Como emitir uma nota fiscal MEI em 2022

Finanças
13 minutos de leitura 16.08.2022
Como emitir uma nota fiscal MEI em 2022
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Aprenda como emitir uma nota fiscal MEI em 2022 de forma prática e gratuita, seguindo todas as recomendações e normas do seu estado.

Desde 2009, empreendedores e autônomos podem garantir inúmeros benefícios ao criar um MEI. Com tantas possibilidades, é comum surgirem algumas dúvidas, como, por exemplo, como emitir uma nota fiscal MEI.

 

Basicamente, a nota fiscal é procurada pelos microempreendedores individuais como forma de formalizar o seu negócio para passar mais confiança e profissionalismo para os clientes.

 

Neste artigo, vamos te apresentar as principais informações sobre a nota fiscal MEI: quais são os principais tipos, seus benefícios e como emitir de forma prática e gratuita. Acompanhe a leitura!

 

 

Quais são os tipos de nota fiscal?

 

Antes de aprender a emitir uma nota fiscal, é muito importante conhecer quais são as principais modalidades no mercado e quais estão disponíveis para emissão. Confira:

 

Nota fiscal avulsa (NFA)

 

Também conhecida como nota fiscal do MEI, a Nota Fiscal Avulsa (NFA) é um documento individual com características semelhantes à nota tradicional. A principal diferença, neste caso, é que a NFA é específica para o microempreendedor individual.

 

O modelo é indicado para quem emite notas fiscais eventualmente e prefere fazer isso manualmente.

 

Neste caso, é necessário que o MEI procure a Secretaria da Fazenda para obter a autorização correta, além de verificar todos os requisitos exigidos no seu município.

 

A nota fiscal avulsa possui dois modelos:

 

  • Modelo 55: específica para produtos elétricos;
  • Modelo 1-A: podendo ser emitida de forma eletrônica, mas somente a sua versão impressa é considerada um documento fiscal.

 

Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e)

 

Basicamente, a NFA-e funciona de forma semelhante à nota fiscal avulsa. A maior diferença é que, no primeiro modelo, é possível realizar o download pela internet.

 

Um ponto negativo é que esse tipo de nota ainda não está disponível em todos os estados brasileiros. Portanto, para saber se o seu estado autoriza ou não a emissão da NFA-e, basta consultar o site da Secretaria da Fazenda estadual.

 

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

 

A NF-e é o tipo de nota fiscal mais tradicional e mais utilizada por empreendedores. Isso porque o modelo pode ser emitido para diferentes finalidades, como:

 

  • Venda de um produto;
  • Prestação de serviços;
  • Entrada de novas mercadorias no estoque e devoluções;
  • Realização de operações interestaduais;
  • Realização do pagamento de um profissional freelancer contratado.

 

Para emitir a NF-e é necessário dispor de uma assinatura eletrônica. Para ter o certificado digital, então, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda e cadastrar a sua empresa. Ao optar por esse modelo, será necessário pagar impostos pelas notas emitidas.

 

Nota Fiscal de Venda a Consumidor (NFC)

 

Por fim, esse modelo é um tipo de nota bastante utilizada para comprovar a realização de uma compra e venda feita no varejo.

 

Nesse sentido, dizemos que a NFC é destinada ao cliente final que adquiriu um produto ou serviço, e também possui a sua versão digital: NFC-e.

 

A diferença para outros modelos pode incluir o número de informações impressas no documento e outros formatos técnicos.

 

 

Como emitir nota fiscal MEI?

 

Agora que você já conhece os principais tipos de nota fiscal, é possível aprender como tirar nota fiscal MEI em apenas algumas etapas.

 

Confira a seguir o passo a passo que preparamos para você!

 

1. Faça o credenciamento do seu negócio na Secretaria da Fazenda

 

O primeiro passo de como emitir nota fiscal MEI é a solicitação de credenciamento do negócio através da Secretaria da Fazenda do seu estado.

 

Esse processo pode variar de região para região, por isso, atente-se às regras de cada lugar. Em algumas cidades, por exemplo, é necessário ir presencialmente à prefeitura municipal para realizar o credenciamento. Em outras, o procedimento é realizado de forma totalmente online.

 

2. Adquira o Certificado Digital

 

Depois que você realizou o credenciamento, é a hora de adquirir o Certificado Digital, também pela Secretaria da Fazenda do seu estado.

 

O documento funciona como um tipo de assinatura digital que autentica a emissão das notas fiscais eletrônicas, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

 

3. Atente-se ao sistema de emissão de nota fiscal

 

Assim como o processo de credenciamento, cada município disponibiliza seu próprio sistema de emissão de nota fiscal.

 

Nesse caso, recomendamos verificar como a plataforma da prefeitura da sua cidade funciona, para não ter dúvidas quanto ao passo a passo de acesso.

 

4. Preencha a sua nota fiscal

 

Depois que você conferiu o funcionamento da plataforma, fica muito mais fácil preencher a nota fiscal MEI.

 

Para isso, basta fazer o login no site com seu CPF ou CNPJ e a senha cadastrada e seguir para o passo a passo genérico:

 

  1. Clique na opção “Gerar NFS-e no Menu”;
  2. Confira os dados preenchidos referentes à identificação da nota fiscal;
  3. Insira os dados do tomador de serviços;
  4. Selecione a descrição do serviço prestado;
  5. Insira o valor correspondente do trabalho;
  6. Descreva o tipo de serviço prestado;
  7. Clique em gerar nota e escolha uma das opções para fazer o download do documento.

 

Tenha cuidado em não deixar nenhuma informação fora da sua nota! Confira novamente os campos obrigatórios e não deixe de preenchê-los corretamente.

 

Leia também: Conheça as principais obrigações fiscais de uma empresa

 

 

Vale a pena aprender como emitir nota fiscal MEI?

 

Embora alguns casos não determinem a obrigatoriedade da emissão da nota fiscal MEI, vale a pena aprender como emitir o documento. Isso porque a nota fiscal garante a sua empresa uma série de vantagens, mesmo quando a emissão é opcional.

 

Dentre os principais benefícios ao emitir nota fiscal MEI, podemos citar:

 

  • Regularidade fiscal;
  • Melhor imagem e confiabilidade da empresa;
  • Controle de faturamento otimizado e mais assertivo;
  • Melhor controle financeiro e, como consequência, melhora da saúde financeira do negócio.

 

Aprender a emitir nota fiscal MEI, além disso tudo, te prepara para momentos onde é necessário ter o documento de comprovação de venda ou serviço. Dessa forma, caso o cliente solicite a nota fiscal, você já terá todos os registros prontos e conhecerá o passo a passo para a emissão em poucos minutos.

 

O documento, então, servirá como prova da legalidade da operação de venda ou prestação de serviços, além de garantir maior formalidade para o seu negócio.

 

Se este artigo foi útil para você, compartilhe-o em suas redes sociais!

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde