CPF Pendente de regularização: o que é e como regularizar

Gestão Novidades
20 minutos de leitura 20.12.2022
CPF Pendente de regularização: o que é e como regularizar
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Saiba o que significa ter CPF pendente de regularização e veja como normalizar a situação caso exista alguma pendência.

O Cadastro de Pessoas Físicas, conhecido popularmente pela sigla CPF, é um dos documentos mais importantes para os brasileiros, uma vez que serve como um identificador do cidadão.

 

Quando falamos em CPF Pendente de Regularização, muita gente pensa em nomes negativados em instituições como o SPC ou o Serasa. Mas acontece que o termo não tem nada a ver com dívidas.

 

Para entender por que o CPF fica pendente de regularização é preciso recorrer a um velho conhecido — e, às vezes, temido — tema contábil: a Declaração de Imposto de Renda (IR).

 

Os contribuintes que foram obrigados a entregar sua declaração de IR em algum dos últimos 5 anos e não realizaram a entrega têm sua situação pendente.

 

Mas o que fazer quando o CPF está pendente de regularização? Existe alguma penalidade para quem não normaliza a condição? Ao longo do nosso conteúdo de hoje, vamos responder a essas e a outras perguntas. Boa leitura!

 

 

Afinal, o que é CPF?

 

Antes de falarmos, de fato, sobre o CPF Pendente de Regularização, precisamos reforçar o significado dessas três letras e a sua importância para o cidadão.

 

Em resumo, CPF é a sigla para Cadastro de Pessoas Físicas e é um documento emitido pela Receita Federal com o objetivo de identificar os contribuintes do Imposto de Renda, isto é, todo cidadão que reside no Brasil e possui suas obrigações financeiras e fiscais no país.

 

O CPF que conhecemos hoje foi decretado em 1968, mas antes disso possuía uma versão bastante parecida que era conhecida como Cartão de Identificação do Contribuinte (CIC).

 

Esse documento possui uma numeração única de 11 dígitos e, nesse sentido, ninguém pode ter um número de CPF igual ao seu. Além disso, o Cadastro de Pessoas Físicas é obrigatório para todo cidadão maior de 12 anos — mas nada impede que pessoas com idade inferior à requisitada possam adquirir um CPF. Desde 2015, os pais podem solicitar o Cadastro de Pessoa Física enquanto emitem a certidão de nascimento da criança, facilitando o processo.

 

 

Para que serve o CPF?

 

Como citamos anteriormente, a principal função do Cadastro de Pessoas Físicas é a identificação dos contribuintes no Imposto de Renda, mesmo sendo isentos ou não. Nesse sentido, o cidadão com 12 anos ou mais deve possuir CPF para ser obrigatoriamente incluído na sua Declaração Anual como dependente.

 

 

Então, o que significa ter o CPF pendente de regularização?

 

Agora que você já sabe o que é CPF e para que serve o documento, vamos ao tema central deste artigo: o CPF pendente de regularização.

 

Basicamente, a regularização do CPF precisa ser feita nos casos em que o contribuinte deveria ter declarado o Imposto de Renda nos últimos 5 anos, mas não entregou a declaração dentro do prazo.

 

Estar com o CPF pendente de regularização pode trazer uma série de dificuldades, tanto em termos legais quanto em termos práticos. Nesse sentido, a pessoa que não estiver com o CPF regular fica impedida de:

 

  • Receber aposentadoria ou seguro-desemprego;
  • Abrir conta em instituições financeiras;
  • Movimentar dinheiro em conta bancária;
  • Fazer ou renovar passaporte;
  • Pedir empréstimo ou financiamento;
  • Emitir um CNPJ;
  • Obter certidão para vender ou alugar um imóvel;
  • Prestar concurso público;
  • Receber prêmio em loteria, caso ganhe o sorteio.

 

Além de todas essas barreiras, o cidadão com CPF em situação Pendente de Regularização ainda paga uma multa de R$165,74.

 

Caso a Declaração de Imposto de Renda gere valores a pagar, essa punição pode chegar a 20% do Imposto devido.

 

 

Como saber se o CPF está pendente de regularização?

 

A situação cadastral do CPF pode ser consultada de maneira muito simples: basta entrar no site da Receita Federal, na página Comprovante de Situação Cadastral no CPF e preencher seus dados.

 

O contribuinte deve ter em mãos o número do CPF e a data de nascimento. Com os campos preenchidos, clique em “Sou humano” ou “Não sou um robô”, no quadradinho que aparece ao lado das informações.

 

Com o quadro selecionado, aperte “Consultar” e verifique a situação do CPF. Na sua área restrita, você vai encontrar um dos seguintes status:

 

  • Regular;
  • Suspenso;
  • Pendente de regularização;
  • Cancelado;
  • Nulo;
  • CPF de pessoa falecida.

 

O CPF Regular demonstra que não existe nenhuma pendência. O CPF Suspenso quer dizer que o cadastro está incompleto ou incorreto.

 

O aviso do CPF Cancelado aparece na tela quando há perda ou roubo do documento, multiplicidade de cadastro ou decisão administrativa ou judicial envolvendo o titular. No caso do CPF Nulo, houve a identificação de fraude.

 

A Receita Federal, quando toma nota do falecimento de alguma pessoa, confere o status de “CPF de Pessoa Falecida”.

 

Como mostramos anteriormente, os casos pendentes são relativos a contribuintes em débito com a declaração de impostos na Receita. Nesse sentido, continue a leitura e descubra de uma vez por todas como regularizar o CPF Pendente de Regularização!

 

 

Ilustração

 

 

CPF pendente de regularização: como regularizar?

 

Se você seguiu os passos anteriores sobre como saber se o CPF está pendente de regularização e observou que há necessidade de adequação na sua situação, veja, agora, como regularizá-la.

 

Para que a normalização aconteça, o primeiro passo é acessar a Central Virtual de Atendimento da Receita, através do portal e-CAC.

 

Você pode gerar um código de acesso para visualizar os resultados ou pode entrar na plataforma com o login e a senha dos serviços gov.br.

 

Ao preencher os dados de login corretamente, você passa a ter acesso a sua página pessoal. Lá, você vai encontrar a declaração que está faltando.

 

Se houver mais de uma declaração a ser preenchida, é necessário completá-las também. Depois que todas estiverem completas, você deve enviá-las pelo próprio e-CAC.

 

É possível, também, mandar a declaração pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível nos sistemas iOS e Android.

 

Caso seja necessário ou tenha alguma dúvida, dirija-se a uma unidade de atendimento da Receita Federal mais próxima da sua casa.

 

 

Quanto tempo demora para regularizar o CPF na Receita Federal?

 

O processo de mudança de status de pendente para regular depende do tempo de processamento da Declaração do Imposto de Renda na Receita Federal.

 

O tempo médio costuma ser de 72 horas. Entretanto, é importante ir acompanhando o status com frequência para ver o andamento da sua declaração.

 

Esse monitoramento pode ser feito pela página do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal. A forma de acesso é a mesma das etapas anteriores, através de código de segurança ou do login pela plataforma Gov.br.

 

Lembrando que é de extrema importância que a Declaração de Imposto de Renda que estiver pendente seja entregue com os dados corretos.

 

 

CPF suspenso: o que fazer?

 

Se o seu CPF não se encontra pendente de regularização, e sim Suspenso, saiba que o processo é o mesmo. Ou seja, basta acessar o site da Receita Federal e preencher todos os dados necessários para regularizar a sua situação cadastral.

 

 

Dúvida frequente: como fazer o CPF e quais são os documentos necessários para a solicitação?

 

Uma dúvida que muitas pessoas têm, inclusive pais e mães de primeira viagem, é como solicitar o CPF.

 

Antes de mais nada, precisamos te tranquilizar que a emissão do CPF é simples e nada burocrática e, como citamos anteriormente, pode até mesmo ser solicitada no momento da emissão da certidão de nascimento do bebê.

 

Em resumo, a obtenção do CPF infantil pode ser solicitada de forma presencial em agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios, mediante o pagamento de uma taxa que pode variar de estado para estado.

 

Para realizar a tarefa, é necessário apresentar um documento de identidade com foto do adulto e o RG ou certidão de nascimento do menor. No caso de responsáveis que não sejam os pais, é preciso também apresentar um documento que comprove a tutela ou guarda judicial.

 

Jovens de 16 ou 17 anos podem fazer a solicitação por conta própria. Nesse caso, basta apresentar um documento de identificação com foto. Se já tiverem título de eleitor, a solicitação do CPF pode ser feita gratuitamente na internet, no site da Receita Federal.

 

Pessoas acima de 18 anos podem realizar de forma presencial ou online, com os seguintes documentos:

 

  • RG (ou RNE, no caso de estrangeiros);
  • Certidão de nascimento ou de casamento;
  • Título de eleitor.

 

 

Organize as suas finanças com o Contas Online!

 

Somos um software de gerenciamento financeiro para uso pessoal ou empresarial, totalmente personalizável e online para ajudar você a controlar as suas finanças.

 

Além disso, no blog do Contas Online oferecemos informações úteis e gratuitas sobre o mundo da finanças para que você esteja em dia com a sua contabilidade.

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde