O que é e como funciona um gerenciador financeiro

Finanças Gestão
11 minutos de leitura 02.08.2022
O que é e como funciona um gerenciador financeiro
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Entenda o que é um gerenciador financeiro e qual é a importância dessa tecnologia para a gestão da sua empresa.

Muitos empresários e gestores buscam formas de otimizar o tempo e diminuir os erros durante o controle financeiro dos seus empreendimentos.

 

Contar com a tecnologia pode ser uma excelente alternativa para controlar os recursos financeiros do seu negócio! Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre o gerenciador financeiro e como essa ferramenta pode ser utilizada estrategicamente na realidade de uma empresa. Acompanhe a leitura!

 

 

O que é um gerenciador financeiro?

 

O gerenciador financeiro é um sistema de finanças disponível para computadores e notebooks, ou até mesmo na versão de aplicativo para smartphones e tablets. Basicamente, é uma ferramenta que auxilia no controle de recursos financeiros pessoais e empresariais.

 

Além de facilitar diretamente a organização do seu orçamento, o gerenciador financeiro também atua na definição de objetivos de forma eficiente e estratégica para o seu negócio, possibilitando identificar as áreas que mais demandam atenção.

 

Dessa forma, é um excelente recurso para o empreendedor que deseja melhorar e organizar as finanças do seu negócio.

 

Em uma empresa, por exemplo, o gerenciador financeiro é capaz de fazer a gestão completa de todo o sistema, cuidando de atividades como:

 

  • Controle de entradas e saídas;
  • Gestão de gastos;
  • Pagamentos;
  • Controle de dívidas e muito mais!

 

Um dos grandes benefícios do sistema é otimizar o tempo e, como consequência, permitir que o gestor responsável ganhe mais tempo para atuar em outros setores estratégicos.

 

 

O que faz um gerenciador financeiro?

 

Tradicionalmente, as despesas pessoais ou empresariais eram organizadas de forma totalmente manual por especialistas em administração ou alguma área das finanças.

 

Com o avanço da tecnologia, foi possível desenvolver softwares de gestão especializados no controle de recursos — como o gerenciador financeiro.

 

Entre as principais funções do gerenciador de finanças, estão:

 

  • Orçamentos;
  • Faturamento;
  • Dívidas;
  • Pagamentos;
  • Lucratividade.

 

Além do controle do fluxo de caixa e análise das contas a pagar e receber de um negócio, esse organizador de contas também oferece relatórios sobre os resultados do seu negócio, deixando a experiência muito mais completa.

 

Aqui, dizemos que o sistema não substitui completamente os profissionais da contabilidade: eles são uma forma de complemento, oferecendo uma noção mais estratégica da área.

 

 

Ilustração

 

 

Por que ter um gerenciador financeiro?

 

Como sempre falamos aqui no blog do Contas Online, é impossível manter um negócio em pleno funcionamento sem um planejamento financeiro estratégico. Dessa forma, dizemos que esse tipo de organizador contribui diretamente para o sucesso do negócio.

 

Por se tratar de um trabalho extremamente complexo e muitas vezes cansativo, muitas pessoas acabam cometendo erros durante o controle financeiro. Com o gerenciador online, as chances de um problema acontecer são praticamente nulas!

 

Quer saber mais? Então, acompanhe os principais benefícios do gerenciador financeiro!

 

1. Acesso de qualquer lugar

 

Definitivamente, uma das maiores vantagens do gerenciamento financeiro é a possibilidade de acesso em qualquer lugar do mundo. Você precisa apenas de um sinal de internet e um tablet, notebook ou smartphone.

 

Dessa forma, é possível registrar despesas ou até mesmo anexar recibos mesmo se você estiver fora do ambiente físico da empresa. Como consequência, essa vantagem te permite ter um acesso mais fácil aos dados do negócio antes de tomar uma decisão importante.

 

2. Segurança

 

Sabemos que a perda ou roubo de dados financeiros é o pior pesadelo de um empresário ou contador. Por isso, a segurança de um gerenciador financeiro é outro benefício tão importante para a sua empresa.

 

Aqui no Contas Online, por exemplo, toda informação trocada entre o seu navegador e o nosso sistema é feita através de um canal criptografado. Além disso, os dados são armazenados em nuvem.

 

Enquanto os negócios estão suscetíveis a erros humanos, um sistema de gerenciamento financeiro transforma esse erro em dados quase nulos.

 

3. Acessibilidade e personalização

 

Além dos dois benefícios que já citamos para você, a mobilidade e o fácil acesso às informações são outras vantagens importantes da tecnologia.

 

A personalização do sistema com os dados do seu negócio podem ser registradas  no gerenciador financeiro, sendo possível criar modalidades de gastos e organizar as despesas da melhor forma possível.

 

4. Planejamento das finanças

 

Organizar as suas finanças através de um gerenciador financeiro vai te permitir conviver com um controle financeiro on time, elaborando planos efetivos e conscientes para o seu negócio.

 

Ferramentas de análise, como relatórios e métricas, por exemplo, estão presentes em bons gerenciadores financeiros e mostram exatamente como está a realidade da empresa no momento.

 

Por isso, dizemos que o sistema de gerenciamento auxilia na tomada de decisões, pois entrega dados valiosos que ajudam na construção de melhores análises e planejamento estratégico.

 

 

Controle suas contas com facilidade e segurança com o Contas Online!

 

Depois de ler este artigo, fica muito fácil entender a importância de um gerenciador financeiro para o seu negócio, não é mesmo?

 

O Contas Online é um controle financeiro para uso empresarial ou pessoal, totalmente personalizável para atendê-lo da melhor forma possível.

 

São seis tipos de planos adaptados para a sua necessidade, grátis ou de assinatura. Conheça todas as opções e aproveite!

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde