Gestão Financeira: Tendências para 2024

Finanças
12 minutos de leitura 01.01.2024
Gestão Financeira: Tendências para 2024
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Fique por dentro de todas as tendências financeiras para 2024. Assuntos como tecnologia, inteligência artificial, sustentabilidade e comportamento são as novas pautas para o ano. Confira!

Afinal, quais serão as pautas de maior tendência para 2024, quando falamos sobre gestão financeira?

 

A cada dia, a tecnologia vem ganhando maior destaque e espaço no nosso cotidiano e é claro que quando falamos de gestão financeira, ela não ficaria de fora. A otimização de processos, conexão, comunicação e integração de setores são alguns dos pontos a serem destacados.

 

E é claro, a gestão financeira também é uma área em constante evolução, e a cada ano novas tendências surgem, impactando a forma como as empresas e as pessoas lidam com suas finanças.

 

Pensando nisso, preparamos este artigo para discutir as principais tendências da gestão financeira que devem dominar o cenário nos próximos anos, mais especificamente em 2024. Confira!

 

 

Ilustração

 

 

Quais são as tendências para 2024?

 

A seguir você poderá conferir algumas tendências para o ano e estar ciente delas pode lhe ajudar a se adaptar a essa nova realidade a qual estamos vivendo.

 

Inteligência Artificial e Automatização

 

A inteligência artificial e a automatização estão revolucionando a forma como as empresas gerenciam suas finanças.

 

Com o uso de algoritmos inteligentes, é possível automatizar diversas tarefas financeiras, como o processamento de pagamentos, análise de riscos, controle de estoque e previsão de fluxo de caixa.

 

Isso não apenas reduz custos operacionais, como também diminui os erros humanos, aumenta a eficiência e a precisão dos processos financeiros.

 

Lembrando que mesmo que a automatização dos processos e a inteligência artificial sejam ferramentas que facilitam a gestão financeira - pessoal ou profissional - ainda sim é necessário que haja a supervisão e acompanhamento dos processos.

 

Sustentabilidade Financeira

 

Com as crescentes preocupações ambientais e a busca por um desenvolvimento sustentável, a sustentabilidade financeira se torna uma tendência relevante para 2024. As empresas estão cada vez mais engajadas em adotar práticas de gestão financeira que considerem os impactos ambientais, sociais e governamentais.

 

Além disso, investimentos com critérios ESG (Environmental, Social and Governance) estão em ascensão, refletindo a preocupação dos investidores em relação a aspectos sustentáveis.

 

Confira também: Consumo Consciente: 5 passos para pôr em prática

 

Big Data e Análise de Dados

 

A quantidade de dados disponíveis hoje é imensa, e a análise de dados se tornou essencial para tomar decisões estratégicas. A gestão financeira está cada vez mais utilizando técnicas de big data e análise de dados para identificar padrões, prever tendências, avaliar riscos e antecipar problemas.

 

Em 2024, espera-se que as empresas invistam ainda mais na capacitação de profissionais especializados em análise de dados financeiros. Ou seja, é necessário que você fique atento às novas atualizações e novidades e não perca essas oportunidades.

 

 

Ilustração

 

 

Finanças Comportamentais

 

A compreensão do comportamento humano e suas influências nas decisões financeiras também será uma tendência importante para o ano.

 

A área da gestão financeira está se voltando cada vez mais para a psicologia e a economia comportamental, entendendo como as emoções e os vieses cognitivos afetam as escolhas financeiras.

 

Essa abordagem permite às empresas desenvolver estratégias mais efetivas para o engajamento dos colaboradores e a gestão do capital humano.

 

Leia também: Qual a importância da Inteligência Emocional nas suas finanças?

 

Blockchain

 

A tecnologia blockchain já vem sendo explorada em várias áreas, e a gestão financeira não fica de fora.

 

Por meio do blockchain, é possível garantir a segurança e a transparência das transações financeiras, eliminando intermediários e reduzindo os custos associados.

 

Além disso, o blockchain também permite a criação de contratos inteligentes, que são executados automaticamente quando as condições preestabelecidas são atendidas, proporcionando maior autonomia e agilidade.

 

Criptomoedas e Pagamentos Digitais

 

As criptomoedas vêm ganhando cada vez mais popularidade, e em 2024 espera-se que elas se consolidem ainda mais como uma forma de pagamento.

 

Empresas que adotarem essa tendência poderão se beneficiar da rapidez e da segurança das transações usando blockchain, além de atrair um público mais jovem e antenado às inovações tecnológicas.

 

 

Conclusão

 

Essas são apenas algumas das tendências que devem dominar a gestão financeira em 2024. Fica claro que a tecnologia terá um papel fundamental nesse processo, transformando a forma como as empresas lidam com suas finanças.

 

Para acompanhar essas tendências, é importante que as empresas estejam dispostas a investir em tecnologia e a capacitar seus profissionais para entender e utilizar as novas ferramentas que surgirão. O futuro da gestão financeira promete ser cada vez mais dinâmico e inovador!

 

 

Contas Online

 

Com o Contas Online, o seu controle financeiro nunca ficou tão prático e organizado. De forma rápida, você utiliza a tecnologia a seu favor para otimizar seu tempo e focar naquilo que realmente importa.

 

Ou seja, a missão do Contas Online é descomplicar o controle financeiro e tornar ele acessível a todas as pessoas, seja para a sua gestão pessoal ou empresarial. Além disso, sempre estamos atualizando o nosso Blog, trazendo diversos assuntos que poderão lhe ajudar nessa empreitada!

 

Faça seu cadastro e teste grátis por 14 dias!

 

 

Ilustração

 

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde