Antecipação de recebíveis: o que é e como fazer?

Finanças
5 minutos de leitura 05.03.2021
Antecipação de recebíveis: o que é e como fazer?
Facebook Twitter Whatsapp

Saiba como a antecipação de recebíveis pode te ajudar a pagar dívidas do mês ou despesas mais urgentes.

Muitos empresários buscam encontrar alternativas para pagar contas de curto prazo quando o capital de giro do negócio é pouco. Nesse sentido, algumas pessoas acabam recorrendo a um empréstimo para quitar as dívidas do mês. Todavia, apostar na antecipação de recebíveis pode ser uma opção de crédito bem vantajosa para a empresa, permitindo que você receba o dinheiro que ainda vai entrar em caixa antes do previsto. Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre o assunto. Acompanhe!



O que é antecipação de recebíveis?


 

A fim de te ajudar a entender o que é antecipação de recebíveis de uma forma mais simples, vamos resumir o objetivo dessa alternativa.
 

Em resumo, a antecipação de recebíveis é um recurso adotado por empresas para adiantar o recebimento de valores que só entrariam em caixa mais tarde, seja dentro de um, dois ou mais meses.
 

Ou seja, nessa modalidade, você recebe o valor das suas vendas a prazo antecipadamente, podendo usar esse dinheiro para arcar com despesas mais urgentes.
 

Por isso, a antecipação de recebíveis pode ser uma boa opção quando uma empresa precisa de dinheiro para pagar contas, gerar fluxo de caixa ou até mesmo realizar investimentos.


Além disso, com a antecipação de recebíveis, é possível receber dinheiro referente a vendas a prazo, parceladas, com duplicatas, cheques pré-datados, carnês ou cartões de crédito.


Ademais, uma outra vantagem dessa modalidade é que você paga juros menores do que na contratação de um empréstimo, por exemplo.


Todavia, vale lembrar que é preciso ficar atento aos adiantamentos para que operações feitas sucessivamente não atrapalhem o fluxo de caixa do seu negócio.
 


Diferenças entre antecipação de recebíveis e empréstimo


 

Agora você deve estar se perguntando: mas, afinal, qual é a diferença entre antecipação de recebíveis e empréstimo. Confira!


De fato, os empréstimos costumam ser mais caros, já que são incluídos taxas de avaliação de crédito e juros mais altos, além de ser necessário também a aprovação de cadastro e crédito.


Quando falamos em antecipação de recebíveis, o dinheiro a ser recebido antecipadamente já é da empresa, o que diminui o risco de inadimplência – o não cumprimento com uma obrigação financeira. Nesse caso, o banco paga pelos recebíveis um valor menor que o nominal.


Falando em empréstimos, o valor que você pega emprestado com um banco deve ser devolvido futuramente com taxas de juros equivalentes ao risco do negócio, seja em parcelas ou em uma única vez.


No adiantamento de recebíveis, o valor é adquirido pela empresa por acordo comercial, podendo ser pago em prazos determinados. Afinal, o dinheiro já é do negócio, então você vai contar com taxas e juros menores.


É importante saber que, antes de optar pela antecipação de recebíveis ou por um empréstimo, é interessante consultar o seu gerente para entender qual é a melhor alternativa no curto prazo.


Além disso, traçar um panorama para escolher a opção que vai oferecer menor custo financeiro para a empresa.



Como fazer a antecipação de recebíveis?


Antes de tudo, você precisa analisar não só as taxas de juros, como também outras taxas que serão cobradas pelas instituições financeiras, conferindo todas as condições oferecidas por elas.


O adiantamento de recebíveis pode ser feito em três tipos de instituições financeiras. Veja a seguir:

 

  • Bancos: taxas competitivas; verificação de crédito mais burocrática e lenta;
  • FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios): menores taxas, isentas de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras); processo mais rápido;
  • Factorings: taxas mais altas; processo menos burocrático.


Depois de decidir entre as alternativas, você pode entrar em contato com a instituição financeira pela internet ou pessoalmente.


No caso da internet, basta fazer o cadastro da sua empresa no site da instituição e aguardar a aprovação para vender os títulos e fazer o acordo.


Geralmente, a antecipação de recebíveis pode demorar de 1 a 7 dias para entrar no caixa do seu negócio.


Aproveite para conhecer o nosso plano grátis, gerar relatórios e acompanhar as finanças da sua empresa!


O Contas Online é um sistema de gestão financeira completo que oferece ferramentas funcionais para você analisar, controlar e planejar as finanças do seu negócio de forma online.
 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde