Alíquota: o que é e como ela interfere no seu bolso?

Finanças
8 minutos de leitura 20.12.2023
Alíquota: o que é e como ela interfere no seu bolso?
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

A alíquota é um percentual que incide sobre determinados valores, a fim de definir o cálculo dos impostos. Pode ser fixa ou variável e vai depender da natureza do tributo em questão.

Você já deve ter ouvido em algum lugar sobre alíquotas, correto? Como grande parte dos bens e serviços adquiridos no Brasil recebem impostos ou taxas sobre os seus valores, a alíquota é uma constante na vida dos brasileiros.

 

O governo utiliza de vários mecanismos para incentivar e manter o controle sobre a economia do país. Entre eles a alíquota se encontra em foco, ela é utilizada tanto para estimular o consumo de alguns produtos quanto desencorajar a compra de produtos, como os de importação, por exemplo.

 

Segundo o Impostômetro, em 2023 foram arrecadados quase 3 trilhões com os impostos cobrados em todo território nacional. Tendo destaque na arrecadação o: ICMS, IR e na Previdência. Sem mais delongas, vamos saber mais alguns detalhes sobre as alíquotas.

 

 

Ilustração

 

 

O que é Alíquota?

 

A alíquota é a porcentagem calculada sobre um valor base para determinar a taxa ou imposto que irá incindir sobre aquele bem ou serviço adquirido. Ela pode alterar conforme o produto ou outras variantes que estiverem sendo utilizadas para realizar o cálculo.

 

A seguir temos alguns exemplos de onde ela está presente:

 

  • nas compras feitas no mercado
  • no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)
  • no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
  • no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
  • ao pagar o Imposto de Renda (IR)
  • ao fazer investimentos

 

É importante acrescentar que seu valor é determinado por lei, o que o torna uma ajuda valiosa no controle da economia do país.

 

 

Qual o impacto da Alíquota em seu bolso?

 

Como vimos, ela influencia diretamente nos valores finais que pagamos, em razão do tributo, imposto, taxa, tarifa e também das contribuições. Atualmente, temos no total 93 tributos vigentes no Brasil, segundo o CTN - Código Tributário Nacional.

 

Então, de modo geral, esse percentual cobrado nos tributos garante uma boa gestão fiscal ao governo. Sendo assim é necessário o cumprimento das obrigações tanto por pessoas jurídicas quanto das físicas, absolutamente tudo que consumimos tem em seu valor a alíquota do tributo, até mesmo o INSS - Instituto Nacional do Seguro Social a contém.

 

 

Quais são os tipos de Alíquota?

 

Há dois tipos de Alíquotas e seus conceitos variam de acordo com sua natureza. A seguir veremos as duas e o que engloba cada uma delas:

 

Fixa

 

A característica principal da fixa é que ela é única e pode ser aplicada a todos sem distinção. Outro ponto é que independente do valor-base ou de outras condições, ela é sempre a mesma. Como as contribuições previdenciárias, por exemplo, há uma taxa fixa aplicada sobre uma base de cálculo.

 

Exemplos:

 

  • INSS - onde a base de cálculo é o salário.

 

Para Empregado, Empregado Doméstico e Trabalhador Avulso referente a maio de 2023:

  

 

 

Ilustração

 

 

 

 

Para saber o cálculo segundo outras competências é possível encontrar na Tabela de contribuição mensal no portal do gov.br.

 

  • ICMS - base de cálculo é sobre a unidade de medida

 

No combustível o percentual antes incindia sobre o preço e variava dependendo do estado, porém com mudanças na regra, em junho de 2023 passou a ser sobre a unidade de medida. O valor único agora é de R$ 1,22 por litro, e para o diesel, é de R$ 0,94 por litro.

 

Variável

 

A variável apresenta diferentes percentuais baseando em variáveis específicas ou conforme seu valor-base. Como as alíquotas regressivas presentes em alguns investimentos ou também a progressiva do IRPF - Imposto de Renda.

 

  • IRPF - os valores podem alterar dependendo do ano e das políticas tributárias.

 

Tabela da alíquota do IRPF a partir de maio de 2023:

 

 

 

Ilustração

 

 

 

Conclusão

 

A alíquota determina o valor que será cobrado no tributo, ela pode ser fixa ou variável e está presente na maioria dos bens e serviços que você adquire. Ter noção de seu valor e se manter informado é fundamental para não ser pego de surpresa por altas taxas e comprometer o seu orçamento.

 

Além de se manter informado sobre e a respeito dos inúmeros impostos e tarifas que incidem sobre o seu dinheiro, você tem que estar atento ao seu financeiro de modo geral. E como fazer isso? Bem, é simples, ter um sistema de gestão financeira já ajudaria em 50% nessa tarefa.

 

Um sistema de controle financeiro, como o Contas Online, te ajuda na gestão de seu fluxo de caixa, lhe permitindo monitorar, analisar e assim tomar as decisões mais assertivas em relação as suas despesas e receitas. Quer saber mais? Sim, então siga lendo.

 

Contas Online

 

O Contas Online é o sistema ideal para quem quer fugir das planilhas. No sistema, realizar lançamentos de suas entradas e saídas é bem fácil e intuitivo. Ele te permite categorizar seus registros e criar metas. Desse modo, estipular um orçamento para cada categoria e se manter firme nos objetivos se torna bem mais possível.

 

Além dessas, outras 17 funcionalidades estão disponíveis para um teste de 14 dias grátis. Venha conhecê-las em primeira mão e começar o seu caminho brilhante para a gestão eficiente de suas finanças.

 

 Cadastre e comece já!

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde