Pagamento recorrente: 6 motivos para utilizá-lo na sua empresa

Finanças
4 minutos de leitura 07.05.2021
Pagamento recorrente: 6 motivos para utilizá-lo na sua empresa
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Entenda o que é pagamento recorrente e como essa modalidade pode ser bem vantajosa tanto para a sua empresa quanto para os seus clientes.

De fato, o método de pagamento que você utiliza no seu negócio pode impactar as suas vendas. Pensando nisso, muitas empresas já estão adotando o pagamento recorrente. Essa modalidade é uma tendência para se destacar no mercado e aumentar os lucros. E, claro, vem conquistando não só empreendedores, como também clientes. Neste artigo, você vai conferir o que é pagamento recorrente e alguns motivos para utilizá-lo na sua empresa agora mesmo. Confira!

 

 

O que é pagamento recorrente?

 

Sem dúvida, você já ouviu falar sobre pagamento recorrente.

 

Em resumo, o pagamento recorrente é aquele relacionado aos serviços contínuos e com base em assinaturas.

 

Ou seja, os vencimentos continuam sendo pagos até que o cliente solicite o cancelamento.

 

Muitas empresas já estipulam um tempo mínimo de relação no contrato, então caso o cancelamento seja feito antes desse período o usuário pode ser cobrado com uma multa de rescisão.

 

Então, serviços como Globoplay, Netflix, e Deezer trabalham com pagamento recorrente.

 

Os intervalos de tempo para as cobranças podem ser semanal, mensal, anual, entre outros. Já o pagamento geralmente é feito com cartão de crédito ou boleto.

 

Entre os diversos setores que já estão utilizando a tendência do pagamento recorrente, estão: academias, seguros e planos de saúde, clubes de assinaturas, soluções digitais, serviços de entretenimento e muitos outros.

 

Vale lembrar que o pagamento recorrente também pode ser uma aposta para a venda de produtos. Nesse caso, ele é conhecido como compra ou venda recorrente.

 

Leia também: Pix para empresas: quais as vantagens para os pequenos negócios?

 

 

6 motivos para utilizar o pagamento recorrente na sua empresa

 

 

1. Sem preocupação com os pagamentos esquecidos

 

A primeira vantagem de utilizar o pagamento recorrente que vamos listar neste artigo é para quem compra.

 

Afinal, um dos grandes benefícios dessa modalidade de pagamento é não ter que se preocupar com a possibilidade de esquecer um pagamento.

 

Sendo assim, zero risco de ficar sem acesso ao serviço ou produto contratado.

 

 

2. Evita barreira de entrada para novos clientes

 

Aqui o pagamento é feito à medida que os assinantes usam o serviço.

 

Por isso, uma das vantagens do pagamento recorrente é a flexibilidade de entrada de novos clientes.

 

Então, o preço pode ser mais baixo em médio prazo, é possível fazer promoções e o serviço pode ser cobrado mensalmente ou até anualmente; ou seja, várias facilidades.

 

Com todos esses benefícios, é mais fácil fidelizar clientes.

 

 

3. Diminui o risco de inadimplência

 

No caso de cartão de crédito, o valor é descontado automaticamente, então a chance do pagamento de fato ser realizado é maior.

 

Quando é o caso do pagamento via boleto bancário, é possível escolher um dia para o envio do boleto, por exemplo, ou até mesmo encaminhar pelo WhatsApp do cliente.

 

 

4. Previsibilidade financeira

 

Uma outra grande vantagem de utilizar o pagamento recorrente na sua empresa é conseguir fazer uma estimativa de quanto o negócio vai receber em um certo período.

 

Dessa forma, a sua empresa já sai na frente na hora de planejar os próximos investimentos e estratégias, tomar decisões e controlar o estoque de forma mais assertiva.

 

 

5. Economia de tempo

 

Para quem vende um serviço ou produto utilizando o pagamento recorrente, um dos benefícios é a capacidade de melhorar o gerenciamento financeiro, as transações do negócio.

 

Isso inclui não ter que se preocupar incessantemente com as cobranças dos clientes.

 

 

6. Redução de burocracia

 

Adotar a modalidade de pagamento recorrente na sua empresa pode significar redução de burocracia, já que o modelo exige poucas informações para cobrar os clientes.

 

Nesse sentido, com a ausência de papelada, é mais fácil oferecer um serviço rápido e dinâmico aos usuários, o que é bem mais atrativo para o público.

 

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