Open Finance: o que é e quais são os seus benefícios

Finanças
7 minutos de leitura 14.09.2023
Open Finance: o que é e quais são os seus benefícios
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Já pensou se pudesse usar o saldo de um banco por meio de qualquer banco para fazer um pagamento? Veja esse e outros tantos benefícios que esse ecossistema traz a você

O Open finance está ativo há dois anos no Brasil e nesse tempo mais de 18 milhões de consentimentos foram computados e mais de 800 instituições compõem o ecossistema, segundo o Relatório Semestral da Open Finance Brasil. Acredita-se que em breve esse número deva superar os números do pioneiro do sistema.

 

Essa tecnologia de compartilhamento de dados se iniciou na Europa. Foi lançada pelo Reino Unido em 2018, e agora, 5 anos depois, já é possível verificar o impacto positivo que vem causando na economia do país. Principalmente com a ampliação de alternativas de créditos oferecidas aos usuários e a significativa melhoria na gestão financeira tanto de consumidores quanto de pequenas empresas.

 

Entre os países que aderiram à implantação, além do Brasil, podemos citar Estados Unidos, Rússia, Alemanha, Austrália, Índia e Canadá. No vídeo abaixo você vê como foi o processo no Brasil e mais detalhes de como está se desenvolvendo.

 

 

Open Finance implantação no Brasil

 

 

O que é Open Finance?

 

Open Finance, ou Sistema Financeiro Aberto, permite que usuários do SFN - Sistema Financeiro Nacional compartilhem suas informações bancárias entre as várias instituições participantes e autorizadas pelo Banco Central do Brasil de forma padronizada e segura.

 

Esse compartilhamento ocorre por meio da abertura e integração dos sistemas e envolve a movimentação de suas contas bancárias por meio de diversas plataformas sem se prender a aplicativos e sites de bancos específicos. Com transações rápidas e seguras, facilita as operações financeiras dos clientes.

 

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre o Sistema Financeiro Nacional

 

 

O Open Finance funciona como?

 

Com o Open Finance os usuários passam a ter autonomia de seus dados, sendo capazes de decidir quais informações querem compartilhar com esta ou aquela instituição. Dessa forma, os bancos que as detêm precisam repassar esses dados solicitados, mas somente mediante a permissão do correntista.

 

O objetivo desse processo é inovar e aumentar a eficiência do SFN, além de estimular a competitividade. Logo, possibilita a oferta de melhores produtos e serviços personalizados a clientes das concorrentes com taxas ou tarifas mais atrativas.

 

Estão integrados a esse ecossistema: as instituições de pagamento, os bancos, cooperativas de crédito, entre outras. A seguir temos alguns dos dados que podem ser compartilhados, são eles:

 

  • Dados cadastrais (nome, CPF/CNPJ, celular)
  • Produtos e serviços (empréstimo pessoal, financiamento, crédito contratado)
  • Transações (contas corrente, cartões, faturamento)

 

 

 

Saiba mais: Como se preparar para fazer um Financiamento ou Consórcio?

 

Etapas do compartilhamento:

 

Para ser efetivo, o cliente passará por três etapas, que estão alinhadas à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). São etapas necessárias para autenticar o compartilhamento de dados. As etapas são:

 

  • Consentimento - selecionar os dados que serão acessados e o período de duração.
  • Autenticação - junto à instituição onde os dados estão.
  • Confirmação - que realmente deseja compartilhar os dados.

 

O consentimento tem uma finalidade determinada, então ele precisa ser bem claro e objetivo, para não ocorrerem equívocos. Além disso, há prazos específicos para cada uma dessas finalidades, porém nenhum deles pode ultrapassar 12 meses.

Importante lembrar que se for necessário alterar a finalidade ou os dados referentes, será necessário um novo consentimento por parte do cliente.

 

Na prática:

 

Ao optar pelo Open Finance você poderá fazer o pagamento de qualquer instituição financeira, sem ter a necessidade de fazer um Pix ou transferência de uma conta para outra, basta selecionar de qual conta o dinheiro será debitado.

 

 

Pagamento possível de qualquer instituição integrada

 

 

Quais os benefícios do Open finance?

 

Ter em um único lugar todas as suas contas e seus respectivos saldos, pode facilitar consideravelmente o controle de suas finanças. Ter um controle financeiro juntamente com o Sistema Financeiro Aberto pode fazer a diferença na hora de monitorar seu ciclo financeiro.

 

 

Gerenciamento de informações integradas de um só lugar

 

 

Além disso, é possível verificar onde os seus recursos irão render mais, seja em banco digital ou fintechs onde o dinheiro rende mesmo na conta-corrente.

 

Citando os benefícios, temos:

 

  • Autonomia do cliente - você decide quando e com quem será compartilhado os seus dados
  • Segurança - ambiente 100% seguro monitorado pelo Banco Central
  • Privacidade - é necessário seu consentimento para compartilhar
  • Simples e prático - você escolhe a hora e o lugar que deseja compartilhar
  • Compartilhamento gratuito - são seus dados e você pode compartilhar de forma gratuita com quem desejar

 

Segurança

 

Aprofundando um pouco mais na segurança, como foi dito, o Banco Central regulamenta e supervisiona as transações. Assim, para que tudo funcione da melhor maneira sem causar riscos para nenhum das partes envolvidas, existem algumas responsabilidades e regras que são exigidas daqueles que oferecem o produto.

 

É imprescindível que as instituições sigam as regras de segurança cibernética, as regras de responsabilidade, como prestar informações claras, objetivas e transparentes aos clientes. Além de oferecer um serviço preciso, com agilidade e conveniência.

 

 

Open Finance e Open banking

 

Com o Open Banking, as informações compartilhadas incluíam apenas os serviços e produtos financeiros tradicionais. Com Open Finance as opções estão sendo ampliadas, passando a incluir dados de produtos e serviços diferentes, como de câmbio, capital, investimentos, previdências e seguros.

 

 

Ilustração

 

 

Conclusão

 

O objetivo desse ecossistema é proporcionar às instituições a possibilidade de entender o comportamento do consumidor conforme suas operações financeiras, de forma prática e rápida. Desse modo, há a possibilidade de aumentar a competitividade entre elas ao oferecer produtos e serviços adequados a cada correntista.

 

Com a supervisão do Banco Central e as medidas de segurança, serviços melhores são apresentados aos clientes, visando a excelência e eficiência do mesmo. A entrega da qualidade aumenta a credibilidade e assim é possível aumentar o número de pessoas interessadas em aderir.

 

O controle financeiro beneficia na totalidade o SFN de um país. Já que ele viabiliza a responsabilidade com as suas economias no geral. Uma pessoa com o seu controle financeiro em dia, sabe exatamente quanto ganha e quanto sai do seu bolso.

 

Tendo essa consciência a respeito do seu fluxo de caixa, torna-se bem mais fácil, dividir os recursos e se preparar para o futuro, seja realizar uma viagem, um aniversário, ou lidar com uma emergência.

 

O Open Finance juntamente com o controle financeiro podem impulsionar a sua independência financeira, além de ajudar a melhorar a economia de um país. A seguir veremos uma ótima ferramenta que te auxilia a monitorar suas receitas e despesas.

 

 

Contas Online

 

O Contas Online é um sistema de controle financeiro que visa auxiliar a pessoa física ou jurídica a cuidar de seu fluxo de caixa de uma maneira saudável e simples. O sistema conta com inúmeras funcionalidades para darem apoio ao seu controle.

 

Com ele é possível categorizar, gerar relatórios, traçar metas, importar ou exportar registros, além de vários outros recursos. Para conferir tudo o que o sistema tem a oferecer, faça um teste grátis por 14 dias e diga adeus ao descontrole.

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde