Qual a importância da Inteligência Emocional nas suas finanças?

Gestão
10 minutos de leitura 11.05.2023
Qual a importância da Inteligência Emocional nas suas finanças?
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Você sabia que o seu estado emocional pode afetar diretamente em suas finanças? Não? Pois bem, venha saber isso e outras peculiaridades da inteligência emocional e como mantê-la em cheque.

A inteligência emocional está em alta, o sucesso no mercado de trabalho, das empresas, da sua carreira tudo depende de como você lida emocionalmente com as várias circunstâncias que envolvem a sua vida. Ela deu os primeiros passos na década de 20 e está ganhando um destaque cada vez maior.

 

Isso porque, mais do que suas habilidades e competências, as empresas buscam pessoas que saibam lidar com a pressão, estresse e o ambiente de trabalho de um modo geral. Isso compreende manter as emoções sob controle e não deixar se abater ou demonstrar que está perdendo o controle.

 

Uma pessoa centrada e que consegue separar o pessoal do profissional tem muito mais chances de atingir metas, concluir suas tarefas, ter um êxito melhor que a maioria das pessoas. Isso claro, engloba todas as partes da vida, do social ao financeiro.

 

É claro que às vezes é difícil e trabalhoso deixar de lado as emoções, principalmente quando estamos vulneráveis. Mas, antes de termos uma ideia de como contornar isso e de como a inteligência emocional pode afetar as suas finanças, vamos conhecer a seguir, o básico sobre ela.

 

 

Ilustração

 

 

O que é inteligência emocional?

 

Inteligência emocional (IE) é a capacidade de gerenciar suas emoções em relacionamentos, seja em sua vida pessoal ou na profissional. As emoções são impulsos, reações imediatas que temos perante algum estímulo causado no ambiente em que estamos, sejam elas boas ou ruins.

 

Esse gerenciamento das emoções pode ser refletido no outro, o seu controle sobre suas emoções o torna ciente e mais compreensivo com as emoções de quem está ao seu redor. Isso acaba impactando positivamente na forma como leva a sua vida.

 

Quando ela surgiu?

 

A primeira abordagem que se tem conhecimento veio do biólogo Charles Darwin, a partir de seus estudos sobre a evolução das espécies. As emoções, segundo Darwin, eram de grande importância para garantir a adaptação, sobrevivência e nos garantir uma vida saudável.

 

Depois dele, vários psicólogos e estudiosos pesquisaram sobre a IE. Na linha do tempo abaixo podemos ver o desenlace e a contribuição de cada um deles para chegar ao conceito que temos hoje.

 

 

Ilustração

 

No tópico a seguir veremos mais detalhes sobre as ideias e conceitos de Goleman que servem de diretrizes para a IE.

 

 

Pontos importantes da Inteligência emocional

 

A Inteligência emocional é variável, ela pode mudar ao longo da vida de acordo com as habilidades e capacidades que você vai desenvolvendo. Daniel Goleman caracterizou a inteligência emocional em 5 habilidades básicas, vamos vê-las a seguir:

 

  1. Autoconhecimento - seria a capacidade de reconhecer as próprias emoções assim como seus pontos fortes, quais são as suas motivações, etc.
  2. Autocontrole - saber controlar as próprias emoções e ações impetuosas que podem resultar em consequências negativas.
  3. Automotivação - capacidade de se manter motivado, buscar desafios e superar obstáculos.
  4. Empatia - a capacidade de sentir o que o outro sente, se colocar no lugar do outro e ser capaz de compreender o que ele está passando. Quem desenvolve essa habilidade é capaz de se comunicar e colaborar com outras pessoas de forma mais efetiva.
  5. Habilidades sociais - capacidade de se comunicar de forma efetiva e gerenciar os conflitos gerados por outras pessoas que podem ou não te envolver.

 

Benefícios da IE

 

Ela traz inúmeros benefícios para sua vida, te torna mais assertivo, sua produtividade aumenta, suas relações interpessoais e criatividade também melhoram significativamente. Isso tudo por conta da confiança que você passa a sentir e a transmitir para os que estão ao seu redor.

 

As oportunidades de crescimento na vida e na carreira também aumentam, você ser capaz de reconhecer seus pontos fortes e fracos te fazem ter uma ideia melhor de quem é e do que espera e quer alcançar em sua vida.

 

A empatia e autogestão de pessoas com forte inteligência emocional é o que as empresas buscam para contemplar seu quadro de funcionários. A capacidade de manter a calma em qualquer situação é um grande trunfo na resolução de problemas.

 

 

Ilustração

 

 

Como melhorar sua inteligência emocional?

 

Seguindo as 5 habilidades de Goleman o que você pode fazer para melhorá-las:

 

Aperfeiçoando seu autoconhecimento

 

  • Defina suas principais características, suas qualidades e suas limitações.
  • Reflita sobre suas emoções, o que te faz triste, o que te faz feliz, o que te irrita.
  • Aprenda com seus erros, não se cobre muito mas procure sempre fazer melhor.
  • Pratique uma atividade física que ajude a conectar com o seu eu interior.
  • Aprenda a controlar suas emoções e não agir por impulso.
  • Saia da sua zona de conforto, procure aprender coisas novas.

 

Controlando suas emoções

 

  • Descubra o que te faz perder o controle e tente evitar ou diminuir a intensidade desses gatilhos.
  • Aprenda técnicas de respiração e exercícios que possam relaxar seu corpo e sua mente.
  • Descubra como nomear e classificar suas emoções. Busque refletir sobre as consequências de tomar atitudes seguindo o domínio de suas emoções.
  • Organize seu tempo para poder realizar todas as suas tarefas.

 

Aumentando sua motivação

 

  • Elabore metas claras e realistas para o que você deseja alcançar. Faça um passo a passo e comemore cada etapa vencida.
  • Cuide de sua saúde, alimente de forma saudável e pratique exercícios físicos.
  • Lembre-se frequentemente dos seus propósitos, busque sentido nas suas ações.
  • Mantenha atitudes positivas e otimistas.

 

Desenvolvendo a empatia

 

  • Saiba escutar o que o outro tem a dizer. Fique atento nas palavras, tom de voz, na linguagem corporal, tudo isso pode dar uma indicação de como o outro está se sentindo.
  • Não julgue ou critique as pessoas, você não sabe o que ela está enfrentando.
  • Expresse sua empatia, seja com palavras de conforto, ou um abraço amigo.

 

Desenvolvendo suas habilidades sociais

 

  • Aprenda a se comunicar melhor, sendo mais assertivo, claro e honesto, sem desrespeitar ou tratar mal ninguém.
  • Busque soluções que sejam do benefício de todos, compreendendo pontos de vistas e as necessidades dos indivíduos.
  • Compartilhe seus conhecimentos, seja proativo, ofereça ajuda, colabore com as atividades em grupo.
  • Aprenda com os seus erros e com o dos outros. Não entre em brigas e discussões, tente resolver os conflitos da melhor forma sem causar mais danos.
  • Busque a melhoria contínua, peça sugestões, seja receptivo e saiba assumir seus erros.

 

 

A inteligência emocional e o seu financeiro

 

Como vimos, a inteligência emocional abrange várias habilidades e capacidades que qualquer pessoa pode desenvolver desde que se comprometa a isso. Muitas delas se encaixam perfeitamente no seu controle financeiro.

 

Uma pessoa ciente de suas emoções tem um autocontrole que a impede de ceder a seus impulsos de consumo e a gastar desenfreadamente. Esse é um ponto importantíssimo para quem está começando a se preocupar com as finanças.

 

Outro ponto importante é a capacidade de planejar e gerenciar seus orçamentos. Ter metas e objetivos estratégicos o motiva a não desistir de alcançar e ter sucesso em sua empreitada. O que torna possível formar uma reserva de emergência, uma previdência privada.

 

 

Conclusão

 

Como vimos anteriormente, a inteligência emocional te deixa no controle de suas emoções e isso traz uma série de benefícios que impactam na sua vida cotidiana e em todas as relações que você mantém.

 

O processo para chegar no ponto ideal é trabalhoso mas não impossível. Desenvolver novas habilidades e querer evoluir sempre é o melhor caminho para termos o sucesso e o sentimento de realização que todos nós buscamos.

 

 

Contas Online

 

Como vimos, a inteligência emocional te ajuda na tomada de decisões mais assertivas para sua vida no geral. Nas finanças, saber se controlar e não fazer despesas desnecessárias podem fazer toda a diferença no seu orçamento.

 

E ter um controle financeiro como o Contas Online para te ajudar, tudo fica mais fácil. Com ele você pode monitorar suas despesas e receitas, estabelecer metas e gerar relatórios por períodos e de acordo com os detalhes que você precisa.

 

Venha experimentar grátis e veja como ter o controle de suas finanças torna sua vida mais fácil.

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde