Gestão Empresarial: O que é e Como Fazer

Gestão
12 minutos de leitura 08.09.2023
Gestão Empresarial: O que é e Como Fazer
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Confira neste artigo dicas úteis para gerir empresas de modo organizado e com planejamento através dos métodos de gestão empresarial.

Conheça todos os detalhes da gestão empresarial e dicas úteis para aplicá-la no seu negócio!

 

A verdade é que não importa o tamanho e o nicho que a sua empresa atua: todo empreendimento precisa de uma boa gestão para o seu crescimento sustentável no mercado de trabalho.

 

De forma simplificada, a gestão empresarial, como o próprio nome sugere, está relacionada com a forma de gerir empresas de modo organizado e com planejamento, aplicando estratégias que visam alcançar os melhores resultados possíveis.

 

Neste artigo, você vai entender porquê esta prática é tão importante e conferir dicas úteis para aplicar na sua empresa. Abordaremos o assunto através dos tópicos a seguir:

 

  • O que é Gestão Empresarial?
  • Quais são os benefícios da gestão empresarial?
  • Quais são os 3 principais tipos de gestão empresarial?
  • Como fazer a gestão empresarial: 3 dicas úteis

 

Continue a leitura!

 

 

O que é Gestão Empresarial?

 

A gestão empresarial, como citamos anteriormente, está relacionada com a forma de gerir todas as áreas de uma empresa de modo organizado e com planejamento, aplicando estratégias e ações que visam alcançar o crescimento sustentável do negócio — desde as mais simples até as mais complexas.

 

Na prática, a gestão empresarial inclui análises e decisões relacionadas com todos os recursos econômicos da instituição, sendo uma tarefa aplicada ao gestor responsável.

 

De forma resumida, podemos dizer que a gestão de empresas é uma tática de condução de negócios a melhores resultados e que não existe uma definição exata para a sua aplicação: cada empresa deve elaborar a sua própria estratégia de crescimento.

 

 

Quais são os benefícios da gestão empresarial?

 

A gestão empresarial é a peça chave para garantir o sucesso e o crescimento do seu negócio.

 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 50% das empresas vão à falência nos primeiros cinco anos por falta de gestão. Dá para imaginar um número tão extenso como esse?

 

Basicamente, é através da gestão empresarial que são elaboradas as estratégias assertivas para que os colaboradores atinjam as suas metas e, como consequência, maximizem o lucro do negócio.

 

Além disso, é através desta gestão que a empresa consegue tomar decisões táticas em momentos de crise — afinal, com o acompanhamento, é possível conhecer a atual situação do negócio e elaborar estratégias de reserva de emergência, por exemplo.

 

 

Ilustração

 

 

Quais são os 3 principais tipos de gestão empresarial?

 

Como falamos anteriormente, cada empresa deve elaborar a sua própria estratégia de crescimento e, por isso, é fundamental conhecer os tipos de gestão que existem.

 

Os três principais aplicados no mercado são:

 

1. Cadeia de valor

 

A cadeia de valor é um método utilizado para verificar regularmente a Vantagem Competitiva da empresa — Vantagem Competitiva, inclusive, é o nome do livro de Michael Porter, economista responsável por cunhar o termo cadeia de valor.

 

Esse tipo de gerenciamento empresarial é justamente gerar valor ao negócio, tomando com base as ofertas que a empresa pode oferecer e identificando cada atividade da instituição.

 

A pergunta que é realizada neste método é:

 

Como a sua empresa pode gerar mais valor aos seus clientes?

 

A partir disso, são traçadas estratégias mais assertivas para potencializar os lucros e atrair novos clientes.

 

2. Ciclo de inovação

 

Outro tipo comum de gestão empresarial é o ciclo de inovação, um modelo que tem como principal objetivo instaurar processos criativos para alcançar determinados objetivos e metas.

 

Aqui, as metodologias ágeis são bastante utilizadas para potencializar a produtividade e, consequentemente, os negócios que apresentarem propostas inovadoras são os que mais vão se destacar no mercado de trabalho.

 

3. Ciclo de Deming

 

O terceiro tipo de gestão empresarial mais comum é o ciclo de Deming, também conhecido como PDCA e é utilizado como acompanhamento das melhorias de forma contínua, a fim de tornar a gestão mais ágil e efetiva.

 

Neste modelo, as atividades são mais acompanhadas e, por se tratar um ciclo, logo quando o primeiro acaba, já é possível começar outro.

 

→ Leia também: Como fazer a gestão financeira de pequenas e médias empresas?

 

 

Como fazer a gestão empresarial: 3 dicas úteis

 

Agora que você já conhece com mais detalhes o conceito de gestão empresarial, seus benefícios e os principais tipos utilizados, é a hora de conferir dicas úteis de como aplicar este método na sua empresa. Vamos lá?

 

Tenha um bom planejamento

 

Pode até parecer uma tarefa simples, mas a verdade é que um bom planejamento é a peça fundamental para que o gestor responsável consiga mapear os pontos fortes e fracos da empresa e, a partir disso, traçar estratégias necessárias para qualquer mudança e o crescimento da instituição.

 

Quer saber mais? Aprenda como fazer um planejamento financeiro estratégico clicando aqui!

 

Utilize indicadores de desempenho

 

Junto com o planejamento, é interessante ter indicadores de desempenho como forma de avaliar o seu negócio — é um instrumento de gestão complementar.

 

Isso pode incluir indicadores de desempenho (KPIs) e a realização de análises regulares para identificar oportunidades de melhoria.

 

Não negligencie o poder da tecnologia!

 

A tecnologia é uma verdadeira aliada quando o assunto é gerenciamento empresarial.

 

É através dela que softwares de gestão e financeiros otimizam processos e automatizam muitas tarefas, diminuindo consideravelmente os erros humanos e deixando o gestor com um tempo extra para realizar tarefas mais importantes.

 

A contabilidade online, por exemplo, pode te auxiliar (e muito!) no dia a dia, economizando tempo e dinheiro e controlando suas contas com facilidade e segurança.

 

→ Veja mais detalhes: Como a tecnologia está revolucionando a contabilidade?

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde