13º Salário 2023: quando é pago?

Finanças
12 minutos de leitura 26.10.2023
13º Salário 2023: quando é pago?
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Entenda como funciona o 13º salário, quais são os prazos para o pagamento e como um controle financeiro eficiente pode lhe ajudar a gerir este e outros pagamentos.

O fim do ano está chegando e com ele vem também o aclamado 13º salário. Muitos de nós nos perguntamos: quando vou receber o 13º salário?

 

Pensando nisso, preparamos este material para você se inteirar de tudo o que precisa saber sobre o benefício. Quais são os prazos de pagamento, como fazer o cálculo proporcional e quais são os descontos que temos.

 

Além disso, iremos também abordar sobre a importância do controle financeiro nessa época do ano, juntamente com o planejamento e gestão desse dinheiro a mais no nosso orçamento.

 

 

O que é?

 

De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho, 13º salário é caracterizado como uma bonificação natalina. Além do Brasil, países como Portugal, México, Argentina, Uruguai, Espanha e Itália também possuem benefícios semelhantes.

 

Ele surgiu de uma tradição cristã, onde era costume que as pessoas recebessem uma ajuda financeira na época do Natal. Assim, mesmo que antigamente tenha sido uma forma de caridade, hoje em dia o trabalhador necessita ter pelo menos 15  dias do ano de carteira assinada para recebê-lo.

 

 

Ilustração

 

 

Como funciona o pagamento? E o 13º proporcional?

 

A base de cálculo do 13º é o salário bruto, sem deduções. Com isso, se você trabalhou o ano todo, você terá o direito ao benefício completo. Caso você tenha trabalhado menos de 12 meses no ano, você receberá o 13º proporcional.

 

Assim, têm-se a seguinte operação:

 

É necessário dividir o salário bruto por 12 (equivalente aos meses do ano). O resultado obtido é multiplicado pela quantidade de meses trabalhados. Assim, você terá o valor total que receberá no 13º salário.

 

Vale lembrar que o trabalhador precisa ter trabalhado ao menos 15 dias de um mês para que ele seja contabilizado no pagamento proporcional.

 

Ou seja, se você começou a trabalhar dia 10 do mês de abril, você receberá pelos 9 meses trabalhados (de abril a dezembro). Assim, se seu salário for de R$1320,00, você terá que fazer a seguinte conta:

 

 

Ilustração

 

 

Quais são as datas de pagamento?

 

O pagamento do 13º salário normalmente é feito em duas parcelas, sendo elas bem delimitadas quanto às suas datas. A primeira deverá ser paga entre os dias 1 de fevereiro e 30 de novembro. E a segunda deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

 

Além disso, é possível também que o trabalhador faça o requerimento do pagamento da primeira parcela juntamente com o seu pedido de férias. Sendo necessário que o requerimento seja feito até janeiro do mesmo ano.

 

Algumas empresas podem optar por pagar o 13º salário de seus funcionários de uma só vez, ou seja, em somente uma parcela. Sendo assim, terão que fazer o pagamento até dia 30 de novembro.

 

Caso a data fim de pagamento caia em um domingo, é necessário que o empregador adiante o pagamento. E também, não é preciso que o pagamento de todos os funcionários seja feito no mesmo mês, ele poderá pagar separado, desde que o empregador cumpra os prazos.

 

 

É necessário saber:

 

Caso o contrato de trabalho venha de alguma forma a ser desfeito - seja por término do contrato, demissão ou dispensa - o trabalhador ainda possui direito ao 13º salário proporcional aos meses trabalhados.

 

Salvo quando ocorrer demissão por justa causa. Nesse caso, o trabalhador perde o direito ao 13º proporcional.

 

Aposentados e pensionistas do INSS também recebem o 13º salário, porém, os valores são pagos no primeiro semestre do ano, e não em novembro e dezembro, como geralmente acontece com os trabalhadores de carteira assinada.

 

Por fim, vale salientar que se o trabalhador tiver mais de 15 faltas não justificadas no ano, poderá haver descontos no 13º salário. Sendo este, pago proporcionalmente.

 

Leia também: Entenda o que é FGTS e se você tem direito ao fundo

 

 

Como gerir pagamentos?

 

Depois de saber tudo sobre o 13º salário, chegamos em uma parte muito importante: como gerir o nosso dinheiro?

 

É claro que muitos planos são feitos com o dinheiro a mais recebido no fim do ano, seja para relaxar em uma viagem, ou até mesmo quitar contas. O importante é ter em mente que o planejamento e controle sobre esse, e todo o dinheiro recebido ao longo do ano, é fundamental.

 

Assim, elencamos 4 dicas para você se planejar e não sair gastando todo o seu dinheiro sem controle.

 

  • Elenque prioridades

 

Seja uma viagem, contas a pagar ou uma reserva de emergência. Qual é a sua prioridade no momento? É claro que se você estiver apertado e precisando pagar algumas contas atrasadas, a prioridade é nesse setor.

 

Entretanto, se deseja fazer uma viagem, comprar um produto ou juntar dinheiro, deve se planejar e organizar para fazer isso da melhor forma para não acabar se endividando.

 

Confira também: Como se preparar para fazer a viagem dos sonhos?

 

  • Pesquise preços

 

Se o seu objetivo é comprar um produto ou fazer uma viagem, pesquise bastante os preços antes. Tenha em mente os descontos de fim de ano e como eles podem ser enganosos. Se planeje e não perca dinheiro por não comparar os preços antes.

 

  • Faça uma reserva

 

O 13º salário é a oportunidade perfeita para poupar dinheiro. Como o benefício tem o objetivo de aliviar as contas de fim de ano, você conseguirá com mais facilidade fazer uma reserva financeira.

 

É claro que ainda poderá gastá-lo com o que desejar, mas é importante reservar uma parcela do mesmo para eventuais necessidades ou para alcançar determinada meta ou objetivo.

 

  • Contas Online

 

E por fim, utilize a tecnologia a seu favor. O Contas Online está aqui exatamente para lhe ajudar nesse momento. Com ele é possível fazer o seu controle financeiro de forma eficiente e otimizada.

 

São mais de 20 funcionalidades liberadas em 14 dias de teste grátis para você conhecer e se apaixonar por um sistema 100% online. Você poderá acessar de qualquer lugar, a qualquer momento!

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde