Crédito Rotativo: o que é, como funciona e porque evitar cair nele

Finanças Gestão
15 minutos de leitura 19.06.2023
Crédito Rotativo: o que é, como funciona e porque evitar cair nele
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Neste artigo você fica sabendo sobre tudo a respeito do Crédito Rotativo e como pode ser uma grande furada você pagar o valor mínimo da sua fatura sem ter certeza de poder quitá-la no próximo mês.

Já levou susto com o valor da fatura? Ficou tentado a quitar somente o pagamento mínimo indicado? Já fez isso? Se fez, provavelmente teve um leve ou considerável arrependimento.

 

Majoritariamente esse é o sentimento que o Crédito Rotativo costuma trazer no mês seguinte para os desavisados que acham um bom negócio pagar somente o valor mínimo. Mas esteja ciente, caro leitor, o restante da fatura sempre chega.

 

Segundo o Mapa da Inadimplência no Brasil realizado pelo Serasa em Abril de 2023, 31,61% dos inadimplentes entrevistados, adquiriram suas dívidas em Bancos ou com Cartões de Crédito. Muitas pessoas não têm conhecimento dos valores e taxas cobradas caso atrase uma fatura ou parcela nessas instituições, e a falta desse conhecimento pode sair muito caro para o bolso desavisado.

 

Pensando nisso, neste artigo você vai se informar sobre o rotativo, aquele que pode virar um pesadelo real na vida daqueles que atrasam a fatura do cartão. Siga lendo e fique avisado.

 

 

O que é Crédito Rotativo?

 

O rotativo nada mais é do que o pagamento do valor mínimo da sua fatura do cartão de crédito. Cada banco determina um valor mínimo, e se você escolhe pagar ele em vez do total da fatura, você cai no rotativo.

 

Isso significa que o restante da fatura acaba se tornando um empréstimo e fica para o próximo mês. Até 2017 não tinha um limite para quantos meses seguidos a pessoa podia ir para o rotativo. Então, as faturas iam se acumulando sem fim e a pessoa se via enterrada em dívidas do cartão sem sinais da luz do sol.

 

Com a nova medida restritiva criada pelo Banco Central e aprovada em 2017 pelo Conselho Monetário Nacional(CMN) o limite de crédito rotativo no cartão não pode passar de 30 dias. O objetivo foi tornar a operação menos arriscada e diminuir os números de inadimplentes.

 

 

Ilustração

 

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre Cartão de Crédito

 

 

Como funciona o crédito rotativo?

 

Vez ou outra um aperto nas finanças acontece, principalmente quando a pessoa não fiscaliza seus gastos, o orçamento aperta e quem tem cartão de crédito acaba sofrendo um pouco mais por conta da fatura, o que é o caso de Mariana.

 

A seguir veremos o passo a passo até rotativo, seguindo o exemplo de Mariana. Ela que adora fazer uma comprinha, usa seu cartão de crédito para tudo, principalmente para parcelar tudo o que pode. O que ela não atenta é que de comprinha em comprinha o valor da fatura no mês pode vir bem alto. E foi o que aconteceu, veja a seguir:

 

1- Fatura

 

A fatura é um documento onde estão registradas todas as compras feitas no cartão do titular, tanto físico como digital. Além das compras é possível encontrar as formas de pagamento como valor total, o mínimo e o parcelamento, além de informações sobre os juros que serão cobrados em cada uma delas.

Quando a Fatura de Mariana chegou ela levou um susto, ela não estava preparada para o valor ali apontado. Inclusive o valor é muito acima do dinheiro que ela tem disponível para quitar a dívida do cartão. Antes de se entregar ao pânico, porém, ela nota que tem como realizar o pagamento mínimo. Que alívio! Mas, será mesmo?

 

2- Pagamento mínimo

 

Como vimos, o pagamento mínimo é o valor mínimo estipulado pelo banco para que Mariana possa pagar um percentual da sua fatura sem virar inadimplente. Ela pode pagar esse mínimo ou um valor entre ele e o total. No entanto, esse pagamento parcial não libera o limite do cartão e ela cai no rotativo automaticamente.

 

3- Rotativo

 

Ao cair no rotativo um combo de taxas vem junto, os juros do próprio rotativo, como também a cobrança de IOF - Imposto sobre Operações Financeiras. E foi aqui que Mariana dançou, os juros rotativos são os mais altos do mercado.

Se ela não possuir o dinheiro para pagar o restante da fatura no próximo mês, além dos juros contabilizados, ela terá que buscar junto ao banco outras formas de sanar essa dívida. As outras opções podem envolver tanto um parcelamento da fatura, quanto contratar outro empréstimo.

 

4- Parcelamento da Fatura

 

O parcelamento da fatura também contém taxas atreladas a ele, não são tão elevadas, mas ainda sim tiram um percentual significativo do seu bolso. O limite de crédito em ambos os casos continua comprometido enquanto você não realizar o pagamento total.

 

Ao optar pelo parcelado fique atento ao número de parcelas, aos prazos e também aos juros envolvidos. O valor das parcelas será adicionado às demais faturas para serem quitados juntos.

 

 

Quais são as taxas de juros do Crédito Rotativo?

 

Como foi dito, as taxas de juros do crédito rotativo estão entre as mais altas. Abaixo segue a relação de alguns bancos e o valor percentual de suas taxas mensais e anuais. No Relatório de Taxa de Juros do Banco Central, você encontra todos os bancos listados e suas respectivas taxas.

 

 

Fonte: Banco Central

 

 

Riscos do Crédito Rotativo

 

Antes de cogitar fazer o pagamento somente do mínimo é bom levar em consideração os fatores de influência, tomar uma decisão consciente dos ganhos e perdas te deixa preparado para lidar com as possíveis consequências negativas da sua escolha.

 

Os riscos que podem estar envolvidos são:

 

 

Como sair do rotativo?

 

  • Controle os gastos do seu cartão de crédito, ou evite fazer mais compras.
  • Tenha conhecimento sobre o valor real da sua dívida.
  • Tente uma negociação com a instituição financeira, seja para diminuir os juros ou obter um desconto.
  • Faça um planejamento financeiro

 

Saiba mais: Como fazer o planejamento de gastos mensais e sair do vermelho?

 

 

Conclusão

 

Você deve utilizar o crédito rotativo somente em casos de último recurso. É aconselhável que você tenha certeza de que terá o dinheiro para pagar o restante da fatura no próximo mês, caso contrário, os juros do rotativo, do parcelado e também dos impostos farão você pagar três vezes o valor do restante da sua fatura.

 

Absolutamente ninguém quer cair nessa furada, inclusive Mariana que aprendeu do jeito mais difícil que pagar o mínimo pode parecer uma boa ideia a princípio, mas depois vira um verdadeiro rombo na carteira.

 

Então, fique atento às compras no seu cartão de crédito, não deixe de ter o controle e o conhecimento sobre todas as suas contas e o que virá na fatura. Um jeito fácil e simples de não se perder em meio aos boletos é ter um sistema de gestão financeira.

 

Já conhece o Contas Online? Não? Então é sua hora de conhecer e usufruir das maravilhas que esse sistema pode trazer para sua vida financeira.

 

 

Contas Online

 

O Contas Online possibilita deixar o controle de suas finanças mais leve e simples, com recursos e funcionalidades úteis na gestão eficiente de todas as suas despesas e receitas.

 

Nele você pode monitorar suas Contas Bancárias, seus Cartões de Crédito e assim não só evitar entrar no rotativo como também ter a oportunidade de economizar e aumentar o seu patrimônio.

 

Com a funcionalidade Cartões de Crédito, você fica de olho na sua fatura, no seu limite de crédito, bem como nas datas de vencimento e fechamento do seu cartão. Além disso, você pode programar para receber e-mails para não atrasar uma mísera conta que seja.

 

Venha, cadastre-se e faça um teste de 14 dias grátis no Contas Online.

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde