Como funciona o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida?

Finanças Planejamento
12 minutos de leitura 06.04.2023
Como funciona o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida?
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Saiba como participar, quais são os requisitos e taxas de juros. Entenda também como o controle financeiro é a peça chave para que você consiga se planejar para comprar a tão sonhada casa própria.

Quem nunca sonhou com ter a casa própria? É exatamente esta a proposta do programa Minha Casa, Minha Vida criado pelo governo federal em 2009. O projeto tem como objetivo facilitar a compra de imóveis - tanto em cidades como na zona rural - pela população de baixa renda no país.

 

De acordo com o Governo Federal, somente nos primeiros quatros anos de projeto, foram entregues mais de 1 milhão de moradias para os contemplados. Este número é bem expressivo e nos mostra o impacto que ações como esta tem em um país grande como o nosso. O projeto passou por algumas reformas ao longo dos anos, tendo como seu substituto o Minha Casa Verde e Amarela.

 

Depois destas remodelações, o programa Minha Casa, Minha Vida retornou em 2023 e a rodada de financiamentos já se iniciou. Pensando nisso, preparamos este artigo para te ajudar a entender mais sobre o programa, como funciona, os requisitos para participar, e é claro, como se planejar financeiramente para ter a tão sonhada casa própria!

 

 

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Afinal, o que é Minha Casa, Minha Vida?

 

Como dissemos anteriormente, o “Minha Casa, Minha Vida” é um programa habitacional criado pelo governo federal, a fim de ajudar famílias carentes a ter acesso à casa própria. Toda a tramitação do projeto se dá através de investimentos feitos com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e as famílias participantes precisam preencher diversos requisitos que apresentaremos no próximo tópico.

 

Feito através da Caixa Econômica Federal, há quatro fases a serem seguidas:

 

  • Primeiro, se preencher todos os requisitos, você deve fazer uma simulação de financiamento;
  • Feito a Simulação, é necessário que você leve toda a documentação até uma agência ou correspondente da Caixa Econômica Federal;
  • A partir da entrega dos documentos, é feita uma avaliação tanto do valor a ser financiado, quanto do imóvel desejado;
  • Se aprovado, você poderá assinar o contrato e pronto!

 

Quais são os requisitos e taxa de juros do Minha Casa, Minha Vida?

 

Com a atualização proposta pelo Governo neste ano, famílias que residem em cidades, precisam ter renda bruta de até R$ 8.000,00 para poderem participar do programa. Para além disto, o valor máximo do imóvel a ser adquirido precisa ser de R$ 264.000,00 e o prazo para pagamento é 35 anos. 

 

Já a taxa de juros é contabilizada a partir de faixas de valores referentes à renda bruta mensal familiar. Tem-se então:

 

  • Faixa 1: Renda bruta mensal de até R$ 2.400,00 - Taxa de Juros nominal a 4,25% a.a.
  • Faixa 2: Renda bruta mensal de R$ 2.400,01 até R$ 3.000.00 - Taxa de Juros nominal até 4,75% a.a.
  • Faixa 3: Renda bruta mensal de R$ 3.000,01 até R$ 3.700.00 - Taxa de Juros nominal até 6% a.a.
  • Faixa 4: Renda bruta mensal de R$ 3.700,01 até R$ 4.400.00 - Taxa de Juros nominal até 6,5% a.a.
  • Faixa 5: Renda bruta mensal de R$ 4.400,01 até R$ 8.000.00 - Taxa de Juros nominal até 7,66% a.a.

 

Lembrando que no próprio site da Caixa Econômica Federal, tem todos os dados necessários sobre o programa Minha Casa, Minha Vida. Bem como listagem de documentos, direitos e deveres e boas práticas para participar.

 

 

Como o planejamento financeiro pode ajudar na hora de comprar um imóvel?

 

Nós sempre nos movemos em busca de atingir uma meta ou realizar um sonho. E ter um bom planejamento financeiro talvez seja o ponto mais importante quando se deseja comprar um imóvel. Fazer aquela viagem dos sonhos, comprar um carro, sair do aluguel e ter o seu próprio cantinho são metas - a curto e longo prazo - e precisam de planejamento para serem alcançadas.

 

Neste sentido, o controle financeiro é um ponto de extrema importância para que você consiga atingir seus objetivos. A compra da casa própria requer maturidade financeira, responsabilidade e organização. Afinal, será um dinheiro comprometido por longos anos, no caso do Minha Casa, Minha Vida, 35 anos!

 

Se parar para pensar, até bate o desânimo em ter que se comprometer durante todo esse tempo e arcar com esta despesa. Entretanto, com o planejamento correto, você conseguirá fazer isto e muito mais, atingindo suas metas e realizando o seus sonhos.

 

Como fazer o seu controle financeiro em 5 passos:

 

  1. Tenha o controle das suas receitas. Saiba exatamente quais são os seus ganhos mensais. No caso de quem recebe um salário fixo, é mais fácil, mas não menos importante. Coloque no papel, todo centavo recebido ao longo do mês.
  2. Conheça todas as suas despesas. É importante anotar todo gasto ao longo do mês. Seja um gasto fixo e recorrente, ou seja um gasto pontual e/ou supérfulo.
  3. Divida em categorias todos os seus gastos. Saiba quais são seus gastos fixos, seus gastos variáveis. É importante categorizar, pois você terá uma melhor visão para economizar ou cortar gastos desnecessários.
  4. Crie uma reserva de emergência. Por mais que seja mais complicado separar um dinheiro todo mês para eventuais emergências, ter um fundo ao qual contar para estas eventualidades é muito importante.
  5. E por fim, tenha todas as suas movimentações anotadas. Seja em um caderno, planilha ou sistema de gestão. O importante é que você tenha tudo claro e de acordo com a realidade para não se perder no seu controle.

 

Leia mais em: O que é controle financeiro? Entenda sua importância

 

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