Carro por assinatura: como funciona e quais são os benefícios dessa nova tendência?

Planejamento
12 minutos de leitura 07.02.2024
Carro por assinatura: como funciona e quais são os benefícios dessa nova tendência?
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Entenda como funciona o carro por assinatura, suas vantagens e desvantagens. Saiba também qual a diferença entre a assinatura e o aluguel convencional de um carro

Hoje em dia, as formas de mobilidade estão cada vez mais inovadoras. O carro por assinatura, por exemplo, é uma forma que vem ganhando cada vez mais destaque devido às suas vantagens.

 

Pensando nisso, preparamos este material para te ajudar a entender como funciona essa nova forma de mobilidade e quais as vantagens e desvantagens em optar por ela, ao invés de comprar um automóvel.

 

A seguir, você encontrará os seguintes tópicos:

 

  • O que é carro por assinatura?
  • Como funciona esse modelo de negócio?
  • Quais as vantagens do carro por assinatura?
  • E quais as desvantagens?
  • Para quem é indicado?
  • Como funciona a assinatura?
  • Vale a pena fazer a assinatura?

 

Vamos lá!

 

 

Ilustração

 

 

O que é carro por assinatura?

 

O carro por assinatura, também conhecido como carro por subscrição, é um modelo de negócio que permite ao consumidor dirigir um carro novo mediante o pagamento de uma mensalidade, sem precisar comprar ou financiar o veículo.

 

A grande diferença em relação ao aluguel tradicional é que o contrato de assinatura dura em média 2 ou 3 anos, enquanto o aluguel costuma ser por períodos muito mais curtos, como dias ou semanas.

 

Além disso, no modelo de assinatura, a mensalidade inclui seguro, manutenção e outros serviços, o que simplifica muito para o consumidor.

 

Já em comparação ao financiamento, o carro por assinatura é mais flexível, pois o consumidor pode trocar de carro periodicamente, guiando sempre modelos seminovos. No financiamento, o carro se torna propriedade do comprador após quitar todas as parcelas.

 

 

Como funciona esse modelo de negócio?

 

O modelo de negócio do carro por assinatura funciona da seguinte maneira:

 

  • As empresas compram frotas de carros novos ou seminovos das montadoras;
  • Elas alugam esses carros para assinantes que pagam uma mensalidade;
  • Após o período do contrato (geralmente 2 ou 3 anos), o carro é devolvido para a empresa;
  • A empresa então vende o carro como seminovo ou substitui na frota.

 

Dessa forma, as empresas sempre conseguem oferecer carros mais novos para os clientes, enquanto o consumidor pode dirigir carros melhores pagando uma mensalidade mais acessível.

 

 

Quais as vantagens do carro por assinatura?

 

Uma das principais vantagens do carro por assinatura é a possibilidade de trocar de carro com frequência.

 

Ao invés de comprar um veículo, o consumidor assina um plano que lhe permite dirigir diferentes modelos por períodos pré-determinados, normalmente de 12 a 24 meses. Após esse prazo, é possível fazer upgrade para um carro novo sem precisar vender o antigo.

 

Outro benefício importante é a ausência de preocupações com manutenção e documentação. A locadora se responsabiliza por revisões, consertos, impostos e taxas. O assinante só precisa abastecer o tanque e dirigir.

 

Além disso, os preços costumam ser competitivos em relação à compra e financiamento de veículos.

 

As mensalidades levam em conta a quilometragem rodada e incluem seguro, socorro e tributos. Para quem roda pouco, o custo total ao final do contrato pode ser 30% a 40% menor do que comprar um carro.

 

Assim, o carro por assinatura une praticidade, custo acessível e a chance de guiar automóveis novos regularmente. É uma opção atraente para quem busca conforto e comodidade sem os custos de manter um veículo próprio.

 

Confira também: Custo Efetivo Total (CET): custos no seu financeiro ou empréstimo

 

 

E quais as desvantagens?

 

Apesar das muitas vantagens, o carro por assinatura também possui algumas desvantagens que devem ser consideradas:

 

  • Não possuir o carro: O carro permanece como propriedade da locadora durante todo o período da assinatura. Isso significa que o assinante não pode vendê-lo ou trocá-lo a qualquer momento.
  • Limites de quilometragem: Os planos de assinatura geralmente possuem uma quilometragem máxima permitida. Caso o limite seja ultrapassado, o assinante paga uma taxa extra por quilômetro rodado.
  • Multas e danos são de responsabilidade do assinante: O assinante é o responsável por pagar qualquer multa de trânsito recebida durante o período da assinatura, além de arcar com os custos de consertos caso o veículo sofra algum dano.

 

Portanto, apesar da comodidade e dos benefícios, o assinante deve estar ciente que não possui total liberdade como seria com a compra definitiva de um carro.

 

Os limites de quilometragem e a responsabilidade por multas e danos devem ser levados em consideração antes de optar pelo carro por assinatura.

 

 

Ilustração

 

 

Para quem é indicado?

 

O carro por assinatura é indicado para algumas pessoas em situações específicas:

 

Para quem gosta de carros novos e variados:

 

Um dos principais atrativos do carro por assinatura é a possibilidade de trocar de carro com frequência, dirigindo sempre modelos novos e diferentes. Isso é ótimo para pessoas que se entediam facilmente e gostam de novidades.

 

Para quem não quer ter preocupações com manutenção:

 

Com o carro por assinatura, você não precisa se preocupar com gastos de manutenção, já que eles são cobertos pela operadora do serviço.

 

Assim, se algo quebrar no carro, você simplesmente leva até uma oficina indicada pela empresa e eles resolvem tudo, sem você precisar desembolsar nada.

 

Para quem prioriza custo-benefício:

 

Dependendo do pacote escolhido e da quantidade de quilômetros rodados, o carro por assinatura pode sair mais barato do que comprar o carro. Isso porque você não precisa dar entrada, se preocupar com a desvalorização do veículo e paga apenas pelo uso mensal.

 

Portanto, para quem roda pouco e quer custos fixos mensais, a assinatura de carro faz sentido financeiro.

 

Leia também: Como viajar de carro gastando pouco: As melhores estratégias para economizar

 

 

Como funciona a assinatura?

 

A assinatura de um carro funciona da seguinte maneira:

 

Escolha do modelo e plano:

 

Você pode escolher entre os modelos e planos disponíveis na empresa de assinatura. Geralmente existem opções como hatch, sedã, SUV, entre outros. Em relação ao plano, você escolhe a quilometragem mensal desejada, que normalmente vai de 1.000 km até 2.000 km por mês.

 

Retirada do veículo:

 

Após escolher o modelo e plano, basta agendar a retirada do veículo em uma das lojas ou concessionárias credenciadas. Na retirada é preciso apresentar documentos e assinar o contrato.

 

Documentação necessária:

 

São necessários RG, CPF e CNH para celebrar o contrato. Algumas locadoras também solicitam comprovante de residência e renda.

 

Limites de uso e responsabilidades:

 

Ao assinar o contrato você se torna o responsável pelo veículo. Deve respeitar os limites contratados como quilometragem e não pode usar o carro para fins comerciais. Revisões e manutenções já estão inclusas, mas você responde por danos, multas e outras infrações.

 

 

Ilustração

 

 

Vale a pena fazer a assinatura?

 

O carro por assinatura pode ser uma ótima opção, mas vale refletir se é a melhor escolha para seu perfil e necessidades.

 

O carro por assinatura é recomendado para quem troca de carro com frequência, rodando bastante. Profissionais que usam o veículo como ferramenta de trabalho e precisam de um carro sempre novo e sem preocupações são bons candidatos.

 

Para quem busca praticidade e comodidade, evitando surpresas com gastos, a assinatura também faz sentido. Mas é preciso avaliar os prós e contras frente a outros modelos para tomar a melhor decisão.

 

 

Considerações finais

 

O carro por assinatura vem ganhando cada vez mais espaço como uma alternativa inteligente para quem busca praticidade e economia na hora de ter um carro novo.

 

Ao longo deste texto, vimos que o modelo de assinatura apresenta muitas vantagens interessantes, como a possibilidade de dirigir diferentes modelos e trocá-los com frequência, sem se preocupar com parte burocrática de compra, venda e documentação de veículos.

 

Além disso, o custo fixo mensal facilita o planejamento financeiro, já que são eliminados gastos imprevistos com manutenção e o risco de depreciação. Por outro lado, é preciso considerar que não se trata da posse definitiva de um automóvel.

 

Em resumo, o carro por assinatura é uma excelente opção para quem busca praticidade e variedade, não se importando em ter sempre o último lançamento ou um carro zero km para chamar de seu. Trata-se de uma tendência que deve ganhar mais espaço, especialmente entre o público jovem das grandes cidades.

 

O futuro é promissor para esse modelo de negócio, que tende a conquistar novos adeptos com a popularização do compartilhamento e do acesso a bens e serviços, mais do que a propriedade definitiva dos mesmos.

 

As montadoras e locadoras devem investir em planos mais flexíveis e modelos elétricos para manter o interesse do consumidor ao longo dos anos.

 

 

Contas Online

 

E quando falamos de mensalidades de um carro por assinatura, também precisamos levar em consideração o planejamento financeiro. Como citamos acima, um valor fixo mensal já facilita as previsões com gastos imprevistos.

 

Entretanto, também é necessário que você considere a sua situação financeira antes de assinar um contrato como esse. A organização é fundamental nesse momento, assim como em um financiamento, e você precisa ter um bom controle financeiro.

 

Com o Contas Online, você mantém o registro das suas entradas e saídas de forma organizada e de fácil acesso. O nosso sistema é 100% online, ou seja, você acessa quando quiser, de onde quiser.

 

São mais de 20 funcionalidades para você aproveitar. Faça o seu cadastro e teste grátis por 14 dias!

 

 

Ilustração

 

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde