Sistema de gestão financeira: 5 vantagens do uso em empresas

Finanças
6 minutos de leitura 26.06.2020
Sistema de gestão financeira: 5 vantagens do uso em empresas
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Quer saber por que você deve adotar um sistema de gestão financeira? Separamos 5 vantagens e 1 bônus que vão mostrar a você como esta ferramenta pode te ajudar.

Quem é dono e administrador do próprio negócio sabe que cuidar das finanças de um empreendimento e desempenhar as demais tarefas do dia-a-dia pode ser extremamente desafiador. Entretanto, algumas ferramentas, como sistema de gestão financeira, já estão disponíveis no mercado e podem facilitar a sua vida e proteger as finanças do seu negócio.

 

Neste artigo, vamos te apresentar:

 

  • O que é gestão financeira empresarial?
  • Principais elementos da gestão financeira empresarial
  • Quais vantagens o Contas Online oferece para o seu negócio

 

 

O que é gestão financeira empresarial?

 

Pode parecer uma pergunta simples, mas conhecemos muitos empreendedores que acreditavam conhecer a resposta e cometiam muitos erros básicos.

 

Uma pesquisa feita pela Forbes, listou as 10 principais causas de fracasso para pequenas empresas, e a segunda maior causa apontada foi: ficar sem dinheiro. Reflexo claro da falta de gestão financeira ou de uma gestão financeira ineficiente.

 

A gestão financeira é a sistematização dos processos financeiros da sua empresa. Ela inclui atividades como avaliação de cenários, análises de caixa, planejamento financeiro, estratégias de captação de recursos e controle financeiro empresarial.

 

Sempre levando em conta o seu objetivo principal: potencializar o lucro da empresa.

 

 

Principais elementos da gestão financeira empresarial

 

A gestão financeira, quando feita de modo adequado, permite que você acompanhe a rotina financeira de sua empresa, fazendo com que você consiga tomar decisões pautadas em dados. Isso é possível graças a alguns elementos que compõem este setor.

 

 

Controle de caixa ou controle financeiro

 

Ele é o acompanhamento que você faz. Através do fluxo de caixa é possível acompanhar quanto a empresa gastou ao comprar insumos, quais gastos fixos ela tem, e quando terá que lidar com gastos variáveis.

 

Todos esses registros, com o passar do tempo, vão se transformar em uma base de dados valiosa.

 

É importante que este gerenciamento seja feito regularmente, podendo ser diário, semanal ou quinzenal. Escolha uma frequência que se encaixe na sua rotina de trabalho e obedeça-a. 

 

 

Giro de estoque

 

Muitas empresas usam o giro de estoque para entender a sazonalidade de produtos.

 

Ou seja, com o tempo, os dados que você registra vão te ajudar a entender quando determinado produto tem mais saída. Assim, no momento de alta demanda, seu estoque vai estar pronto para atender os seus clientes.

 

O giro de estoque também vai te permitir entender o período em que determinado produto fica em baixa, o que vai te ajudar a entender a quanto tempo determinada mercadoria vai ficar “parada” e fazer suas compras levando em conta estas informações e a validade do produto.

 

 

Orçamento empresarial

 

O orçamento empresarial é uma metodologia focada no planejamento financeiro, execução e controle das operações. Nele o empreendedor exercita seu conhecimento sobre o negócio ao planejar e estimar:

 

  • Ganhos;
  • Despesas;
  • Investimentos.

 

Geralmente ele aborda um período que pode variar de 1 a 3 anos, dependendo do ramo de atuação do negócio.

 

Seu principal papel é auxiliar na criação de metas e objetivos para o seu empreendimento, ajudando a comparar os resultados, e fornecer dados para a tomada de ações corretivas ou preventivas caso necessário.

 

 

Quais vantagens o Contas Online oferece para o seu negócio?

 

Aposto que você já está preocupado, pensando no tempo que vai gastar realizando todas essas funções, acertei?

 

E se eu te disser que com a ajuda de um sistema de gestão financeira você consegue automatizar todos os processos repetitivos e se beneficiar de inúmeras vantagens?

 

É isso que nós, do Contas Online, fazemos para você! O Contas Online é um sistema de gestão financeira completo que oferece para você ferramentas para analisar, controlar e planejar as finanças da sua empresa.

 

Dentre as nossas funcionalidades, podemos destacar:

 

1. Monitoramento centralizado de contas bancárias 

O nosso sistema permite que você controle todas as contas bancárias da empresa, fornecendo uma visão centralizada de todos os seus ganhos e gastos.

 

2. Monitoramento centralizado dos cartões de crédito da empresa

Você controla suas compras centralizando a data de vencimento de todos os lançamentos de uma determinada fatura.

 

3. Acompanhamento de lançamentos recorrentes

Diga adeus a perda de tempo com papéis sem fim e planilhas que sempre dão erros. Com o Contas Online basta configurar seus lançamentos recorrentes uma vez e deixar que o sistema se encarregue de lançá-los automaticamente.

 

4. Organizar lançamentos de acordo com categorias

Em vez de quebrar a cabeça fazendo cálculos infindáveis, separe seus gastos e receitas em categorias e veja, através de gráficos, quais pontos precisam de atenção.

 

5. Relatórios

Extraia relatórios completos em um piscar de olhos e ganhe em tempo e dinheiro. Com o Contas Online você cria seus relatórios e define os campos que serão exibidos.

 

6. (Bônus) Acompanhe as movimentações financeiras através de Gráficos

Analise seus dados de forma fácil e objetiva. O Contas Online oferece vários gráficos na tela inicial para acompanhar toda sua movimentação. 

 

Quer conhecer estas e outras funcionalidades? Experimente o plano gratuito do Contas Online e veja na prática as vantagens de gerenciar as suas finanças através de um sistema seguro, com interface intuitiva e todas as funcionalidades que o seu negócio precisa.

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde