Controle financeiro empresarial: 10 dicas para as suas finanças

Planejamento
11 minutos de leitura 22.10.2021
Controle financeiro empresarial: 10 dicas para as suas finanças
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Muitos empreendedores entendem a importância de um controle financeiro empresarial, mas não sabem colocar isso em prática. Para ajudar, separamos 10 dicas fáceis para colocar suas ideias na prática.

O controle financeiro empresarial é fundamental para qualquer negócio onde se espera alcançar o sucesso. Isso porque as finanças são aquilo que impulsiona a sua empresa e permite que ela tenha forças para seguir adiante.

 

Para quem permaneçam em dia e saudáveis, as finanças da sua empresa precisam de revisões e acompanhamento constante. Neste artigo, vamos compartilhar com você 10 dicas essenciais para controlar as finanças do seu negócio.

 

Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura!

 

 

1. Entenda o cenário atual da sua empresa

 

Você sabia que no Brasil, a maioria das empresas encerra as suas atividades antes de completar 5 anos de mercado? Conforme o Mapa de Empresas, disponibilizado pelo gov.br, 352 mil empresas foram abertas em março de 2024 e outras 205 mil empresas foram extintas.

 

Esse número de empresas fechadas representa um aumento de 0,49% (cerca de 1.012 mil) na taxa se comparado ao período homólogo. Essas extinções podem ocorrer em grande parte devido à falta de preparo dos gestores e do desconhecimento que o empreendedor tem do cenário financeiro da própria empresa. 

 

Se informar e ficar atento as estatísticas pode ajudar a entender o contexto geral onde seu empreendimento está inserido e o que pode causar o fracasso e sucesso do mesmo.

 

Ilustração

 

 

2. Controle todos os seus gastos e receitas

 

Lembra de como a sua avó costumava anotar em um caderninho tudo o que recebia e gastava? A sua empresa merece o mesmo cuidado. Seja organizado e registre tudo, por menor que seja o valor. Na hora de realizar o fechamento do mês você vai ver como este controle foi importante.

 

Além disso, você deve se lembrar que para a sua empresa lucrar, a sua receita deve ser maior que os seus custos fixos e seus custos variáveis, certo? Quando você monitora seus gastos e receitas, você consegue se organizar para honrar seus compromissos.

 

 

3. O lucro da sua empresa não é o seu salário

 

Isso não significa que você vai trabalhar de graça, de maneira nenhuma. O mais indicado é que a sua remuneração seja composta por retiradas e uma parte dos lucros, até dar o valor compatível com o salário.

 

Lembre-se que a sua empresa precisa de caixa para momentos de emergência e para realizar investimentos, melhorias na sua estrutura, no seu produto ou contratar mais mão de obra. O lucro da empresa deve ser reinvestido na mesma ou deve ficar como reserva.

 

 

4. Inove com consciência

 

O mercado é extremamente competitivo e, enquanto você pensa que inovar é desperdício de recursos, um concorrente está inovando e conquistando os seus clientes.

 

Acompanhe as evoluções do seu mercado e pense em como você pode tornar a experiência do seu cliente em algo melhor. Às vezes são coisas simples como oferecer Wi-Fi grátis no estabelecimento, melhorar suas embalagens ou apostar em sabores novos do seu produto.

 

 

Leia também: Aumente as Vendas Com o WhatsApp Business: Saiba Como Usar na Sua Empresa

 

 

5. Tenha um planejamento e controle financeiro

 

Com o planejamento financeiro, é possível realizar a projeção de gastos e receitas que você faz para a sua empresa, levando em conta um determinado período de tempo.

 

 

O controle financeiro, então, é o acompanhamento regular deste planejamento.

Diversas empresas apostam em softwares de gerenciamento online para auxiliá-las neste processo e otimizar algumas funções — como o Contas Online.

 

Ilustração

 

Leia também: Gestão de documentos financeiros: como fazer utilizando tecnologia?

 

 

6. Negocie as dívidas com os seus credores

 

Ignorar uma dívida não vai ajudar ela a desaparecer. Muito pelo contrário! Seus juros vão fazer com que ela fique muito maior que o valor original mais rápido do que você pensa.

 

Então, se você tem alguma pendência financeira, entre em contato com os seus credores, explique a situação e negocie um valor e uma forma de pagamento que você consiga cumprir.

 

 

7. Pense na data dos seus recebimentos antes de se comprometer com pagamentos

 

Esteja sempre atento às formas de pagamento que você aceita de seus clientes - descontos, prazos para pagamentos, venda a crédito, opções de parcelamentos e até promoções.

 

Tenha um controle da data em que todos esses recebimentos estarão disponíveis no seu caixa e programe o pagamento dos seus fornecedores para depois disso. Assim você garante que sempre terá condições de honrar seus compromissos dentro do prazo, evitando juros e multas

 

 

8. Antecipe pagamentos que ofereçam descontos

 

Algumas empresas como imobiliárias oferecem descontos para pagamentos realizados alguns dias antes do prazo de vencimento. Converse sobre esta possibilidade com os seus fornecedores e, sempre que possível, coloquem isso em prática. Com o tempo você vai ver que, além de gerar economia, sua empresa vai ganhar crédito e uma boa imagem no mercado.

 

 

9. Não misture as suas finanças pessoais com as da empresa

 

Quando você mistura o seu dinheiro com o dinheiro da empresa, arrisca gastar mais do que deve, e ainda tem muito mais dificuldade para acompanhar as movimentações financeiras e entender para onde o dinheiro do seu negócio vai.

 

Manter distinção entre o lucro e o seu salário é crucial para manter a saúde financeira de seu empreendimento. Caso os dois sejam misturados pode levar às dificuldades financeiras, problemas com o fluxo de caixa entre outros transtornos.

 

 

10. Conte com o Contas Online!

 

Um bom sistema ajuda você acompanhar os indicadores financeiros, assim como gerar relatórios completos para uma tomada de decisões mais certeira.

 

Com o sistema de gerenciamento online e totalmente personalizável do Contas Online, você tem acesso a diversas funcionalidades, como:

 

  • Gráficos
  • Configuração de lançamentos recorrentes
  • Relatórios completos
  • Centralização segura de todas as informações do seu negócio

 

Conheça todas as nossas funcionalidades, sinta na prática as vantagens de um controle financeiro online e inteligente.
Cadastre e ganhe 14 dias grátis!

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde