Custo direto e indireto: principais diferenças e dicas de controle

Gestão
8 minutos de leitura 24.11.2020
Custo direto e indireto: principais diferenças e dicas de controle
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Entenda os pontos que diferenciam custo direto de custo indireto e como um bom gerenciamento afeta as finanças do seu negócio.

Anteriormente conversamos aqui sobre o que são os custos fixos de uma empresa, mas hoje, vamos falar sobre custo direto e indireto.

 

É extremamente importante que você como empreendedor entenda muito bem os custos gerados pelo seu negócio.

 

Eles são indicadores valiosos que vão te ajudar na cotação de preços de produtos e serviços, avaliar estoques, entender como se tornar mais competitivo além de nortear as suas decisões e te ajudar a calcular o imposto sobre a renda.

 

Neste artigo você vai aprender:

 

  • O que é custo direto?;
  • O que é custo indireto?;
  • Como diferenciar custo direto de custo indireto;
  • Como gerenciar custos diretos e indiretos.

 

 

O que é custo direto?

São chamados custos diretos aqueles que são destinados a fabricação do produto ou execução do serviço. São aqueles custos indispensáveis para a fabricação do seu produto.

 

Dentro do custo direto, podemos citar o custo gerado por Material Direto (MD) e aquele gerado por Mão-de-Obra Direta (MOD). Vamos entender melhor esse conceito?

 

Material Direto

É considerado Material Direto todo material que pode ser alocado diretamente a unidade do produto principal de determinado negócio. De forma que o tempo de trabalho deste funcionário corresponde à quantidade de produtos produzidos.  

 

Mão-de-Obra Direta

Chamamos de custo com a Mão-de-Obra Direta o salário pago aos funcionários diretamente ligados à produção ou execução do serviço principal de um negócio.

 

 

O que é custo indireto?

Custos indiretos são aqueles que apenas contribuem para a fabricação do produto. Ou seja, são apenas uma parte do processo, mas não são indispensáveis para a sua fabricação.

 

Custos Indiretos de Produção (CIP)

Custos Indiretos de Produção, como o próprio nome sugere, são custos relacionados com a produção e que não podem ser economicamente separados entre as unidades que estão sendo produzidas. Como, por exemplo, salário do corpo executivo, e gastos com perda de produtos, falha no transporte e depreciação. 

 

Como diferenciar custo direto de custo indireto

Para entender qual é a diferença entre custo direto e indireto, basta se fazer 5 perguntas:

 

1. O seu negócio é uma indústria, um comércio ou uma prestadora de serviços?

Responder a esta pergunta é fundamental, uma vez que, o que é custo para uma, não vai ser necessariamente custo para outra.

 

2. Qual é a sua principal atividade?

A partir desta resposta você identifica quais são os seus custos, pois custo é o gasto com a principal atividade de uma empresa.

 

3. Quais são seus custos, despesas, investimentos e perdas?

 

4. Depois de responder à pergunta anterior faça uma lista com todos os custos.

 

5. O custo é para fazer o produto?

 

a) Sim? Este é o seu custo direto.

b) Não? Este é o seu custo indireto.

 

 

Como gerenciar custos diretos e indiretos

O primeiro passo para realizar um bom gerenciamento de custos para o seu negócio, é entender a sua estrutura de custos.

 

Um dos maiores obstáculos para uma boa saúde financeira é não conhecer bem seus custos. Isso pode levar a precificação incorreta, prejuízos e falta de entendimento sobre o lucro obtido através de seus produtos ou serviços.

 

Nessas horas o seu fluxo de caixa é um aliado valioso. Através dele você consegue identificar a fonte de renda e custos para a sua empresa, trazendo uma compreensão maior sobre o retorno sobre o investimento.

 

Vale a pena investir em um sistema de gerenciamento financeiro online?

Um sistema de gerenciamento financeiro oferece diversas vantagens que acrescentam mais praticidade, segurança, precisão e agilidade ao seu dia a dia. Dentre as facilidades proporcionadas podemos citar:

 

  • Economia sempre ao alcance dos seus olhos

Você nunca mais vai ter que tomar uma decisão ou fazer uma compra sem embasamento. O Contas Online oferece para você relatórios e gráficos com todas as informações financeiras do seu negócio.

 

Todos os dados que você precisa para fazer boas escolhas estão sempre disponíveis (seja no computador ou no celular) de um jeito bem visual, criado para facilitar o seu entendimento.

 

  • Acompanhamento preciso de custos de fornecedores

Quando você registra todas as compras feitas com cada um de seus fornecedores, fica mais fácil entender quais custos podem ser cortados e com quais fornecedores você têm mais chances de barganhar melhores preços.

 

  • Funcionários do departamento financeiro alinhados

Se você tem um departamento financeiro ou conta com a ajuda de mais de um funcionário para administrar as suas finanças, sabe da importância de ter um time 100% alinhado.

Com a ajuda de um sistema online, as informações podem ser atualizadas em tempo real. Fornecendo precisão e segurança para todas as decisões tomadas pela equipe.

 

 

Quer saber como o Contas Online pode ajudar você a gerenciar melhor os seus custos? Entre em contato com um de nossos consultores.

 

Vai ser um prazer explicar como as funcionalidades do nosso sistema podem melhorar a sua gestão financeira empresarial.

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde