Fluxo de caixa diário: o que é e como implementar?

Gestão
12 minutos de leitura 06.10.2021
Fluxo de caixa diário: o que é e como implementar?
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Entenda como funciona na prática o fluxo de caixa diário e a importância desse recurso para o seu negócio.

O fluxo de caixa diário é um recurso indispensável para as empresas que priorizam a saúde financeira e o crescimento constante do negócio. Neste artigo, você vai entender a definição completa sobre o tema e como implementá-lo em seu estabelecimento.

 

Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura!

 

 

Entenda a definição do fluxo de caixa diário

 

Antes de mais nada, você precisa entender a definição do fluxo de caixa diário.

 

Esse recurso deve ser utilizado principalmente por negócios com muitas movimentações financeiras — lojas de varejo ou supermercados, por exemplo. O acompanhamento é feito desde o início da atividade até o seu encerramento no dia.

 

O fluxo de caixa diário permite que a empresa realize previsões da sua realidade financeira de curto, médio e longo prazos. Afinal, o acompanhamento diário é responsável por facilitar a identificação imediata de sinais de alerta.

 

Caso aconteça alguma falha ou problema, as chances de reverter a situação aumentam consideravelmente.

 

No geral, o caixa diário é composto por:

 

  1. Entradas: Todo o dinheiro que entrou no negócio ao longo do dia;
  2. Saídas: Todo o dinheiro que saiu do negócio ao longo do dia;
  3. Saldo operacional: A subtração das entradas pelas saídas. Ou seja, o saldo disponível do dia, sem levar em conta o valor disponível dos dias anteriores;
  4. Saldo final: Todo o valor que restou no caixa ao fim do dia, ou seja, o somatório do saldo operacional com o inicial.

 

 

A importância do fluxo de caixa diário

 

A principal vantagem do fluxo de caixa diário é a segurança na hora de planejar. Afinal, é por meio desse recurso que o gestor do negócio consegue analisar, calcular e controlar as movimentações futuras.

 

Podemos resumir, então, que fazer o controle de caixa diário é fundamental para a manutenção do negócio.

 

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a falta de controle e planejamento financeiro são os principais fatores que afetam os empreendimentos, trazendo consequências desastrosas para a empresa, inclusive o encerramento das atividades.

 

Além da previsão das atividades, o fluxo de caixa diário traz também outros benefícios para o estabelecimento. Acompanhe:

 

Evita desperdícios

 

Com o controle de caixa diário, é possível planejar e entender as necessidades reais do negócio. Como consequência, fica muito mais fácil descobrir se está havendo ou não desperdício de dinheiro.

 

Aumenta a organização

 

O fluxo de caixa diário permite uma organização mais eficiente. Afinal, o gestor consegue analisar diariamente a situação financeira da empresa.

 

Se o negócio possui contas atrasadas ou dívidas acumuladas, por exemplo, é possível criar ações preventivas para manter tudo em dia.

 

Desenvolvimento de melhorias

 

A partir da previsão e controle de orçamento, fica muito mais fácil determinar as melhorias para o negócio.

 

 

O que acontece se você não fizer o controle de caixa diário?

 

Como já falamos por aqui, o controle de fluxo de caixa diário é essencial para garantir a previsibilidade do faturamento de um negócio, organizar as finanças e, inclusive, antecipar possíveis problemas no dia a dia.

 

Quando uma empresa não faz o controle de caixa diário, o gestor desse estabelecimento não consegue tomar decisões financeiras com base em dados. Afinal, ele não recebe nenhuma informação diária sobre o andamento do negócio e pode se enganar em relação à verdadeira situação financeira da empresa.

 

A partir daí, algumas decisões erradas podem ser tomadas, o que pode resultar em grandes prejuízos financeiros.

 

 

Como pode ser feita a gestão do controle de caixa diário?

 

Agora que você já sabe a importância e necessidade de fazer o controle de fluxo de caixa diário, você pode conferir o passo a passo para realizar essa atividade de forma eficiente.

 

Continue lendo!

 

1.Escolha o formato que será utilizado para acompanhar o fluxo financeiro

 

Em primeiro lugar, é preciso escolher o formato que você irá realizar o controle de caixa diário na sua empresa.

 

O formato mais comum é a planilha, utilizada principalmente em empresas menores.

 

Contudo, esse formato nem sempre é o mais eficiente e livre de erros humanos.

Com a evolução da tecnologia, as empresas têm optado por softwares de gestão financeira — como o Contas Online!

 

 

Ilustração

 

 

2. Separe em categorias as entradas e saídas

 

Para evitar que você se confunda ou perca alguma informação, é importante deixar separado em categorias as entradas e saídas registradas diariamente.

 

Afinal, os dois itens não são da mesma natureza e não podem permanecer na mesma somatória. Caso haja confusão, o resultado diário pode sofrer alterações.

 

3. Registre todas as movimentações

 

Depois que as categorias estiverem definidas, é a hora de registrar esses dados.

 

Documente todas as entradas e saídas durante o dia, independentemente do valor de cada uma. Quanto mais detalhado forem os registros, melhor.

 

4. Identifique o saldo

 

Os saldos operacional e final são dois fatores que você não pode deixar de olhar. Afinal, essa conta é responsável por mostrar ao gestor a quantidade de dinheiro que você tem no caixa no fim do dia.

 

5.Entenda como o lucro é gerado

 

Busque conhecimento sobre o seu negócio e como o lucro é gerado.

 

Em outras palavras, além de registrar todas as entradas e saídas e fazer os cálculos dos saldos totais, é importante entender o que está sendo feito e por que.

 

Por isso, busque conhecimento e fique por dentro dos principais conceitos da contabilidade e o andamento do seu negócio.

 

Conte com a tecnologia!

 

Por mais que algumas empresas ainda utilizam planilhas e trabalhos manuais para o cálculo do fluxo de caixa diário, muitos negócios têm se atualizado e contado com a tecnologia para automatizar o processo.

 

Afinal, o cálculo do caixa diário exige muita atenção e, muitas vezes, podem trazer erros — o que não é benéfico para o seu negócio.

 

Por isso, conte com a tecnologia e com o sistema de gerenciamento online e totalmente personalizável do Contas Online. Aqui, você consegue fazer as suas tarefas com muito mais eficiência e rapidez.

 

Que tal fazer o seu cadastro gratuito?

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde