Fluxo de caixa projetado: entenda o que é e como fazer

Finanças
4 minutos de leitura 29.03.2021
Fluxo de caixa projetado: entenda o que é e como fazer
Facebook Twitter Whatsapp

Saiba como o fluxo de caixa projetado é capaz de te ajudar a ter uma visão mais ampla da realidade financeira da sua empresa e tomar decisões mais precisas.

Manter as finanças de negócios sempre em ordem pode ser um desafio e tanto, ainda mais diante de imprevistos. Nesse sentido, o fluxo de caixa projetado permite uma visão mais completa do futuro financeiro de uma empresa. Então, a tomada de decisão em relação aos gastos dos gestores é bem mais assertiva. Neste artigo, vamos te apresentar o que é fluxo de caixa projetado e como você pode começar a organizar o seu desde já. Confira a seguir!

 

 

O que é fluxo de caixa projetado?


 

Quando falamos em fluxo de caixa projetado, estamos nos referindo a uma ferramenta que é capaz de ajudar o gestor de um negócio a identificar possíveis situações de risco ou falhas, que podem impactar na saúde financeira da empresa.

 

Ou seja, é uma estimativa tanto de datas quanto de quantidade de dinheiro que você espera que passe pelo seu negócio. Assim, as receitas e as despesas também estão incluídas.

 

Por exemplo, a partir do fluxo de caixa projetado você consegue visualizar as melhores datas para pagar fornecedores e até mesmo estabelecer outras datas de vencimento.

 

Desse modo, ter em mente os gastos que o negócio terá nos próximos meses de forma detalhada e precisa, bem como os valores recebidos no mesmo período, é muito importante.

 

Logo, você conhece as suas entradas e saídas com maior aprofundamento.

 

 

Qual é a importância do fluxo de caixa projetado?

 

Como você viu anteriormente, o fluxo de caixa projetado é fundamental para o controle financeiro de uma empresa, já que ele auxilia na identificação de possíveis faltas ou sobras de dinheiro no caixa do negócio.

 

Aliás, no longo prazo, o fluxo de caixa projetado pode ajudar no planejamento das atividades financeiras da marca, planejamento de investimentos, controle mais eficaz da saúde financeira e gerenciamento mais assertivo do capital de giro.

 

Vale lembrar que empresas que não costumam cuidar constantemente do fluxo de caixa projetado podem acabar se tornando mais propensas a diversos problemas que envolvem as finanças.

 

Em outras palavras, entre as vantagens do fluxo de caixa projetado podemos citar: oportunidade de identificar a média de prazos para recebimentos e pagamentos, evitar falhas na gestão de recursos e contar com uma reserva financeira.

 

 

Mas, afinal, como fazer um fluxo de caixa projetado?

 

De fato, é interessante pensar em alguns pontos específicos na hora de fazer um fluxo de caixa projetado eficiente.

 

Então, na sua planilha de fluxo de caixa futuro deve constar detalhadamente os seguintes tópicos:

 

  • saldo inicial do caixa;
  • despesas (fixas e variáveis);
  • intervalo de tempo entre os recebimentos;
  • entradas de valores previstas e realizadas;
  • planejamento de contas.
     

A fim de manter o controle correto do fluxo de caixa projetado, vale registrar cada item em uma tabela para que a análise fique mais clara e seja possível identificar não só as entradas e as saídas, como também as necessidades que a empresa pode vir a ter.
 

Em resumo, você vai precisar ter em mãos informações sobre recebimentos e pagamentos anteriores, acrescentar os valores a receber, considerar a sazonalidade, fazer um levantamento das despesas e subtrair os gastos projetados.
 

Viu só como um fluxo de caixa projetado efetivo pode te ajudar a administrar melhor as suas ações?

 

 

Conte com o Contas Online para organizar o seu fluxo de caixa projetado

 

Se você ainda não está 100% confortável para começar a organizar o fluxo de caixa projetado do seu negócio, a gente te ajuda.

 

O Contas Online é um sistema de gerenciamento de contas pessoal e empresarial. Lá você acompanha as suas finanças de forma prática, com total mobilidade e segurança.

 

Com a ferramenta, você é capaz de acompanhar os vencimentos do pagamento de todos os seus clientes, saber os valores que cada um deles deve, entender de forma objetiva o seu fluxo de caixa, exportar relatórios completos de todas as contas que deve receber e muito mais.

 

Sem dúvida, gerir e planejar as finanças da sua marca agora ficou muito mais fácil e completo.

 

Aproveite já para conhecer o nosso plano grátis e experimente na prática os benefícios do controle financeiro online!
 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde