8 erros que prejudicam a sua saúde financeira

Finanças
7 minutos de leitura 25.10.2023
8 erros que prejudicam a sua saúde financeira
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Saúde financeira é um assunto importante para quem deseja manter as finanças em dia. Em vista disso, há diversos maus hábitos que você deve evitar para não comprometer o seu bolso.

Você sabe o que é ou como cuidar da sua saúde financeira? Não, bem, ela nada mais é do que cuidar do dinheiro de forma consciente e equilibrada, seja no pessoal ou no empresarial. Quem tem uma boa administração financeira mantém sua renda estável e bem menos propensa a sofrer grandes influências do meio.

 

Segundo o Infográfico - A Importância da Educação Financeira nas Escolas da ABEFIN, 71% das crianças que tiveram acesso à educação financeira passaram a ajudar os pais a comprar conscientemente. E 100% das que passaram a ter Educação Financeira na grade curricular tiveram mudança comportamental positiva em relação ao uso do dinheiro.

 

Infere-se que uma criança consciente se torna um adulto consciente, e quanto mais conhecimento você adquire sobre determinado assunto, melhor serão as suas decisões em relação a ele. Então siga lendo e saiba o que você pode estar fazendo de errado ao lidar com o seu dinheiro.

 

 

Ilustração

 

 

Os 8 erros que atrapalham a sua saúde financeira

 

1 -Distração

 

A distração com suas despesas é capaz de representar um erro fatal nas suas finanças, principalmente para aqueles que utilizam o cartão de crédito sem cautela alguma e sempre se surpreendem quando a fatura chega.

 

Deixar de registrar seus gastos, faz com que você não tenha nenhum controle sobre quanto gastou ou ainda tem para gastar. Esse lapso o leva a gastar mais do que possui e no uso indevido do cartão de crédito pode desencadear a cobrança de juros ou que você caia no cheque especial.

 

Um modo de manter esses registros em fácil acesso para ser consultado, é ter um bom gestor financeiro. Com essa ferramenta você monitora e analisa seus lançamentos de forma simples e eficiente, sendo capaz de identificar onde suas despesas se concentram e quais são desnecessárias. 

 

2- Procrastinação

 

A procrastinação é um mal que pode causar danos em vários âmbitos da sua vida. Como afetar a qualidade de seu serviço ou produto, o prazo de entrega para o mesmo e também prejudicar a sua credibilidade de modo geral.

 

Até mesmo adiar os registros de seus gastos ocasiona inconvenientes se você não estiver atento ao seu fluxo de caixa. Além disso, se demorar a pagar as suas contas, multas e juros poderão ser incididas sobre elas e trazer prejuízos ao seu bolso.

 

3- Ignorar dívidas

 

Ignorar as dívidas não as fará desaparecer, pelo contrário apenas fará com que os juros e multa aumentem, e não tendo recurso necessário para quitá-las terá certamente o nome negativado. E isso gera estresse, as cobranças constantes, o risco de ter a conta bloqueada, entre outros.

 

 

Então, não as evite, tente negociá-las junto ao seu banco para chegar em um acordo, seja redução de juros, desconto no valor ou extensão de prazos.

 

Leia mais: Como fazer o planejamento de gastos mensais e sair do vermelho?

                  A pergunta que não quer calar: dívida de banco caduca?

 

4- Não poupar

 

O ato de não poupar afeta não somente a sua vida individual, mas também a sociedade em geral. Uma infinidade de agravos podem ser percebidos, como: reduzir a qualidade de vida da população, limitar as opções de consumo, favorecer a desigualdade social, além de causar danos à saúde física e mental das pessoas, principalmente quando envolve dívidas.

 

Dito isso, não poupar, não ter uma reserva de emergência, te deixa despreparado para lidar com as adversidades que venham aparecer. Um exemplo, foi a pandemia do COVID - 19, que pegou todos de surpresa desencadeando o fechamento de empresas, o aumento da taxa de desemprego e assim fazendo a renda cair consideravelmente, afetando o PIB - Produto Interno Bruto de diversos países.

 

 

Ilustração

 

 

5- Ser extravagante

 

Outro erro comum é o hábito de ostentar, que o faz gastar mais do que de fato tem. Ter consciência do que realmente é necessário e o que de fato cabe no seu orçamento, são fundamentais para se ter uma boa saúde financeira. Priorizando o que você precisa, é possível deixar de adquirir aquilo que é dispensável. 

 

6- Não investir

 

Juntamente do poupar, temos, o investir. Os dois andam lado a lado, isso porque, ao mesmo tempo que você poupa um recurso, o mais interessante a fazer é colocá-lo para render. Fazer um investimento é como se o seu dinheiro fosse trabalhar para você, portanto, saber onde alocar seus recursos é relevante se desejar aumentar seu patrimônio a eficácia dos juros compostos. 

 

7- Não buscar aprender

 

Não investir na sua educação financeira, significa que você não vai progredir do jeito que gostaria com as suas finanças. Conhecer o mercado financeiro, a economia, como ela se desenvolve e como afeta as suas contas direta e indiretamente o deixa mais preparado para lidar com problemas relacionados a ela.

 

Quando você tem conhecimento e o usa a seu favor, as chances de que tenha sucesso naquilo que dispor em fazer são bem maiores. Portanto, todo e qualquer investimento que você faça no seu aprendizado será um recurso muito bem empregado.

 

8- Não pensar a longo prazo

 

Fazer metas e objetivos de longo prazo requer paciência e planejamento, saber exatamente o porquê de realocar os recursos para esses objetivos é fundamental para manter o foco. Tendo um planejamento financeiro voltado para o seu futuro, pode trazer inúmeros benefícios à sua saúde financeira.

 

Entre esses benefícios, podemos citar: 

 

  • proteger seu poder de compra (principalmente frente à inflação) 
  • permite que você realize grandes compras sem se endividar (como imóveis, automóveis, ou abrir um negócio)
  • ter segurança e tranquilidade financeiras (reserva de emergência, previdência privada)

 

 

Conclusão

 

Os erros cometidos à saúde financeira podem ser realmente prejudiciais ao seu controle financeiro. E como a pesquisa informou, quanto mais cedo você começar a aprender sobre finanças, melhor será a sua percepção e compreensão para com seu fluxo de caixa.

 

A partir do momento que você cria a consciência de que poupar e investir pode ser extremamente benéfico não só para aumentar o seu patrimônio como para te deixar preparado para qualquer adversidade que apareça, a sua vida se torna mais leve e menos estressante.

 

Claro que mudar hábitos não é fácil, mas não desista, persista em suas metas, objetivos e crie planos realistas para atingir os seus sonhos. Mas tudo fica mais fácil quando você tem incentivo e ferramentas ao seu alcance para te auxiliar. O Contas Online é uma ótima ferramenta para tornar prático o seu controle financeiro. 

 

Saiba mais sobre o sistema, logo a seguir!

 

 

Contas Online

 

O Contas Online é um sistema de gestão financeira que conta com mais de 20 funcionalidades diferentes para te ajudar nos registros de seus lançamentos, sejam eles despesas ou receitas.

 

Ele é simples e eficiente, permite a criação de relatórios, fornece gráficos para análise de suas despesas e receitas. Sendo possível selecionar a categoria e o mês que deseja visualizar em seu gráfico. Faça um teste grátis no sistema de 14 dias e conheça na prática todas as possibilidades que o sistema pode te oferecer

 

Cadastre-se e teste!

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde