Como fazer o planejamento de gastos mensais e sair do vermelho?

Finanças Planejamento
10 minutos de leitura 20.03.2023
Como fazer o planejamento de gastos mensais e sair do vermelho?
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Confira 5 passos de como fazer o seu planejamento de gastos mensais de forma prática, e como o controle financeiro é um aliado neste momento.

Muitos brasileiros sofrem com a falta de dinheiro para momentos de lazer, emergências ou até mesmo para quitar as contas no final do mês e grande parte deste problema vem da falta de planejamento financeiro destas pessoas. De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), no segundo semestre de 2022, quatro em cada dez famílias estavam com o nome negativado, ou seja, o equivalente a mais de 64 milhões de pessoas no país enfrentavam problemas com dívidas. 

 

Se você se encontra em uma destas situações, saiba que o planejamento de gastos mensais talvez seja a melhor solução para os seus problemas. Se ver em um momento de crise não é o fim do mundo, mas é claro, precisamos ter consciência e responsabilidade para conseguirmos sair dessa situação.

 

Ajudaremos você a entender melhor sobre o que é um planejamento financeiro. E também, como fazer o controle dos seus gastos mensais pode ser um importante passo para que enfim, você tome as rédeas da sua vida financeira e atinja suas metas e objetivos. 

 

Confira: Metas Pessoais: crie esse hábito e mude de vida

 

 

Como o controle financeiro pode te ajudar a sair do vermelho?

 

É simples, planejamento é tudo! O controle financeiro te ajuda a não somente organizar suas contas a pagar e a receber, ele te ajuda também a ter uma visão bem mais clara sobre as suas dívidas, sobre o que você precisa quitar a curto e longo prazo. E não é somente de dívidas que estamos falando em organizar.

 

Se você possui diversas receitas ao longo do mês, se trabalha em busca de uma renda extra, consegue também ter tudo isto organizado, de forma a não perder nenhum dinheiro. Mesmo que você tenha um salário fixo, é importante ter tudo anotado para não se perder na organização.

 

Assim, é importante que para além de ter tudo anotado, você saiba exatamente o que precisa pagar e quanto precisa fazer o tal pagamento. A seguir, apresentaremos alguns passos que vão te ajudar a organizar as contas e planejar seus gastos e ganhos mensais.

 

 

Ilustração

 

 

5 passos para você organizar suas contas

 

Como falamos anteriormente, se planejar financeiramente é muito importante para que você enfim consiga sair das dívidas, realizar aquele sonho ou até mesmo juntar algum dinheiro. Afinal, ninguém quer ficar com o nome negativado, ou sem poder aproveitar uma viagem, um bom restaurante ou aquele happy hour com os amigos. Confira o passo a passo abaixo e comece hoje mesmo a fazer o seu controle financeiro.

 

1. Conheça suas receitas

 

Ou seja, saiba exatamente quais são os seus ganhos ao longo do mês, liste todas as suas entradas. Se você tem um salário fixo, é bem mais fácil de conhecer o seu real ganho, mas temos que ter em mente que saber qual é a nossa renda mensal é muito importante. Assim, temos consciência sobre o que podemos fazer/comprar ao longo do mês, e o que temos que evitar.

 

2. Conheça suas despesas

 

Parece óbvio, mas é muito importante ter na ponta do lápis exatamente quais são as suas despesas e dívidas. Ter a listagem delas, com a data de vencimento e valor é essencial para que você consiga ter uma visão geral sobre suas finanças e como dar os primeiros passos para se organizar. 

 

3. Priorize as despesas mais importantes

 

Como uma visão clara sobre quais são suas dívidas ou despesas, você consegue priorizar aquilo que realmente é mais importante ou mais urgente. Sabemos que aluguel, comida, energia são de grande relevância para a sua vida, assim, elenque quais são suas prioridades e o que você precisa pagar primeiro.

 

4. Esteja preparado para surpresas

 

Nem sempre tudo sai como o planejamento, assim, é preciso estar preparado para as diversas situações que a vida pode lhe trazer. Depois das dívidas quitadas, é interessante você ter em mente que uma reserva de emergência é de grande importância para evitar essas surpresas. Às vezes o seu carro precisa de conserto ou há alguma reforma de emergência, e nestes casos, é sempre bom estar preparado. 

 

5. Se organize

 

E por fim, deve-se ter em mente que se organizar não é somente saber “de cabeça” quais são suas receitas e despesas. Você precisa anotar todas elas em um caderno ou planilha, organizar de forma que você consiga ter um fácil acesso e entendimento do que está escrito ali. Isto lhe ajudará a ter mais controle sobre o que gasta e a visualizar também, o que pode ser evitado ou economizado.

 

 

Contas Online

 

Falando em se planejar financeiramente, o Contas Online pode lhe ajudar. Com diversos recursos, o sistema te auxilia na organização das suas receitas e despesas, de forma prática e fácil.

 

Basicamente, você faz o registro das suas entradas e saídas, separando-as por categorias, contas, clientes, entre outros. Temos mais de 20 funcionalidades que você pode utilizar a seu favor. O recurso de Recorrentes, por exemplo, gera automaticamente aquelas contas que você tem todo mês, como aluguel, internet, Netflix e etc.

 

Faça um teste grátis por 14 dias e conte conosco para lhe ajudar nesta jornada!

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde