Terceirização versus contratação direta: qual escolher?

Gestão
12 minutos de leitura 17.10.2023
Terceirização versus contratação direta: qual escolher?
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Neste artigo, você conhecerá as principais vantagens e desvantagens da terceirização de serviços e contratação direta, além de aprender a escolher a melhor opção para a sua empresa!

A decisão entre terceirização e contratação direta é um dilema comum enfrentado por empresas de todos os tamanhos e setores.

 

A verdade é que ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens, e a escolha certa depende diretamente da necessidade específica de cada negócio.

 

Neste artigo, vamos explorar os principais pontos da terceirização de serviços e suas diferenças para a contratação direta, auxiliando você a tomar uma decisão assertiva sobre qual regime escolher. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

 

 

Qual a diferença entre terceirização de serviços e contratação direta?

 

Antes de mais nada, precisamos entender com mais detalhes as principais diferenças entre terceirização de serviços e contratação direta. Vamos lá?

 

De forma resumida, a terceirização do trabalho é o processo no qual uma empresa contrata outra empresa externa para realizar determinadas funções ou atividades em seu nome. Esse modelo é bastante comum em setores de limpeza, segurança, contabilidade, atendimento ao cliente, entre outros.

 

Os colaboradores possuem, sim, um vínculo trabalhista formal, mas com a outra empresa — e não a que opta por terceirizar parte do trabalho.

 

A contratação direta, por outro lado, envolve a admissão de funcionários pela empresa para realizar as tarefas diretamente dentro da organização, sem intermediários.

 

 

Quais as vantagens da terceirização?

 

A terceirização de serviços oferece algumas vantagens que podem torná-la uma escolha atrativa para muitas empresas. Alguns dos principais benefícios são:

 

Redução de custos

 

A terceirização elimina a necessidade de contratar e treinar funcionários em tempo integral e, por isso, colabora com a redução de custos da empresa.

 

Além disso, gastos como benefícios, planos de saúde e férias remuneradas, por exemplo, muitas vezes são transferidos para a própria empresa terceirizada.

 

Foco no Core Business

 

Core Business, traduzido livremente como negócio principal, refere-se ao foco da empresa, ou seja, a sua atividade predominante.

 

Nesse sentido, ao terceirizar funções não essenciais, as empresas podem concentrar seus recursos e energia em suas atividades principais, colaborando com o aumento da eficiência e qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.

 

Atualização da equipe conforme às necessidades

 

Ainda é possível atualizar constantemente a equipe conforme as necessidades da empresa, sem os custos de desvinculação que se tem com a contratação direta.

 

Acesso a especialistas

 

Empresas que oferecem serviços de terceirização geralmente são especializadas em suas áreas de atuação, o que significa que você tem acesso a profissionais experientes em determinadas tarefas.

 

 

Quais as desvantagens da terceirização?

 

No entanto, a terceirização também possui desvantagens a considerar.

 

O principal está relacionado com a possível perda de controle sobre os processos e na qualidade do trabalho realizado.

 

Além disso, o modelo também pode resultar na falta de identificação do profissional e até mesmo o desalinhamento com as culturas e valores da empresa.

 

→ Leia também: Contabilidade Gerencial: como utilizá-la para tomadas de decisão

 

 

Ilustração

 

 

Quais as vantagens da contratação?

 

A contratação direta, como citamos anteriormente, acontece quando a própria empresa contrata o colaborador.

 

Dentre as principais vantagens do modelo, podemos citar:

 

Organização empresarial

 

Quando acontece a contratação direta de funcionários, a empresa possui um controle total sobre sua seleção, treinamento e gestão.

 

Isso permite que você alinhe seus funcionários com a cultura e os valores da empresa.

 

Comunicação facilitada

 

Outro benefício da contratação direta é a comunicação facilitada através da proximidade física e a integração com a equipe interna.

 

Isso auxilia diretamente com a produtividade da empresa e alinhamento entre as equipes.

 

Flexibilidade

 

Além disso, com funcionários contratados diretamente, você tem a flexibilidade de ajustar suas operações de acordo com as necessidades do negócio e as mudanças no mercado.

 

 

Quais as desvantagens da contratação?

 

Por outro lado, a contratação direta também apresenta desvantagens:

 

  • Custos mais altos: contratar e manter funcionários em tempo integral pode ser mais caro do que terceirizar, devido aos custos associados a salários, benefícios e impostos.
  • Responsabilidades Trabalhistas e Legais: a contratação direta traz consigo uma série de responsabilidades trabalhistas e legais, como pagamento de licença e férias, conformidade com leis trabalhistas e regulamentações, por exemplo.
  • Treinamentos: além disso, o modelo ainda exige o investimento em treinamentos de funcionários, o que pode ser demorado e ineficiente para as necessidades da empresa.

 

 

Terceirização x contratação direta: qual regime escolher?

 

A verdade é que a escolha entre terceirização de serviços e contratação direta depende de inúmeros fatores, incluindo o tipo de negócio, suas metas, recursos financeiros e o regime de tributação em que se opera.

 

O primeiro passo para tomar uma decisão mais assertiva, portanto, é avaliar cuidadosamente as necessidades da empresa, estudando sobre os serviços e quais funções podem ser terceirizadas sem comprometer a qualidade ou o controle.

 

Além disso, compare custos para determinar qual opção é mais econômica a longo prazo, considerando a complexidade dos processos e a sua urgência.

 

Lembre-se que a sua empresa não precisa adotar uma abordagem única para todas as funções. Muitas instituições optam por uma mistura de terceirização e contratação direta para atender às suas necessidades específicas.

 

Inclusive, a decisão não é fixa e pode ser revista à medida que as circunstâncias mudam e a empresa evolui.

 

 

Ilustração

 

Se este artigo foi útil para você, compartilhe-o com outros empreendedores!

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde