8 dicas de gestão financeira para sua empresa brilhar em 2023

Finanças Planejamento
16 minutos de leitura 13.12.2022
8 dicas de gestão financeira para sua empresa brilhar em 2023
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Algumas ferramentas, como o sistema de gestão financeira, já estão disponíveis no mercado e podem facilitar a sua vida e proteger as finanças do seu negócio. Conheça oito dicas fundamentais!

O ano de 2022 já quase pode ser visto pelo retrovisor. Portanto, é tempo de planejar a próxima temporada. Nesse sentido, inclusive, é prudente organizar as finanças para que seja possível contornar imprevistos e manter o andamento saudável dos negócios. Neste artigo, você confere 8 dicas de gestão financeira para que 2023 seja um ano de sucesso para sua empresa.

 

 

Como fazer gestão financeira empresarial eficiente?

 

As dicas sobre gestão financeira empresarial listadas abaixo demandam pensamento estratégico e até mesmo investimento. Nada aqui neste artigo é demasiadamente trabalhoso, pois todo esforço é válido para caminhar rumo ao sucesso.

 

1. Faça controle sobre o fluxo de caixa

 

Eis a ferramenta de gestão de finanças que acompanha as entradas e saídas de recursos monetários de uma empresa. Em outras palavras, o fluxo de caixa mostra um diagnóstico correto da saúde financeira do empreendimento e, consequentemente, facilita a eficiência na hora de tomar decisões.

 

Com um fluxo de caixa em ordem, você pode calcular quanto de verba tem disponível para honrar seus compromissos, bem como manter as operações em funcionamento.

 

Além disso, ajuda a prospectar investimentos, a projetar oportunidades de cortes de custos e apresenta as sazonalidades do negócio. Por fim, são informações que ajudarão a gestão financeira da empresa a evitar a temida zona vermelha.

 

2. Desenvolva um plano de contas

 

Ter total conhecimento acerca dos gastos operacionais é um dos pilares da gestão financeira eficiente, pois ajuda a encontrar soluções para estancar desperdícios de recursos. Uma boa prática para conhecer esses dados é segmentá-los entre fixos e variáveis. As diferenças entre eles são:

 

  • Custos fixos: independem do volume de vendas. Por exemplo, aluguel, conta de luz, salários e manutenção de equipamentos;
  • Custos variáveis: dependem diretamente da quantidade de produtos vendidos. Por exemplo, logística, matéria-prima e comissão de vendas.

 

Essas informações facilitam a identificação das causas dos resultados financeiros do negócio e, consequentemente, orientam as melhores tomadas de decisões.

 

3. Automatize processos

 

Se os teus negócios ainda não estão na era digital, a hora é agora! Para isso, automatizar processos é um passo essencial.

 

Uma das modernizações possíveis é a utilização do controle de ponto eletrônico digital, ferramenta que desburocratiza a gestão de pessoas. Desenvolvida para fazer, com zero margem de erros, todos os cálculos associados à remuneração, essa tecnologia ajuda a empresa a conter gastos — inclusive com horas extras desnecessárias.

 

Como funciona em ambiente online, esse sistema elimina gastos com bobinas de papel, tintas para impressora, energia elétrica e manutenções típicas dos tradicionais relógios de ponto.

 

4. Acompanhe os indicadores financeiros (KPIS)

 

O sucesso de sua gestão financeira em 2023, e nos anos seguintes, está diretamente associado ao controle que você tem sobre os indicadores financeiros (KPIS) do negócio. Nesse sentido, algumas das KPIS essenciais são:

 

  • Faturamento: valor total obtido com as atividades comerciais da empresa, seja a venda de produtos ou a prestação de serviços, ao longo de um período de tempo;
  • Lucratividade: percentual de lucro líquido obtido pela empresa em relação ao faturamento;
  • Liquidez corrente: mede a capacidade de uma empresa cumprir com as suas obrigações financeiras a curto prazo;
  • ROI (Retorno sobre o Investimento): indica o percentual de lucro ou prejuízo obtido a partir de um investimento no negócio.

 

Para facilitar a leitura desses dados, é indispensável ter acesso aos históricos de receitas e despesas e todos os números necessários para a tomada de decisões para melhorar a gestão financeira.

 

5. Mantenha as tributações em dia

 

Cumprir com as obrigações fiscais é condição sine qua non para que uma empresa opere dentro das quatro linhas da lei. Logo, é indispensável incluir o pagamento de impostos na gestão financeira da empresa.

 

A estratégia mais indicada para não falhar com o recolhimento das tributações é escolher o regime tributário mais adequado para o empreendimento. O Lucro Presumido, por exemplo, é a modalidade recomendada para as empresas que possuem rendimento bruto anual entre R$ 4 milhões e R$ 78 milhões. Por sua vez, o Simples Nacional é voltado para micro e pequenas empresas, pois se paga em uma única guia mensal a maioria dos impostos sobre vendas.

 

6. Tenha estratégias para lidar com inadimplentes

 

Mapear a cadeia de fornecedores e a cartela de clientes é indispensável para fazer gestão financeira de sua empresa com eficiência. A consciência sobre quem são os maus pagadores e os descumpridores de prazos é um conhecimento ideal para avaliar se vale a pena mantê-los na órbita da empresa.

 

Para fazer esse plano de ação contra a inadimplência, faça um cadastro que ilustre quem cumpre prazos, quem atrasa e quem simplesmente não quita dívidas. Além disso, procure mensurar o impacto que essas compras causam no faturamento do seu negócio. Conforme os resultados, considere tomar decisões mais incisivas como, por exemplo, parar de fazer negócios.

 

7. Planeje investimentos

 

Procure fazer uma reserva financeira para investir nos negócios. Lembre-se que investimento não é, necessariamente, uma expansão de novas unidades ou contratações por atacado. Nesse sentido,pense na questão dos treinamentos para os colaboradores, compra de equipamentos e nas políticas de benefícios e salários diferenciados.

 

Para emplacar com sucesso essa dica de gestão financeira, é preciso ter capital de giro. Dessa forma, você evita a necessidade de comprometer os cofres da empresa com empréstimos ou financiamentos.

 

8. Faça um orçamento anual

 

Para evitar sustos, discrimine em seu orçamento anual toda a projeção de despesas e receitas, bem como o balanço patrimonial e balanço do seu negócio. A partir daí, trace objetivos que sejam alinhados ao planejamento estratégico da empresa. Com essas informações, é possível ter mais segurança para mapear toda a movimentação dos recursos do negócio.

 

 

Ilustração

 

 

Se você chegou até aqui, certamente compreendeu que para a gestão financeira de sua empresa ser um sucesso em 2023 é um processo menos complexo do que aparentemente pode parecer. Para não correr risco de insucessos, é fundamental manter uma rotina de controle e planejamento.

 

Por fim, procure ter em mãos, de forma detalhada, todas as informações e dados sobre os custos de cada etapa dos processos desenvolvidos em seu negócio. Esse controle permite que você consiga desenvolver o planejamento e melhorar a gestão financeira da empresa.

 

 

Ilustração

 

 

Este artigo foi escrito por Leopoldo Magnus, CEO da Genyo, plataforma de controle de Ponto Eletrônico Digital, contribuindo para que gestores de RH acompanhem a jornada de seus funcionários de forma otimizada.

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde