Como cobrar cliente inadimplente? Principais cuidados e boas práticas

Gestão
5 minutos de leitura 14.04.2021
Como cobrar cliente inadimplente? Principais cuidados e boas práticas
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Conheça algumas estratégias e boas práticas voltadas para a cobrança.

A hora de cobrar um cliente nem sempre é um momento tão confortável assim. Todavia, as empresas precisam receber por aquilo que foi vendido ou prestado como serviço. Nesse caso, também entram os inadimplentes, que podem acabar sendo um risco de prejuízo para o negócio. Mas, para te ajudar a lidar com essas situações, separamos algumas estratégias e boas práticas voltadas para a cobrança. Assim, você evita ser taxado como invasivo ou insistente demais. Confira no artigo!

 

 

O que é cliente inadimplente?

 

 

Sem dúvida, você já ouviu falar em inadimplência ou cliente inadimplente.

 

O cliente inadimplente nada mais é do que aquela pessoa que está devendo para uma empresa ou para alguém com quem fez negócio.

 

Ou seja, é uma inadimplência quando um cliente não está em dia com os pagamentos que ele deve.

 

Em algumas situações, o empresário pode acabar não recebendo os valores devidos pelo cliente ou até mesmo acabar perdendo dinheiro.

 

Por isso, é muito importante encontrar o melhor caminho para a negociação.


 

Leia também: Como funciona a conciliação bancária? Veja o passo a passo do processo

 

 

Como cobrar cliente inadimplente?

 

 

Agora que você já sabe o que é cliente inadimplente, vamos te apresentar alguns cuidados e boas práticas que você pode adotar na sua empresa na hora da cobrança. Acompanhe!

 


Respeite e seja gentil e empático

 

O respeito deve vir em primeiro lugar, assim como a empatia e a gentileza.

 

Na hora de cobrar cliente inadimplente, seja educado, se coloque no lugar do comprador e esteja aberto a ouvir o que ele tem a dizer.

 

Nesse sentido, não use tons acusativos ou ameaçadores e faça uma cobrança amigável, evitando problemas como processos por danos morais.

 

Dessa forma, o cliente vai acabar percebendo que você está sendo humano.

 

Por isso, cuide da linguagem e tenha consciência da importância do Marketing de Relacionamento.

 


Busque entender sobre a dívida

 

De fato, antes de cobrar é preciso se informar sobre a dívida, conhecendo a causa do atraso no pagamento, os produtos ou serviços vendidos, datas de vencimento e afins.

 

Assim, fica mais fácil conduzir a conversa e encontrar as melhores alternativas na negociação.

 

É interessante também responder em bom tom as justificativas dadas pelo cliente inadimplente.

 

 

Seja assertivo e mantenha a calma

 

Durante a negociação, você não precisa ficar dando voltas ou deixar o comprador tomar o controle da conversa.

 

Vale lembrar que manter a calma e ser assertivo, objetivo e claro na hora de cobrar um cliente inadimplente é capaz de facilitar a solução do problema.

 

 

E claro: tente negociar

 

Aqui é o momento de propor soluções e acordos para negociar a dívida.

 

Em vários casos, o cliente inadimplente não vai conseguir quitar o valor devido.

 

Então, é válido questioná-lo sobre as suas condições para oferecer a ele as melhores opções.

 

Ao final, cliente e empresário devem chegar a um consenso e definir como o pagamento será feito a partir de então.

 

Um exemplo de solução bastante utilizada é o parcelamento do valor.


 

Veja também: A importância do planejamento financeiro empresarial

 

A dica é: previna-se

 

Os clientes de uma empresa são diferentes, mas algumas medidas podem servir para vários negócios.

 

Uma delas é fazer uma análise de crédito antes de oferecer certas formas de pagamento para um cliente.

 

Pode ser bacana também lembrar o comprador do boleto dois dias antes do vencimento enviando um e-mail, por exemplo.

 

E ainda oferecer bonificações para aqueles clientes que realizam o pagamento em dia, como descontos, pontos acumulados, entre outras.

 

 

Por fim, tente aplicar as dicas que apresentamos neste artigo em casos de cobrança de cliente inadimplente para uma negociação mais saudável.

 

Dessa forma, a chance de você receber os valores devidos e fidelizar o seu cliente é maior.

 

 

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