A importância do planejamento financeiro empresarial

Planejamento
7 minutos de leitura 17.06.2020
A importância do planejamento financeiro empresarial
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Conheça a importância e os benefícios de um planejamento financeiro empresarial para o seu negócio.

Sabe o que um empreendedor que ainda está engatinhando com o seu negócio e um empresário com anos de experiência têm em comum? Ambos precisam dedicar atenção e cuidado ao seu planejamento financeiro empresarial.

 

Um plano de finanças te ajuda a vislumbrar e mensurar como e onde você quer chegar com a sua empresa no futuro.

 

Neste artigo vamos te explicar a importância desta prática empresarial, ensinar por onde você pode começar e dar dicas de uma ferramenta capaz de te ajudar no gerenciamento e controle financeiro do seu negócio.

 

 

O que é o planejamento financeiro?

 

Ter um fluxo de caixa positivo é ótimo, né? Ele te permite investir em infraestrutura e aperfeiçoar o seu produto. Mas nada disso adianta se, no fim do mês, você se depara com uma pilha de contas que não consegue pagar.

 

Para impedir que a balança pese para o lado negativo só existe uma solução: planejamento financeiro.

 

O planejamento é uma projeção de receitas e gastos que te permite gastar e investir de modo consciente e organizado.

 

 

Por que fazer um planejamento financeiro empresarial?

 

Ainda existem muitos empresários que subestimam a importância do planejamento financeiro empresarial. Mas a verdade é que, sem ele, a falta de recursos, a má administração e despreparo para lidar com crises pode levar um negócio a falência.

 

Dentre as vantagens proporcionadas pelo planejamento financeiro para empresas podemos citar:

 

  • Entender as movimentações financeiras que são realizadas pela empresa

Esse conhecimento permite que você preveja períodos em que terá mais despesas ou menos receitas, te dando a oportunidade de se preparar sem sofrer prejuízos.

 

  • Identificar gastos excessivos 

A partir do momento que você começa a acompanhar os gastos realizados pela sua empresa, fica fácil descobrir fontes de gasto excessivo. Informação valiosa que permite que o empreendedor identifique hábitos que deve mudar para proteger a saúde financeira do seu negócio. 

 

  • Explorar oportunidades de investimento

Um erro muito comum de pequenos e médios empreendedores é menosprezar pequenas margens de lucro, muitas vezes utilizando elas como retiradas pessoais. Por isso o seu planejamento financeiro também deve incluir um plano de investimentos.

Você vai perceber que, com a ajuda dos juros e um pouco de paciência, o lucro que parece pequeno vai oferecer à sua empresa mais estabilidade e potencial de crescimento.

 

  • Ampliar o seu controle financeiro sobre o negócio

Planejamento e controle financeiro andam lado a lado. O controle é uma maneira de você monitorar suas metas e entender se a sua estratégia está correta ou se você necessita de algum reajuste.

 

  • Criar uma base de dados financeiros para a sua empresa

Com o passar do tempo, você vai ver que o planejamento financeiro da sua empresa e seu controle vão lhe fornecer o histórico de contas do seu negócio. Facilitando o estabelecimento de novas metas e objetivos.

 

 

Por onde começar o planejamento financeiro empresarial?

 

O que vai guiar o planejamento financeiro da sua empresa é o seu objetivo. Ou seja, quando você pensa no seu negócio, como você quer que ele esteja daqui a cinco anos? Você quer expandir? Abrir uma franquia? 

 

A partir deste objetivo, você vai estipular metas que podem estar relacionadas a indicadores como retenção de clientes, obtenção de novos clientes, economia com recursos ou até mesmo alguns investimentos.

 

 

Análise do cenário atual 

 

Você precisa entender que o seu ponto de partida é o seu “agora”. Por isso, para ser capaz de fazer um planejamento adequado, você precisa começar por uma análise do seu cenário atual.

 

Esta análise deve abordar suas variáveis financeiras (receitas, despesas e custos), seus diferenciais, principais obstáculos, concorrentes e seu objetivo.

 

Uma vez de posse destes dados, organize-os de forma que eles fiquem visíveis para a sua equipe. Isso ajuda a garantir que todo o seu time está alinhado, trabalhando em função do mesmo objetivo.

 

 

Experimente grátis sistema de controle para planejamento financeiro empresarial

 

 

Cenários do planejamento financeiro 

 

A gente sabe que não existe uma fórmula secreta capaz de garantir o sucesso de um empreendimento. Ter um negócio é se expor a fatores externos que muitas vezes fogem de nosso controle.

 

Crises financeiras mundiais, preço de moedas estrangeiras e valor do petróleo são apenas alguns dos pontos que podem afetar você e a sua empresa.

 

Existem várias formas, mas a mais comum é trabalhar o planejamento financeiro empresarial com três cenários:

 

  • Cenário otimista

Ele vai te preparar para as consequências como, se houver um aumento súbito na demanda de um de seus produtos, você terá insumos para supri-lo? A sua linha de produção vai dar conta ou você precisaria contratar mais funcionários? 

 

  • Cenário realista

Com o fluxo de caixa atual, sua empresa seria capaz de se manter sem te gerar prejuízos? Isso inclui salários de funcionários, custos de insumos, contas fixas, despesas variáveis.

Ter a resposta para estas perguntas vai fazer com que, caso se depare com este cenário, você esteja pronto para entender quais investimentos pode e deve fazer.

Apesar de não trabalhar com uma projeção de crescimento muito grande, ela te ajuda a entender se a sua empresa está realmente lucrando. 

 

  • Cenário pessimista

Para elaborar um cenário pessimista eficaz você deve levar em conta os riscos aos quais a sua empresa está exposta. Quais desafios você encontra no seu dia a dia? Em quais critérios seus concorrentes podem ou já te superaram? Apesar de saber que nenhum empresário gosta de pensar no que pode dar errado, estar preparado para o pior é o que vai fazer a diferença quando você se deparar com estes imprevistos.

 

 

Como um sistema financeiro pode ajudar você?

 

Agora você deve estar se perguntando: como eu posso monitorar o planejamento financeiro empresarial e cuidar das finanças do meu negócio mesmo com pouco tempo?

 

O Contas Online é uma ferramenta de gestão financeira que vai muito além do simples registro de lançamentos. Este sistema permite que você: 

 

 

Tudo online, com um layout leve, moderno e fácil de navegar!

 

Quer saber mais sobre as vantagens que o Contas Online pode oferecer para o seu negócio? Entre em contato e converse com um de nossos consultores! Vamos ficar muito felizes em ajudar você no primeiro passo para o fortalecimento do seu negócio.

 

 

Por onde começar um planejamento financeiro para empresas

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde