Como montar um planner financeiro de forma fácil

Finanças Gestão
18 minutos de leitura 06.07.2022
Como montar um planner financeiro de forma fácil
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Saiba como montar um planner financeiro de forma simples e eficaz e organize todas as suas finanças pessoais e empresariais.

Planejamento é essencial em diferentes instâncias da nossa vida, seja para organizar uma viagem, a casa, a rotina de trabalho ou até mesmo os serviços de uma empresa. Quando se trata de finanças, sejam pessoais ou empresariais, o planejamento é ainda mais importante.

 

É muito comum que as pessoas cheguem à idade adulta sem saber exatamente como lidar com as suas finanças. Como consequência, acabam lidando com problemas como dívidas, atrasos no pagamento e até mesmo a insatisfação pessoal.

 

Organizar os seus gastos irá te trazer equilíbrio financeiro e mais tranquilidade, além de te deixar ainda mais próximo de atingir seus objetivos.

 

Neste artigo, vamos mostrar para você como desenvolver o hábito de organizar as suas finanças através de um planner financeiro. Continue a leitura e aprenda a aplicar a ferramenta no seu dia a dia com passos simples e práticos!

 

 

O que é planejamento financeiro?

 

Também conhecido como planner financeiro, o planejamento, como o próprio nome indica, está relacionado ao plano de finanças pessoais e ao mapeamento dos seus gastos, ganhos e demais compromissos financeiros.

 

Basicamente, o planejamento financeiro auxilia a fazer um melhor controle das contas em um determinado período, além de possibilitar a tomada de decisões mais assertivas sobre as suas finanças.

 

Com ele, você organiza o seu dinheiro para que possa ser utilizado da melhor maneira possível, evitando atrasos e gastos desnecessários.

 

Na prática, o planner financeiro funciona como uma espécie de mapa, localizando toda a sua renda e despesas e até mesmo onde você precisa se organizar melhor. Em resumo, é uma excelente estratégia para lidar melhor com o seu dinheiro.

 

E por que o planejamento financeiro é tão importante?

 

Sabemos que ninguém tem o objetivo de viver com dívidas, contas atrasadas e problemas financeiros. A grande questão é a dificuldade da maioria das pessoas em colocar em prática todos os conceitos sobre educação financeira, principalmente o controle de orçamentos e como lidar com imprevistos.

 

O planejamento financeiro vai aumentar a sua qualidade de vida por permitir que você faça planos com o seu próprio dinheiro e conquiste a sua independência financeira. Aqui, vai muito além de fechar o mês com o dinheiro na conta: contar com a ajuda de um planner e uma boa organização financeira permite que você trace metas assertivas e conquiste ainda mais os seus objetivos.

 

 

Controle da vida financeira

 

Muitas pessoas não tiveram acesso a educação financeira e, por isso, o tema pode ser bastante sensível — mas não impossível!

 

Para começar a organizar as suas finanças e controlar o orçamento, existem algumas perguntas importantes que você deve se fazer. Acompanhe:

 

1. O que eu quero conquistar?

 

Essa primeira pergunta é essencial para te ajudar a definir metas e objetivos para a sua vida pessoal e profissional.

 

Estabelecer o que você quer e precisa conquistar a curto, médio e longo prazo vai te auxiliar a definir as suas prioridades e, com isso, fica muito mais fácil perceber quais são os pontos que exigem mais atenção no seu orçamento.

 

Aqui, não existe um tema em específico. A sua conquista pode ser desde comprar uma roupa, fazer uma viagem ou até mesmo comprar uma casa ou carro.

 

2. O que é importante para mim?

 

Você não precisa abdicar de tudo na sua vida para conquistar um objetivo. Uma das grandes dicas para uma organização financeira é ter consciência e bom senso dos seus gastos.

 

Por isso, se inclua no seu planner financeiro para que você curta também o processo.

 

Leia mais: Orçamento pessoal: o que é e como fazer o seu

 

3. Por que investir em um planner financeiro?

 

Ter em mente os motivos que te levam a planejar a sua vida financeira é essencial para continuar o processo e manter a sua motivação.

 

Como já citamos neste artigo, organizar os seus gastos vai permitir que você tenha uma vida muito mais tranquila e controlada.

 

 

Ilustração

 

 

Como fazer um planejamento financeiro pessoal incrível e organizar sua vida financeira

 

Agora que você já entendeu toda a importância do planejamento financeiro para a sua rotina, é a hora de aprender a montá-lo.

 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, planner e agenda não são a mesma coisa. O primeiro conta com uma versão totalmente otimizada, versátil e completa, sendo muito mais fácil organizar os seus compromissos e manter um calendário.

 

Com tantas vantagens da ferramenta, nada melhor do que aprender como montar um planner financeiro. Veja o passo a passo que preparamos para você:

 

1. Defina o formato do seu planner

 

Em primeiro lugar, você deve optar pelo planner digital ou impresso.

 

Enquanto o primeiro oferece mais flexibilidade e mais agilidade para se organizar e escrever

todo o orçamento, a segunda opção oferece maior liberdade para personalização.

 

Seja qual for a sua escolha, é possível encontrar diversos modelos e opções em lojas físicas, como papelarias e livrarias, ou até mesmo templates gratuitos na internet.

 

2. Priorize uma temática

 

Na hora de montar um planner financeiro, é muito importante ter em mente a temática da organização: é o seu trabalho que precisa do planejamento? Você precisa para atividades pessoais, estudos ou compromissos?

 

É claro que, em algum momento, essas tarefas serão mescladas. Contudo, dependendo da quantidade e importância dos itens, a dica é possuir um material para cada frente para não misturar as suas finanças pessoais e empresariais.

 

Caso você não queira investir em dois planners, você pode optar por separá-lo em duas partes, utilizando etiquetas ou demarcações da sua preferência.

 

3. Monte as visões

 

Depois que a temática do seu planner já estiver estabelecida, é a hora de organizar o formato das páginas.

 

Por ser uma ferramenta de organização pessoal, não existe uma regra específica: defina a melhor opção para organizar as atividades da sua rotina pessoal ou de trabalho.

 

Você pode optar por planners semanais, mensais (os mais próximos das agendas), anuais ou até mesmo os não datados (geralmente utilizados para anotações e listas). Como citamos, um dos grandes benefícios da ferramenta é a possibilidade de personalização!

 

4. Registre todas as informações

 

A ideia de um planner financeiro é justamente deixar todos os seus planos escritos (ou digitados) para não esquecer.

 

Com o formato das páginas já montado, é a hora de dividir as suas metas e compromissos. Anote tudo: reuniões de trabalho, datas de pagamento, contas a pagar etc.

 

Depois disso, é possível enxergar o tamanho real que os seus compromissos têm, sendo muito mais fácil observar onde há desperdício de tempo ou dinheiro.

 

5. Invista em cores e símbolos

 

Uma das grandes vantagens de um planner é a sua característica visual, permitindo que seja muito mais fácil encontrar algum compromisso ou até mesmo problema nos seus gastos.

 

Dessa forma, invista em cores e símbolos que chamem a sua atenção e que sejam capazes de levar os seus olhos a palavras-chaves ou a itens de maior prioridade.

 

Caso você escolha a opção do planner impresso, você pode optar pelos post-its de diferentes formatos e tamanhos, além de canetas coloridas ou adesivos. No caso dos planners digitais, a própria ferramenta ou template conta com tags e símbolos que vão te auxiliar a deixá-lo ainda mais visual.

 

6. Respeite a sua rotina

 

Mais importante do que montar um planejamento financeiro, é saber respeitar a sua rotina e priorizar algumas atividades.

 

Por isso, tente não se empolgar com a novidade e evite marcar inúmeros novos compromissos em um mesmo dia. O objetivo do planner é justamente conseguir novos espaços para possíveis imprevistos e remanejamentos necessários. Saber flexibilizar a sua rotina também é importante para o seu controle financeiro!

 

 

Vamos colocar em prática?

 

Agora que você já sabe como montar um planner financeiro, é a hora de colocar em prática e organizar todos os seus gastos da melhor forma!

 

Aqui, você entendeu a importância dessa ferramenta e o passo a passo para montar o seu planejamento financeiro, seja ele digital ou impresso.

 

Para aumentar ainda mais o seu conhecimento, separamos alguns artigos com dicas e informações para manter esse controle e motivar ainda mais as atividades:

 

 

Se este artigo foi útil para você, compartilhe-o em suas redes sociais!

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde