de uma empresa.

Ao pensar em traçar um plano de negócios para começar os trabalhos em uma nova empresa, uma das dúvidas que logo surge é: afinal, é preciso contratar um contador para cuidar das obrigações fiscais do meu negócio ou será que eu posso realizar essa função por conta própria? Para te ajudar a entender se toda empresa precisa de contador e a importância desse profissional no funcionamento das instituições, preparamos um artigo sobre o tema. Continue a leitura do material!

 

 

Toda empresa precisa de contador?


 

A resposta é sim. Pode até parecer que não, mas na verdade todas as pessoas jurídicas são obrigadas a ter um contador.
 

Aliás, essa obrigação está determinada no artigo 1.179 do Código Civil, que diz o seguinte: “O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico”.
 

Ainda segundo a lei, o contador deve ser legalmente habilitado, ou seja, com registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
 

Isso significa que o profissional deve ter formação técnica em Contabilidade ou curso superior na área. Dessa forma, não é qualquer pessoa que pode desempenhar essa função em um negócio.
 

Vale lembrar que a única exceção da obrigatoriedade do trabalho prestado por um contador é o caso dos microempreendedores individuais, conhecidos como MEI’s, uma vez que os tributos são pagos de forma simplificada.

 

Leia também: A importância do planejamento financeiro empresarial

 

 

Por que o papel do contador é importante para as empresas?

 

De fato, contar com a ajuda de um profissional da área contábil é capaz de auxiliar não só em um crescimento mais organizado do negócio, como também em relação a evitar riscos empresariais.

 

Nesse sentido, o contador é um especialista encarregado de zelar pelo cumprimento das obrigações tributárias cobradas por lei. Então, sempre está de olho nos cuidados com os assuntos burocráticos.

 

Além disso, as informações contábeis de uma empresa são frequentemente solicitadas. Por exemplo, por bancos, no caso de financiamentos.

 

Ademais, o profissional de contabilidade também pode exercer a função de consultor. Nesse caso, ele também fica por dentro sobre fluxo de caixa, investimentos e planejamento tributário da instituição.

 

É muito importante que o dono do negócio certifique que as ações necessárias e obrigações acessórias estejam sendo cumpridas corretamente na sua empresa, como emissão de notas fiscais, declaração de impostos, demonstrativos contábeis, entre outros. Essas obrigações acessórias listadas ficam como responsabilidade do contador ou escritório de contabilidade que presta serviço para a empresa.

 

E, claro, o não cumprimento dessas obrigações resulta em multas. Quando essa situação passa a ser recorrente, pode acabar em dívidas acumuladas por conta dos valores das multas que se somam.

 

 

Algumas funções desempenhadas pelo contador na empresa

 

Para você conhecer algumas funções desempenhadas pelo contador dentro de um negócio, confira a seguir:

 

  • No momento de abertura da empresa
     

Aqui, o papel do contador está relacionado ao planejamento do tipo de tributação, definição não só da divisão societária mas também do capital social e realização da parte burocrática.
 

  • Na hora da gestão de controle
     

O seu negócio também vai precisar da ajuda de um contador para balanços mensais, contratos, planejamentos financeiros, apuração de impostos, rescisões trabalhistas e muito mais.
 

Afinal, a lista de tarefas que são incumbências do contador é longa.
 


Por fim, podemos perceber que contratar um profissional de contabilidade não deve ser visto apenas como mais um custo para a empresa, mas sim como um suporte para o bom funcionamento do negócio, seja em relação ao planejamento e controle das finanças ou à organização dos documentos contábeis.

 

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