Como evitar o golpe do boleto falso?

Finanças
8 minutos de leitura 30.11.2023
Como evitar o golpe do boleto falso?
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

O Boleto falso é quase idêntico ao original, mas com algumas ressalvas, a principal delas é que seu dinheiro vai para a conta do criminoso em vez de ir para a da empresa.

Alguma vez já se deparou com um boleto falso? Se não, ainda bem. Ele é um ardil usado pelos criminosos para pegar vítimas desatentas e tirar vantagens disso. Nesse contexto, a pessoa realiza o pagamento sem conferir os dados e informações presentes no documento, se tornando, assim, o alvo ideal.

 

O boleto bancário é uma forma de pagamento que pode ser utilizada para receber ou cobrar contas, realizar compras diversas, impostos, tributos, entre outros. Segundo a Federação Brasileira de Bancos - FEBRABAN, houve 4,03 bilhões de transações realizadas no boleto bancário.
 
Os criminosos aproveitam dessa forma de pagamento tão comum e corriqueira para enganar suas vítimas. Utilizando meios como, e-mails, WhatsApp, SMS, entre outros, enviam boletos falsos às pessoas que ao efetuarem o pagamento acabam sendo lesadas financeiramente. Esses boletos falsificados geralmente contém informações do cliente, por este motivo fique atento e não clique em links ou anúncios que são enviados a você.
 
 
Ilustração
 
 

Como identificar um boleto falso?

 
Todo boleto emitido deve conter informações do beneficiário e ser devidamente registrado, essa é uma exigência do Banco Central do Brasil - BACEN. Alguns detalhes no boleto falsificado permitem que você o identifique, entre eles podemos citar:
 
  • Código de barras - verifique se há rasuras, falhas, espaços que não permitem a leitura do código de barras, essas irregularidades podem indicar que algo não está certo. E confira se os três primeiros números da linha digitável batem com os números que identificam o banco emissor.
  • Dados do beneficiário - verifique se os dados do beneficiário (nome, CPF/CNPJ, endereço) estão conforme as informações de quem lhe prestou o serviço ou produto.
  • Valor da fatura - atente para o valor presente na fatura, se o valor do documento é o mesmo presente no final da linha digitável.
  • Erros e formatação - verifique se há erros de português ou se a formatação das faturas está diferente do normal.
  • Impressão do boleto - evite imprimir o boleto em site ou aplicativo que não seja aquele de onde adquiriu o produto ou serviço. Não baixe boleto enviados por e-mail, exceto quanto tiver certeza de sua procedência.
  • Consulte o fornecedor - caso note algo suspeito, entre em contato direto com quem forneceu e emitiu o boleto. Procure os canais oficiais e não confie nas opções de contato presentes no boleto suspeito, elas provavelmente fazem parte do golpe.
 
 
Na imagem a seguir vemos as informações que devemos dar atenção em um boleto bancário:
 
 
Ilustração
 
 

Códigos dos Bancos

 
Abaixo você encontra os códigos de algumas instituições bancárias brasileiras:
 
  • 001 - Banco do Brasil S.A
  • 033 - Banco Santander (Brasil) S.A
  • 104 - Caixa Econômica Federal
  • 237 - Banco Bradesco S.A
  • 341 - Banco Itaú S.A.
 
Se o banco que procura não está entre os listados acima, você pode acessar na tabela de Códigos de Instituições Bancárias na Compensação, fornecido pelo BACEN.
 
 

O que fazer se já pagou o boleto falso?

 
A primeira medida a se tomar é entrar em contato com o banco imediatamente para que ele bloqueie o valor que você pagou. A rapidez nessa ação é fundamental, pode evitar que você perca a quantia paga.
 
É importante também você guardar cópias e comprovantes de pagamento, de e-mails, registros de tela, tudo o que puder de informações relacionadas a esse boleto fraudado. Esses registros podem servir como evidência para investigação.
 
Não se esqueça de registrar um Boletim de Ocorrência, que pode ser feito na Delegacia Digital do seu estado. Alguns requisitos são necessários para isso, como ter 18 anos ou mais, e também possuir uma conta no gov.br. Esse é um sistema do governo que permite acessar todos os serviços digitais disponibilizados à população.
 
Seguindo os passos acima e por meio de uma ação judicial você poderá obter a restituição do valor perdido. Um advogado pode ser necessário, ele lhe indicará o que fazer e se será possível acrescentar danos morais à causa.
 
 

Como e onde denunciar o golpe?

 
Caso desconfie que seu boleto não é legítimo, você deve entrar em contato com a empresa onde adquiriu o bem ou serviço e a instituição bancária a qual o boleto pertence. Desse modo, tanto o banco quanto a empresa podem confirmar ou não se o boleto que você tem em mãos foi fraudado.
 
Com a confirmação de que o boleto é falso, é necessário registrar um boletim de ocorrência na Delegacia Digital do seu estado e também acionar o Procon. A denúncia ajuda nas investigações e a combater essas ações criminosas, para não voltarem a se repetir e fazer novas vítimas.
 
Concluindo, estar atento aos pagamentos que realiza é a melhor forma de evitar cair em golpes ou fraudes. A internet facilita tudo, mas também traz alguns perigos, dessa forma, comprar apenas em sites confiáveis, não clicar em links duvidosos ou anúncios que aparecem do nada pode evitar que você seja lesado financeiramente.
 
 
 

Contas Online

 
O Contas Online é o controle ideal para quem deseja manter suas contas em dia e sob controle. Muitas vezes nos perdemos em contas sem fim, em datas de vencimentos distintas e confundi-las ou esquecer de pagar este, ou aquele boleto acaba acontecendo.
 
Com o Contas Online esses seus problemas podem ser remediados. O sistema permite você categorizar suas despesas e receitas de forma totalmente personalizável, além de enviar e-mails de avisos sobre os seus vencimentos do dia.
 
Você pode testar essas e outras funcionalidades do sistema realizando um cadastro e ganhando 14 dias grátis.
 
 
Ilustração
Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde