Contabilidade Gerencial: Como utilizá-la para tomadas de decisão

Gestão Planejamento
13 minutos de leitura 19.09.2023
Contabilidade Gerencial: Como utilizá-la para tomadas de decisão
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Confira dicas úteis para utilizar a contabilidade gerencial nas tomadas de decisões da sua empresa e os benefícios dessa prática.

Conheça os detalhes da contabilidade gerencial e como a prática permite que você conheça com mais profundidade a realidade econômica do seu negócio.

 

Estamos sempre falando aqui no blog do Contas Online sobre a importância da contabilidade para o andamento de uma empresa.

 

Com o avanço da tecnologia e a modernização da atuação de contadores e profissionais especializados, surge o conceito de contabilidade gerencial — uma prática que permite que os gestores conheçam a fundo o cenário econômico do negócio e reúnam informações importantes para a tomada de decisões mais assertivas.

 

Neste artigo, você vai entender mais detalhes sobre a contabilidade gerencial, sua importância e como utilizá-la para definir os melhores caminhos para o crescimento da sua empresa.

 

Abordaremos o assunto através dos tópicos a seguir:

 

  • O que é contabilidade gerencial?
  • Quais são as diferenças entre contabilidade gerencial e contabilidade financeira?
  • Vantagens da contabilidade gerencial
  • Como implementar a contabilidade gerencial na sua empresa?

 

Continue a leitura!

 

 

O que é contabilidade gerencial?

 

De forma simplificada, podemos relacionar a contabilidade gerencial como uma prática de análise de resultados e dados financeiros.

 

Nesse sentido, o contador ou profissional responsável por aplicar a contabilidade gerencial desenvolve relatórios que serão utilizados internamente a fim de reunir informações importantes para a tomada de decisões da empresa.

 

Dentre os assuntos analisados, os principais estão relacionados com a análise de concorrentes, os desafios atuais da empresa, tendências do mercado de trabalho e estudo sobre a situação financeira da instituição.

 

Aqui, o estudo é feito de forma completa através de análises internas e externas, a fim de elaborar planos de ação cada vez mais assertivos e que estejam de acordo com as necessidades da empresa, como o melhor momento para investimentos, metas e objetivos a curto e longo prazo e outras práticas para o âmbito empresarial.

 

 

Quais são as diferenças entre contabilidade gerencial e contabilidade financeira?

 

Antes de entender as principais diferenças entre contabilidade gerencial e financeira, precisamos reforçar que ambas as práticas precisam andar juntas, sendo essenciais para o crescimento de uma empresa no mercado de trabalho.

 

De forma geral, enquanto a contabilidade financeira diz respeito às obrigações fiscais e contábeis de um negócio, como legislação tributária, pagamento de impostos, entre outros, a contabilidade gerencial possui uma análise mais ampla com o objetivo de aumentar a eficiência da instituição.

 

Ou seja, a contabilidade financeira atenta-se às leis, prazos e regras gerais. A contabilidade gerencial, por outro lado, atenta-se às estratégias para que o negócio alcance o seu maior nível de excelência.

 

 

Vantagens da contabilidade gerencial

 

Ainda existem muitos empresários que subestimam a importância de analisar todo o mercado e traçar estratégias assertivas para o crescimento do negócio.

 

A verdade é que estabelecer práticas como a contabilidade gerencial pode gerar resultados extraordinários a partir de uma análise profunda da sua empresa.

 

Em resumo, a contabilidade gerencial fornece uma visão macro do negócio e, com essa informação em mãos, gestores e profissionais responsáveis conseguem:

 

  • Aumentar a produtividade da equipe;
  • Driblar momentos de crises;
  • Controlar desperdícios;
  • Estabelecer projeções financeiras a curto e longo prazo;
  • Observar os pontos fortes e fracos da instituição;
  • Apurar impostos e melhores alternativas legais, entre outros.

 

Com a contabilidade gerencial, todas as decisões da sua empresa não serão tomadas em branco. Pelo contrário, com a prática, toda ação será realizada com base em dados reais.

 

→ Leia também: A importância do planejamento financeiro empresarial

 

 

Ilustração

 

 

Como implementar a contabilidade gerencial na sua empresa?

 

Antes mesmo de implementar a contabilidade gerencial no seu negócio, é preciso estruturar a empresa e organizar todas as informações necessárias para o gestor realizar a sua análise.

 

Dessa forma, os principais pontos são:

 

1.Estruture a projeção de fluxo de caixa

 

O fluxo de caixa é um importante instrumento de controle financeiro, responsável por manter o registro de tudo o que entra e sai em um determinado período na empresa.

 

Para obter uma visão macro do negócio, é fundamental elaborar a estrutura geral da projeção do fluxo de caixa, permitindo a visualização de possíveis momentos financeiros da empresa.

 

→ Saiba mais: Projeção de fluxo de caixa: o que é, exemplos e como fazer

 

2. Elabore relatórios com os principais resultados

 

De fato, o fluxo de caixa é muito importante na contabilidade gerencial — mas ele sozinho não traz todos os resultados esperados.

 

Dessa forma, elabore relatórios objetivos sobre todos os números coletados, permitindo uma melhor análise de toda a situação da empresa. Tenha certeza de que os dados estão em uma linguagem clara para o leitor e bem especificados.

 

3. Integre as áreas da sua empresa

 

Outro fator importante para colocar em prática a contabilidade gerencial é buscar por alternativas que integrem todas as áreas da empresa.

 

A partir disso, será possível alcançar todos os setores e obter informações mais completas de cada processo dentro do negócio.

 

4. Mantenha a equipe alinhada

 

Já pensou em realizar todos os tópicos acima e não manter a equipe alinhada diante dos processos?

 

Não só para a contabilidade gerencial, como também para qualquer análise da sua empresa, é fundamental manter a equipe alinhada e estimular o trabalho em conjunto.

 

Nesse sentido, é possível adotar posturas estratégicas com todos os colaboradores e atingir resultados muito mais rápidos e satisfatórios. Aqui, o importante é a produtividade!

 

5. Conte com a ajuda da tecnologia!

 

Por fim, não negligencie a importância da tecnologia para os processos de uma empresa.

 

Softwares de gerenciamento financeiro, como o Contas Online, podem te auxiliar a organizar as suas finanças e até mesmo acompanhar metas e elaborar relatórios importantes para estudo.

 

Então, que tal dar o primeiro passo?

 

Aproveite todas as funcionalidades que o nosso sistema pode te oferecer!

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde