Empresa Inapta: O que significa e como regularizar seu CNPJ

Finanças Gestão
19 minutos de leitura 27.10.2023
Empresa Inapta: O que significa e como regularizar seu CNPJ
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Entenda o que significa ter uma Empresa Inapta e o passo a passo completo para regularizar o seu CNPJ e retomar os negócios!

Entenda o que significa ter uma Empresa Inapta e confira o passo a passo completo para regularizar o seu CNPJ e retomar os negócios!

 

Existem algumas situações que podem desafiar a vida e a rotina do empreendedor, como o CNPJ inapto que, em muitos casos, podem nos pegar despreparados.

 

De forma resumida, uma empresa inapta é aquela que perdeu a sua regularidade perante os órgãos fiscais e tributários.

 

Neste artigo, exploraremos o significado dessa situação e apresentaremos os passos necessários para regularizar o CNPJ e garantir a legalidade e continuidade das operações empresariais.

 

Falaremos sobre o assunto através dos tópicos abaixo:

 

  • O que é empresa inapta?
  • O que torna um CNPJ inapto?
  • Quais são as consequências de um CNPJ inapto?
  • Qual a diferença entre CNPJ inapto e CNPJ inativo?
  • Como regularizar uma empresa inapta?
  • Quais os prazos para a regularização da empresa junto a Receita Federal?
  • Dúvidas frequentes sobre CNPJ inapto
  • Outras situações cadastrais do CNPJ

 

Continue a leitura!

 

 

O que é empresa inapta?

 

Antes de falarmos sobre o significado de empresa inapta, precisamos reforçar o conceito de CNPJ e a importância deste número. Vamos lá?

 

De forma resumida, o CNPJ, sigla para Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, trata-se de um número registrado pela Receita Federal durante a abertura de uma empresa, permanecendo o mesmo durante toda a trajetória desse negócio.

 

No site do governo, é possível que qualquer pessoa que tenha em mãos o número do CNPJ acesse gratuitamente os dados da empresa e verifique a situação cadastral da mesma.

 

Para emitir e manter o documento, então, existem algumas regras básicas, como a declaração do Imposto de Renda e outras obrigações fiscais.

 

Basicamente, o status de CNPJ inapto nessa situação cadastral, conhecido também como empresa inapta, indica que o cadastro desse negócio junto à Receita Federal não está regular. Essa condição, portanto, impede que a empresa realize uma série de atividades comerciais e pode resultar em consequências significativas.

 

Segundo o art. 41 da Instrução Normativa RBF nº. 1863/2018, o CNPJ inapto acontece quando a empresa:

  • Omite declarações e demonstrativos de renda em um espaço de 2 anos-calendários consecutivos;
  • É defina como não localizada;
  • Possui irregularidades em operações do comércio exterior.

 

 

O que torna um CNPJ inapto?

 

Como você leu no tópico anterior, a empresa torna-se inapta quando, principalmente, omite declarações e demonstrativos de renda em um espaço de 2 anos-calendários consecutivos. Mas você sabe quais documentos são esses?

 

Confira os principais:

 

  • Declaração Anual Simplificada do Microempreendedor Individual (DASN-MEI, para quem é MEI);
  • Declaração Simplificada de Pessoa Jurídica (DSPJ);
  • Declaração de Créditos e Débitos Tributários (DCTF);
  • Escrituração Contábil e Fiscal (ECF);
  • Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP).

 

Além disso, situações como falta de regularização cadastral, problemas com documentação e débitos fiscais em abertos também podem ocasionar no CNPJ inapto.

 

→ Leia mais: Quais são as obrigações fiscais e contábeis de uma empresa?

 

 

Quais são as consequências de um CNPJ inapto?

 

As consequências de um CNPJ inapto são significativas e podem afetar a empresa de diversas maneiras. De forma geral, a instituição fica impedida de realizar algumas ações consideradas essenciais no dia a dia do empreendedor.

 

O primeiro efeito é o impedimento da abertura de um CNPJ e a responsabilização dos sócios, como pessoa física, pelos débitos e cobranças da empresa.

 

Além disso, todas as notas fiscais ou documentos emitidos pelo negócio são considerados nulos — não sendo permitidas, então, compras de fornecedores, venda de produtos, prestação de serviços, entre outros.

 

Por fim, uma empresa inapta também fica impedida de realizar transações financeiras e participar de processos licitatórios.

 

 

Ilustração

 

 

Qual a diferença entre CNPJ inapto e CNPJ inativo?

 

Muitos empreendedores confundem os termos CNPJ inapto e CNPJ inativo, mas é essencial reforçar que, apesar de terem nomes parecidos, eles não são a mesma coisa.

 

Como citamos anteriormente, uma empresa inapta é aquela que não apresentou declarações de contabilidade de demonstrativos por 2 anos-calendário consecutivos, ou seja, teve o seu registro suspenso devido a irregularidades fiscais.

 

Por outro lado, um CNPJ inativo é aquele que passa um determinado período sem movimentação, ou seja, sem atividades financeiras, operacionais, não operacionais e patrimoniais.

 

Ao contrário do primeiro exemplo, no CNPJ inativo a empresa está com a sua situação regular perante a Receita Federal.

 

 

Como regularizar uma empresa inapta?

 

Basicamente, para regularizar a situação do seu CNPJ, basta entregar as declarações que estão faltando ou comprovar a entrega, em casos de declarações feitas e que não constam nos registros da Receita Federal.

 

Nesse sentido, o passo a passo básico é:

 

1. Descubra quais são as pendências

 

O primeiro passo é identificar as pendências que levaram à inaptidão da empresa. Isso geralmente envolve a verificação de débitos fiscais e a falta de entrega de obrigações acessórias, como as declarações, por exemplo.

 

Essa etapa pode ser realizada consultando o site da Receita Federal, com o auxílio de um contador ou acessando o Portal do Simples Nacional, se for o caso.

 

2. Providencie a documentação

 

Uma vez identificadas as pendências, é importante reunir toda a documentação necessária para regularizar a situação da empresa — isso pode incluir a atualização de cadastros, a correção de informações incorretas e a preparação de documentos que comprovem a regularização fiscal e contábil do negócio.

 

3. Pague os débitos em atraso

 

Por fim, uma parte crucial do processo de regularização é o pagamento dos débitos em atraso.

 

Esse processo envolve quitar os impostos em atraso, as multas e os juros acumulados, bem como acordos de parcelamento, se aplicável.

 

Nesse caso, certifique-se de estar em dia com todas as obrigações financeiras perante os órgãos governamentais.

 

 

Além da entrega dos documentos atrasados, há multas para essas aplicações, podendo o valor variar de acordo com o tipo de negócio e situação fiscal.

 

Portanto, recomendamos que você consulte um contador ou profissional responsável para realizar o preenchimento e envio das declarações omissas, certificando que todos os documentos que faltavam serão entregues de forma correta, agilizando o processo de regularização.

 

Após seguir todos esses passos, é importante manter a empresa em conformidade para evitar futuras inaptidões.

 

 

Quais os prazos para a regularização da empresa junto a Receita Federal?

 

No geral, os prazos para a regularização de uma empresa inapta junto à Receita Federal podem variar dependendo da causa da inaptidão e da legislação vigente.

 

Em alguns casos, a empresa pode ser regularizada imediatamente após o pagamento de débitos pendentes, enquanto em outras situações, pode ser necessário cumprir determinados procedimentos que exigem mais tempo.

 

Independentemente do motivo, é fundamental consultar a própria Receita Federal ou um contador para obter informações específicas sobre os prazos para o seu negócio.

 

 

Dúvidas frequentes sobre o CNPJ inapto

 

Uma empresa inapta pode funcionar?

 

De forma resumida, uma empresa inapta não pode cumprir com as suas atividades regulares enquanto estiver nessas condições.

 

Nesse sentido, o negócio não pode emitir notas fiscais, participar de licitações, obter financiamentos ou créditos, além de poder enfrentar multas e outras penalidades.

 

Empresa inapta pode emitir nota fiscal?

 

Muitos empreendedores com a empresa inapta têm dúvidas sobre a emissão de notas fiscais. Contudo, seguindo a resposta anterior, o negócio é impossibilitado de emitir notas fiscais até que a sua situação seja regularizada.

 

Quanto tempo uma empresa pode ficar inapta?

 

O limite para regularização da empresa inapta é de 5 anos.

 

Caso o negócio não regularize sua situação nos cinco exercícios subsequentes, o CNPJ será extinto.

 

 

Ilustração

 

 

Outras situações cadastrais do CNPJ

 

Como você leu neste artigo, é possível que qualquer pessoa que tenha em mãos o número do CNPJ acesse gratuitamente os dados da empresa e verifique a situação cadastral da mesma no site da Receita Federal.

 

Nesse sentido, um negócio pode se encontrar em cinco situações:

 

  • CNPJ Ativo: CNPJ regular, sem problemas judiciais ou débitos em aberto;
  • CNPJ Suspenso: quando alguma obrigação fiscal ou jurídica não foi cumprida;
  • CNPJ Baixado: quando a empresa foi fechada pelo empreendedor ou está há 5 anos-calendário consecutivos sem apresentação de informações jurídicas e fiscais;
  • CNPJ Nulo: quando há inconformidade de dados, suspeita de fraudes, duplicidade na Inscrição Municipal ou Estadual, entre outros;
  • CNPJ Inapto, como foi explicado neste artigo.

 

 

Agora que você já sabe o que é empresa inapta e como regularizar o seu CNPJ, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais?

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde