ERP: O que é e para que serve?

Finanças Gestão Planejamento
7 minutos de leitura 07.03.2023
ERP: O que é e para que serve?
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

ERP é um sistema que auxilia na gestão empresarial, aliando tecnologia e organização para integrar vários setores de um negócio. Conheça os benefícios dessa prática e suas principais funcionalidades!

Como estamos sempre falando aqui no blog do Contas Online, a organização financeira é fundamental para empresas de qualquer porte — com ela, você sabe exatamente como lidar com o dinheiro da instituição e, a partir disso, traçar metas e planos mais assertivos.

 

O ERP é um sistema que auxilia nessa gestão empresarial, aliando tecnologia e organização para integrar diversos setores de um negócio.

 

Neste artigo, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto através dos tópicos:

 

  • O que é ERP?
  • Como surgiu o ERP?
  • Os benefícios do ERP
  • Quais são as diferenças entre ERP e CRM?
  • Quais são as principais funcionalidades de um ERP?
  • Como escolher um ERP para a minha empresa?

 

Continue a leitura e fique por dentro do que é ERP e para que serve!

 

 

O que é ERP?

 

ERP é a sigla em inglês para a expressão Enterprise Resources Planning, traduzida livremente para o português como Planejamento de Recursos da Empresa, mas conhecida como Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

 

Basicamente, um sistema ERP trata-se de um software que funciona em nuvem para melhor a gestão de um negócio. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o ERP não é uma marca de um gerenciador financeiro.

 

O ERP pode ser acessado a partir de qualquer lugar e acompanhado em tempo real, com o principal objetivo de gerenciar todas as informações de uma empresa de forma integrada, uma vez que reúne, em um único local, toda a gestão financeira da instituição.

 

Com esse sistema, tudo fica simplificado: o ERP otimiza o trabalho do gestor e amplia a sua visão e controle de todos os recursos empregados na empresa, permitindo que o responsável possa, então, gerenciar o negócio da melhor forma possível.

 

A aplicação do Sistema Integrado de Gestão Empresarial varia de acordo com o porte da companhia e a sua área de atuação. Mas, no geral, a tecnologia traz benefícios para qualquer negócio.

 

Como surgiu o ERP?

 

Ao contrário do que muitos pensam, a criação do ERP não se deu em apenas um momento: foram construídas versões de gestão empresarial ao longo dos anos, até serem aprimoradas para o sistema que conhecemos hoje.

 

O primeiro modelo aconteceu em 1913 e foi desenvolvido pelo engenheiro de produção americano Ford Whitman Harris. Conhecido como EOQ (Economic Order Quantity), a versão era realizada em papel e tinha como objetivo programar a produção das empresas.

 

Com o avanço da tecnologia, surgiu o Material Requirements Planning (MRP) adotado pela empresa estadunidense Black and Decker em 1964 que combinou a função do EOQ com a computação. Em 1983, o modelo avançou para o MRP II, já apresentando o gerenciamento de tarefas de forma integrada.

 

Por fim, foi na década de 90 que o ERP que conhecemos hoje ganhou força e passou a ser popularizado, um sistema que integra as informações de diversos setores de um negócio.

Atualmente, a tecnologia é quase obrigatória em empresas de todos os portes, sendo encontrados em versões mais básicas, até mesmo opções pagas com mais funcionalidades.

 

Leia também: Controle financeiro empresarial: 10 dicas para as suas finanças pessoais

 

 

Os benefícios do ERP

 

Neste artigo, você já deve ter percebido que o ERP tem tudo a ver com a melhoria de gestão empresarial, não é mesmo?

 

Para reforçar a sua importância, elaboramos tópicos que demonstram na prática tudo o que o software entrega aos seus usuários. Acompanhe a seguir!

 

1. Otimização de processos

 

Um Sistema Integrado de Gestão Empresarial tem como principal objetivo otimizar todos os processos da empresa de forma significativa.

 

Ao ser implementado na rotina de negócios, o ERP auxilia tanto na organização de documentos, tarefas contábeis, como também em tarefas financeiras, como fluxo de caixa, gerenciamento de equipes, clientes, entre outros.

 

2. Redução de tempo e custos

 

A gestão do tempo de uma empresa também se torna mais simples com o ERP e, consequentemente, os custos com cada tarefa.

 

Imagine uma loja de doces em que o controle de estoque é feito manualmente. Ou seja, a cada novos produtos que chegam de fornecedores, o gestor responsável preenche uma planilha com a marca do doce, sabores, gramaturas etc.

 

A partir do momento em que esses produtos são vendidos, é preciso retomar a planilha e assinalar tudo o que foi vendido, de forma totalmente manual. Dá para imaginar o trabalho e os possíveis riscos de falha nesse sistema?

 

O ERP surge justamente para resolver quaisquer problemas que podem surgir com os erros humanos, automatizando o processo e reduzindo o tempo que esse controle será realizado, quando comparado à tarefa manual. Consequentemente, os custos com a operação também serão menores.

 

Com o ERP, gasta-se menos tempo dedicado a tarefas burocráticas, e mais tempo focado em outros setores que realmente vão impulsionar a sua empresa.

 

3. Aumento da segurança

 

Os dados tratados pelo ERP são muito mais confiáveis do que os armazenados em planilhas eletrônicas ou manuais.

 

Dados armazenados em nuvens são seguros e, por isso, oferecem grandes vantagens aos gestores responsáveis.

 

4. Melhorias na produtividade

 

Com as características que citamos nos tópicos anteriores, é natural que uma empresa consiga aumentar a sua produtividade.

 

Dessa forma, é possível acompanhar de forma rápida e fácil todo o processo financeiro de um negócio.

 

 

Ilustração

 

 

Quais são as diferenças entre ERP e CRM?

 

Algumas pessoas confundem o ERP com o CRM, sigla para Customer Relationship Management, mas é importante ressaltar que eles não se tratam da mesma coisa.

 

Basicamente, enquanto o CRM se refere exclusivamente às áreas de vendas e marketing, o ERP trata da empresa como um todo.

 

Outra grande diferença é entre os seus objetivos: o CRM busca aumentar as vendas e a fidelização de clientes. O ERP, por outro lado, trabalha para aumentar a eficiência de toda a instituição.

 

Em resumo, podemos dizer que o CRM tem função operacional e o ERP é mais estratégico.

 

 

Quais são as principais funcionalidades de um ERP?

 

No geral, ERP se divide em dois módulos: departamental e por segmento.

 

No primeiro, o software abriga a parte contábil, como finanças, faturamento, compras, CRM e assim por diante. Já no módulo de segmento, como o próprio nome sugere, está a visão por segmento de mercado, adequando as necessidades da empresa de acordo com cada divisão, contribuindo para a organização do negócio.

 

Essas opções abordam inúmeras funcionalidades com divisões operacionais, táticas e estratégicas. Confira as principais!

 

  • Lançamentos recorrentes: receitas e despesas que se repetem todo mês;
  • Formas de pagamento: controle mais eficiente dos pagamentos realizados;
  • Categorias: organização de cada lançamento por categoria;
  • Empresas: controle de empresas com várias filiais ou várias empresas que compartilham os mesmos clientes, categorias etc;
  • Metas: criação de metas e objetivos para acompanhar a evolução do negócio;
  • Relatórios: geração e impressão de todos os dados do sistema de maneira simples.

 

 

Ilustração

 

 

Como escolher um ERP para a minha empresa?

 

Na hora de escolher um ERP para o seu negócio, pesquise quais são os sistemas que são voltados para o seu nicho e referências no segmento.

 

Além disso, considere opções que ofereçam desde versões gratuitas até planos mais elaborados, sendo possível atender qualquer instituição — e até mesmo acompanhar o crescimento do seu negócio.

 

Por fim, pesquise a reputação desse software no mercado. O que os seus usuários dizem a respeito dos serviços oferecidos?

 

Conte com o Contas Online!

 

Somos um software de gerenciamento financeiro com mais de vinte funcionalidades para uso pessoal e empresarial.

 

Por aqui, atendemos todos os tipos de usuários: oferecemos três tipos de planos adaptados para a sua necessidade com recursos que vão te auxiliar a gerenciar a sua empresa e otimizar os processos burocráticos.

 

Lendo este artigo, deu para perceber a importância da tecnologia no dia a dia das empresas, não é mesmo? Então, conte com o Contas Online e controle suas contas com facilidade e segurança!

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde