Fluxo de caixa: o que é e como aplicá-lo no seu negócio?

Finanças
4 minutos de leitura 27.07.2020
Fluxo de caixa: o que é e como aplicá-lo no seu negócio?
Facebook Twitter Whatsapp

Pronto para organizar as finanças da sua empresa? Hoje vamos te ensinar sobre uma ferramenta muito importante para o acompanhamento financeiro: o fluxo de caixa.

O que é o fluxo de caixa?

 

O fluxo de caixa, ou controle de caixa, é uma atividade que permite que você registre e analise o fluxo de dinheiro do caixa da empresa. Ele abrange o que é recolhido e tudo o que é gasto, sempre obedecendo um período de tempo pré estabelecido.

 

Ou seja, seu monitoramento pode ser diário, semanal ou até mesmo quinzenal. Focar no presente, fornecer uma base histórica do passado e te ajudar a projetar coisas para o futuro.

 

 

 

Mas para que serve o fluxo de caixa?

 

Apesar de ser um pouco trabalhoso, o fluxo de caixa tem um papel fundamental para as finanças da sua empresa. Para te provar, vamos listar as principais utilidades deste recurso.

 

  • Chamar atenção para uma fonte de gastos desnecessários

Muitos empreendedores sentem que estão gastando mais do que o necessário, mas não sabem dizer exatamente quanto, nem o porquê. Com o fluxo de caixa você consegue mapear todos os seus gastos e identificar fontes de desperdício.

 

  • Identificar a necessidade de investimentos

Imagine que um produto seu está vendendo muito bem, mas pode vender ainda mais. O fluxo de caixa permite que você identifique esta ocorrência e perceba uma oportunidade de investimento. Pode ser a troca de um equipamento, contratações ou investimento em marketing.

 

  • Acompanhar os prazos das suas contas

Pode parecer bobagem, mas acompanhar os prazos das contas ajuda a evitar inadimplência. Te livrando do efeito bola de neve criado pelos juros de algumas contas.

 

  • Ressaltar a sazonalidade dos produtos

Com o passar do tempo, o seu fluxo de caixa te permitirá identificar a sazonalidade dos produtos. O que te ajuda a se preparar para os momentos de alta (abastecendo os estoques) e para os momentos de baixa (reduzindo a compra de insumos e realizando promoções para aumentar a saída).

 

  • Definir os melhores prazos para as suas contas

O fluxo de caixa fornece um histórico que ajuda a entender em quais dias do mês você terá mais dinheiro em caixa. Informação valiosa que deve ser utilizada na escolha dos vencimentos de contas.

 

Uma vez que você sabe quando terá dinheiro, pode se programar para não ser pego surpresa por compromissos que não consegue cumprir.

 

 

Como se faz o fluxo de caixa?

 

Se você já tem um negócio, a ideia de começar um fluxo de caixa do zero pode parecer assustadora. Para te ajudar, vamos mostrar em um simples passo a passo, como montar o fluxo de caixa é fácil.

 

  1. Comece pelo saldo da sua empresa;
  2. Separe suas receitas e despesas por categorias para que você não tenha dificuldade em acompanhar as suas transações no futuro;
  3. Crie o hábito de registrar as entradas e saídas do seu caixa;
  4. Atualize e corrija os lançamentos.

 

 

Ferramentas que garantem a precisão de dados do seu fluxo de caixa

 

Investir em ferramentas de gestão financeira é sempre uma boa opção, seja você um empreendedor novato ou um veterano. Elas te ajudam a poupar tempo e oferecem dados com precisão e clareza.

 

O Contas Online, é um sistema de gestão financeira online que te ajuda a se beneficiar do uso do fluxo de caixa no presente e no futuro. Quer ver como?

 

Com o Contas Online você tem demonstrativo do seu fluxo de caixa

O demonstrativo do fluxo de caixa te ajuda a ter uma visão panorâmica do passado e do presente financeiro da sua empresa. Ele mostra de maneira completa a movimentação financeira de determinado período de tempo.

 

A partir destas informações fica muito mais fácil entender onde o seu negócio está e o que você precisa fazer para que ele prospere.

 

Com o Contas Online você consegue projetar um fluxo de caixa

O fluxo de caixa projetado é aquele que você usa para projetar datas de pagamento. É ele que te informa quais são os melhores dias para o vencimento das suas contas. Pode parecer bobagem, mas este recurso ajuda os empreendedores anteciparem momentos de crise, oferecendo a chance de se preparar para enfrentá-lo.

 

Experimente nosso plano grátis, gere relatórios e acompanhe as finanças do seu negócio!

O Contas Online é um sistema de gestão financeira completo que oferece para você ferramentas para analisar, controlar e planejar as finanças da sua empresa.

 

 

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não