Metas Pessoais: crie esse hábito e mude de vida

Planejamento
15 minutos de leitura 08.03.2023
Metas Pessoais: crie esse hábito e mude de vida
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Neste artigo iremos falar sobre metas pessoais. E como elas podem nos ajudar a alcançar os objetivos que temos ao longo da vida com persistência e foco.

Elaborar uma meta pode contribuir de forma positiva em todas as etapas da nossa vida, seja para concluir um curso, aprender uma habilidade nova ou para o nosso controle financeiro. Elas ajudam as pessoas a terem motivação, planejarem com clareza e a alcançarem seus objetivos com mais precisão.

 

As metas servem de guia para muitas pessoas que querem alcançar sucesso pessoal e profissional. Pessoas importantes de diversas áreas da sociedade, usufruem dos benefícios gerados ao se alcançar metas bem estabelecidas. Entre eles, podemos citar o atleta e medalhista Olímpico, Michael Phelps, que, desde novo, mantém o hábito de criar metas. Visto que, em uma entrevista para Expert 2019 XP Investimentos ele fala sobre isso e a importância de manter o foco para chegar ao sucesso.

 

Com planejamento, disciplina e persistência nós podemos bater nossas metas. E nos próximos parágrafos veremos alguns passos para elaborar a meta ideal para você. Mas antes de tudo, vamos entender o conceito de Meta.

 

 

O que é meta?

 

Meta é um planejamento do que você precisa fazer, em determinado espaço de tempo para alcançar aquilo que você deseja. Ela te leva em direção ao seu objetivo final, mas é necessário que você se esforce e tenha dedicação para cumpri-la.

As metas pessoais costumam ser divididas de acordo com o prazo estipulado para que sejam cumpridas.

 

Como é dividido os prazos das metas?

 

Você pode dividir um objetivo que deseja alcançar em várias metas pequenas, o que pode tornar o processo mais fácil de ser realizado. Essas metas, por sua vez, podem ter prazos específicos de acordo com suas complexidades.

 

Existem metas de:

 

  • Curto prazo – podem ser mais simples e mais rápidas, geralmente as que levam semanas ou até um ano para serem cumpridas. Como: começar uma atividade física, fazer uma reserva de emergência, planejar uma viagem de férias.
  • Médio prazo – são um pouco mais complexas e podem levar de um a três anos para serem realizadas. Como: planejar um casamento, trocar de carro, reformar a casa.
  • Longo prazo – tem um alto grau de complexidade e podem levar de cinco anos para mais, a sua realização. Como: a previdência privada, comprar um imóvel, planejar a educação dos filhos.

 

Assim, as metas são um processo que demandam disposição e tempo. E tendo em mente o prazo, que pode ser longo, você tem que estar firme com o objetivo que deseja alcançar.

 

Leia mais: Divisão de salário: como pode ser feito?

 

 

Dicas para elaborar a suas metas pessoais

 

É de conhecimento geral que começar algo novo ou mudar um hábito antigo nem sempre é fácil, e, com as metas, não é diferente. Dito isso, para ajudar quem quer desenvolver o hábito de criar metas, vamos dar algumas dicas:

 

1. Defina a meta com clareza

 

Para manter o seu interesse e motivação, é essencial que a meta seja clara e real. Ela precisa ter significado e propósitos relevantes para estar alinhada com as prioridades da sua vida.

 

2. Planeje como irá realizar

 

Ao longo da meta é possível que apareçam obstáculos, então você tem que estar preparado para essas eventualidades. Demarque as etapas, os recursos e a melhor forma de concluí-la para ter o sucesso esperado.

 

3. Não determine muitas metas de uma vez.

 

Ao cumprir uma meta você necessita de foco e concentração, se você elaborar muitas metas ao mesmo tempo o seu foco será dividido e isso irá prejudicar o seu progresso. Comece com duas metas e monitore seu avanço a cada etapa.

 

4. Dê um prazo a sua meta

 

Quando você determina início, meio e fim para suas metas, elas se tornam mais reais. O prazo estipulado torna possível você avaliar as melhorias que estão ocorrendo e se estão de acordo com o seu planejamento. Além disso, cada pequena vitória direciona sua concentração no objetivo final.

 

5. Tenha persistência

 

Motivação é outro elemento fundamental para começar e dar continuidade nas suas metas. Você tem que acreditar no seu potencial e não se sentir desencorajado pelos possíveis desafios que tenha de enfrentar.

 

Como foi dito, as metas pessoais levam um tempo a se concretizar e têm suas dificuldades. Portanto, seja paciente e tenha persistência!

 

 

Quais são os benefícios de criar e cumprir metas?

 

Ao criar o hábito de elaborar e cumprir suas metas você traz inúmeros benefícios para seu crescimento pessoal. Entre eles, podemos citar o autoconhecimento, motivação, foco, melhoria na produtividade, na tomada de decisões, além do sentimento de realização e tarefa cumprida.

 

Não se esqueça, seja minucioso e objetivo ao formular sua meta. Atente para o prazo, para que ela seja realista, e para que você consiga cumprir as etapas com eficiência e sem perder o foco.

 

O Contas Online pode te ajudar!

 

Como vimos, as metas podem ser usadas em todas as áreas de nossa vida, e principalmente, no controle financeiro. E, hoje, usando a tecnologia a seu favor, você encontra sistemas que te ajudam, com eficácia, a pôr suas metas em andamento.

 

No Contas Online, você conta com um recurso específico para Metas onde você pode traçar seus objetivos financeiros, estipular valores e fazer comparativos. Tudo isso, em um processo prático e simples onde você pode monitorar suas metas financeiras com eficiência e facilidade.

 

Além do mais, com o sistema, você ainda consegue fazer todo controle de suas finanças pessoais e empresariais. E o melhor de tudo é que você pode deixar o sistema do seu jeito, ativando ou não, as funcionalidades que desejar.

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde