O que é aging list e qual a sua finalidade?

Gestão
6 minutos de leitura 14.05.2021
O que é aging list e qual a sua finalidade?
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Entenda a finalidade do termo traduzido como "lista do envelhecimento".

Traduzido como “lista de envelhecimento”, o termo aging list trata-se de uma lista que detalha os gastos e saldos de forma cronológica. Aqui, você vai conhecer as principais finalidades desse termo e as diferenças de aging list para o fluxo de caixa. Confira no artigo!

 

 

Definição do termo

 

O termo aging list pode ser definido como um relatório em uma empresa sobre títulos a pagar e/ou receber. As informações deste relatório são exibidas em forma de tabela, permitindo ao usuário uma análise mais simples e rápida sobre o saldo financeiro.

 

Aging list é um instrumento de gestão financeira que faz uma análise profunda de cada cliente - gastos, recursos utilizados, entre outros. Com isso, é possível ter mais controle na gestão do fluxo de caixa da empresa.

 

Traduzido como “lista de envelhecimento”, o termo em inglês auxilia que o gestor tome boas decisões no que diz respeito ao negócio.

 

Leia também: Contas a pagar e receber: entenda as diferenças

 

 

Finalidade

 

A seguir, você encontra as informações sobre as principais finalidade do aging list e suas vantagens no mercado. Acompanhe!

 

Aging list na prática

 

O termo pode ser utilizado em planilhas eletrônicas ou no próprio sistema de gestão da empresa.

 

É aconselhado que os prazos determinados sejam a cada 30 dias.

 

Durante esse período, são fornecidos à empresa relatórios com valores devidos pelos clientes ou fornecedores e o valor total de todas as contas nesse intervalo (vencidas ou não).

 

Dessa forma, o gestor consegue identificar quanto dos seus recursos estão comprometidos com despesas e quanto os clientes lhe devem.

 

Aging list x Fluxo de caixa

 

É importante destacar que aging list e fluxo de caixa são ferramentas que se complementam.

 

A principal diferença entre os termos é o detalhamento das informações.

 

O fluxo de caixa é o controle financeiro que acompanha movimentações financeiras, ou seja, dá os valores totais de ganhos e gastos da empresa.

 

O aging list, por outro lado, desenvolve relatórios mais complexos que podem auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas de uma empresa.

 

A lista de envelhecimento permite conhecer a realidade de cada cliente ou fornecedor em relação ao negócio.

 

Vantagens

 

O aging list atua diretamente na organização da sua empresa, identificando os títulos a pagar e a receber, medindo o nível de inadimplência, melhorando a tomada de decisão do seu negócio e categorizando receitas e despesas mais exatas.

 

O termo ainda se destaca pela grande eficiência e identificação de falhas diante do fluxo de caixa padrão utilizado nas empresas.

 

Aging list e Contas Online

 

O Contas Online, sistema de gestão financeira completo e online, criado para controlar e equilibrar as receitas e despesas, é um exemplo eficiente de planilha eletrônica para o aging list.

 

No mercado há quase 15 anos, garantimos eficiência e segurança dos seus dados, oferecendo ferramentas funcionais para você analisar, controlar e planejar as finanças do seu negócio de forma online.

 

Experimente grátis!

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde