Empréstimo Pessoal: Como se preparar para não afetar sua saúde financeira

Finanças Gestão Planejamento
12 minutos de leitura 23.02.2023
Empréstimo Pessoal: Como se preparar para não afetar sua saúde financeira
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Vamos apresentar alguns fatores importantes que envolvem a contratação de empréstimo. Assim, caso precise fazer um, tenha em mente as responsabilidades financeiras que eles trazem.

Conheça os prós e contras ao contratar um empréstimo, e veja como o planejamento influencia positivamente no controle financeiro das pessoas.

 

Segundo o Relatório de Estabilidade Financeira, de novembro de 2022, do Banco Central do Brasil, o mercado de empréstimos tem aumentado significativamente nos últimos anos. Ele sofreu uma guinada em dezembro de 2019 à junho de 2020, em razão do Covid-19, onde muitas famílias tiveram que recorrer a empréstimos para suprir ou complementar sua renda durante a pandemia.

 

Mas mesmo após esse período os números não diminuíram ou estagnaram. Segundo os dados, entre junho de 2017 e junho de 2022, período que compreende a pesquisa, os empréstimos aumentaram em 20%. A previsão para este ano é que mantenha o aumento gradativo.

 

Um dos motivos que mais levam as pessoas a buscarem um empréstimo, no Brasil, é quitar dívidas. Mas, muitas das vezes, ele traz mais problemas do que a solução.

 

A falta de um controle financeiro pode te prender a parcelas sem fim e causar uma quebra significativa em suas finanças. Mas antes de entrarmos com mais detalhes sobre esse assunto, vamos entender um pouco sobre o empréstimo.

 

 

O que é o empréstimo?

 

Empréstimo é uma linha de crédito (ou valor) que as instituições financeiras te concedem desde que, é claro, você pague juros sobre esse valor. Há diferentes tipos de empréstimos sendo oferecidos por essas instituições e grande parte deles com altas taxas de juros que, a longo prazo, não compensam o alívio momentâneo do seu bolso.

 

Por que os bancos cobram taxas de juros tão altas?

 

Conceder empréstimos é uma vantagem que nenhuma instituição financeira quer perder, sobretudo com o lucro que essas transações de spread bancário geram. As taxas de juros sofrem influência de vários fatores internos e externos às instituições financeiras.

 

Os fatores internos geralmente envolvem, histórico financeiro do solicitante, risco de crédito, competição com outras instituições, e entre os fatores externos podemos destacar a economia global, os cenários políticos nacional e internacional, política monetária, hábitos de consumo da sociedade, e a inflação.

 

 

O que leva uma pessoa a contratar um empréstimo?

 

Com a facilidade e rapidez proporcionadas pelo avanço da tecnologia, obter um empréstimo se tornou algo simples. Basta fazer algumas movimentações pelo celular, tablet ou computador e você consegue pedir um empréstimo e ser aprovado. Além de que, o dinheiro cai na sua conta imediatamente, tudo isso, em pouquíssimo tempo. O que o torna ainda mais atraente. Além dessa praticidade, outras razões comuns que levam uma pessoa a optar por um empréstimo, são:

 

  • Compra de um imóvel;
  • Compra de um automóvel;
  • Fazer uma reforma;
  • Financiar viagens;
  • Quitar dívidas.

 

De fato, ele pode até ser considerado como uma solução para uma parte significativa dessas razões, se a pessoa estiver preparada. Mas, caso não esteja, as responsabilidades financeiras geradas podem ser bem prejudiciais à saúde financeira.

 

Assim, como evitar sair prejudicado?

 

O principal é se planejar, traçar um objetivo e ver qual a melhor maneira de proceder. Ao decidir contratar um empréstimo, você tem que estar atento:

 

  • Ao propósito do empréstimo: refletir se é realmente necessário, se vai ajudar ou piorar a situação
  • Às taxas de juros: escolha um empréstimo com taxas que você possa pagar, para não se cobrir em mais dívidas.
  • As condições de pagamento: a quantidade de parcelas que serão geradas, os juros que somarão a cada uma delas.
  • Aos custos adicionais: como as tarifas, taxas de aberturas de cadastros, etc.
  • Ao período de pagamento: atenção aos prazos, datas de vencimento, um atraso no pagamento pode gerar juros sobre juros.

 

Um empréstimo já é um contratempo suficiente para que você decida dobrá-lo, então evite fazer outros empréstimos se já dispõe de um!

 

 

Como o Contas Online pode te ajudar?

 

Como vimos, o empréstimo se torna um aborrecimento caso você não esteja preparado para as consequências financeiras que ele eventualmente trará. Estando ciente disso, impactos negativos ao seu financeiro podem ser evitados, para tal, é importante que sempre reveja e monitore seus gastos.

 

E nisso, o Contas Online é um importante aliado.

 

Com o Contas Online, um sistema de controle financeiro, você tem as ferramentas necessárias para que você possa ter uma melhor dimensão dos valores que entram ou saem do seu bolso.

 

Nele você faz os seus lançamentos de despesas e receitas, para assim monitorar, rever e controlar suas finanças. Dentre os recursos do sistema você poderá emitir relatórios detalhados a partir desses lançamentos, de acordo com centro de custos. Assim, você terá uma previsão analítica, podendo adotar algumas medidas cautelosas no seu fluxo de caixa.

 

Planejar é fundamental para quem espera resultados duradouros, não só nas finanças, como também em todos os outros aspectos da vida. Desta maneira, o Contas Online te ajuda a manter sua saúde financeira em dia. Se você se prepara, você não se desespera.

 

Para mais funcionalidades e recursos entre no site do Contas Online e teste grátis por 14 dias.

 

 

Ilustração

 

 

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde