Apólices de Seguro: o que você precisa saber

Finanças Gestão
7 minutos de leitura 11.10.2023
Apólices de Seguro: o que você precisa saber
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

A apólice de seguro põe em evidência as particularidades do seguro que você contratou, como: os deveres, os direitos, as condições da cobertura, os valores e também os prazos referentes a ela.

Já contratou algum seguro? Existem seguros para todo tipo de situação e cada um deles tem suas regras e condições, e todas elas vêm descritas na apólice do seu seguro. Saber tudo a respeito dele antes de decidir ou de fato contratá-lo, é o ideal.

 

Segundo a Síntese Mensal de julho de 2023, realizado pela SUSEP, os seguros de danos e os de auto, tiveram respectivamente um aumento de 13,9% e 16,6% se comparado com o mesmo período de 2022. Essa alta na contratação de seguros demonstra o quão preparado o brasileiro quer estar para eventualidades e emergências, mas será que todos estão atentos às determinações do contrato?

 

Você está? Bem, de qualquer forma, se está adquirindo ou pretende adquirir um seguro em futuro próximo, abaixo encontrará tudo o que precisa saber sobre as apólices de seguro e qual delas melhor se encaixa na sua necessidade de contrato. Siga lendo e saiba mais.

 

 

Ilustração

 

 

O que é Apólice de Seguro?

 

Apólice é a documentação principal envolvida na contratação de um seguro. Em seu conteúdo costuma vir bem especificado todas as características e as condições pertinentes ao seguro adquirido. Sendo assim, todo processo que envolve o contrato de um seguro está condicionada à apólice.

 

 

Quem é o responsável pela regulamentação?

 

O órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, resseguro, entre outros, é a SUSEP - Superintendência de Seguros Privados. É ela quem estabelece os elementos mínimos que devem estar presentes na emissão das apólices e também nos certificados de seguro. Além disso, ela demanda que as condições do mesmo devem ser retratadas de forma clara aos segurados.

 

 

Quem cuida da emissão e consulta das apólices?

 

As apólices são emitidas pelas seguradoras, e conforme as normas da SUSEP, a emissão deve ser feita em até 15 dias, a partir da data de aceitação da proposta. É possível fazer consulta das apólices, segundo os seguros registrados em seu nome, acessando o Sistema de consulta de seguros disponibilizados pela própria SUSEP.

 

 

Quais Informações estão contidas na apólice?

 

Além de informações básicas e pessoais do segurado e quem é a seguradora, outras informações e condições devem constar no

documento. A seguir vemos como elas são classificadas:

 

Condições Gerais

 

Contém as informações referentes tanto ao segurado quanto às seguradoras. São elas:

 

  • direitos e deveres de ambos
  • abrangência da cobertura
  • valores da cobertura
  • forma de pagamento (como o prêmio será pago)
  • prazos (que envolvem tudo)

 

Condições Especiais

 

Tratam-se das regras específicas presentes no contrato, elas devem ser claras e bem detalhadas, para não haver equívocos. Sendo assim, elas variam conforme o seguro contratado e o tipo de apólice escolhida.

 

Condições Particulares

 

Nas particulares também é de extrema importância a atenção às especificidades, principalmente porque se trata da natureza do seguro acordado. Da parte das particulares, podemos citar:

 

  • o que o seguro cobre
  • as indenizações
  • beneficiários do contrato
  • porcentagem de cada beneficiário
  • prazo de vigência do seguro

 

Leia sobre: Consumo Consciente: 5 passos para pôr em prática

 

 

Ilustração

 

 

Quais são os tipos de apólices?

 

Como foi dito, para cada seguro exite uma apólice com detalhes e características próprias que o abrangem. Assim sendo, têm-se no mercado diferentes tipos de apólices para suprir as necessidades e condições do seguro. A seguir veremos alguns deles:

 

Apólice compreensiva ou multirrisco

 

É o tipo mais comum e utilizado, pode cobrir diferentes tipos de riscos em um único documento. Abrange desde o segurado até os seus bens.

 

Apólice aberta e fechada

 

A apólice aberta é mais flexível, permite que alterações tanto na cobertura quanto no seguro sejam feitas conforme as necessidades dos clientes. Já na fechada, a seguradora não admite alteração alguma durante a sua vigência.

 

Apólice de recibo

 

Esse tipo de apólice é referente aos contratos temporários. Pode ser usado em viagens e como comprovante de pagamento do prêmio do seguro.

 

Apólice de riscos nomeados

 

Esse tipo é mais específico, irá abranger apenas os riscos especificados no contrato, cobrindo unicamente as coberturas escolhidas pelo segurado.

 

Apólice contra danos a terceiros

 

Cobre os danos que o segurado causou a alguém, que podem incluir danos materiais, danos corporais ou morais. Podem ser realizados por meio de multa, indenização ou reembolsos, e utilizando um desses modos a seguradora ressarce a vítima.

 

Apólice de seguro resgatável

 

Diferentemente das demais, aqui é permitido que o segurado resgate o valor investido no seguro. Quanto maior o tempo que a apólice permanecer ativa, maior será a porcentagem que o segurado irá resgatar. Lembrando que o valor será incidido sobre o total pago no seguro até o momento do resgate.

 

Apólice individual ou coletiva

 

A individual é apenas entre o segurado e a seguradora, já a coletiva envolve a participação de várias pessoas, e são geralmente contratadas por empresas.

 

 

Ilustração

 

 

Leia sobre: Como fazer um bom planejamento financeiro familiar e evitar as dívidas?

 

 

Apólice de seguro e controle financeiro

 

Se você está se perguntando qual a relação entre os dois, nós a esclarecemos. Ambos estão relacionados a administração e proteção do seu patrimônio. A apólice garante a indenização de algo que esteja prevista em seu contrato, dessa forma funciona como um investimento no seu bem segurado caso algo venha ocorrer a ele, o que minimiza prejuízos.

 

No caso do controle financeiro ele te ajuda de modo geral com os cuidados e a análise do seu financeiro. Com ele é possível monitorar seu fluxo de caixa de forma eficiente, levando a tomada de decisões mais assertivas, além de possibilitar que você realoque os seus recursos para as suas necessidades pontuais e planos de contingência, como:

 

 

O Contas Online é o sistema ideal para lhe ajudar no seu controle de despesas e receitas. Ele é prático, simples e eficaz, além de tudo permite que você o personalize da maneira que preferir, utilizando somente as funcionalidades e recursos que você acredita serem essenciais para fazer sua gestão.

 

 

Conclusão

 

As apólices são a garantia de que o seguro foi contratado, nelas estão todas as informações pertinentes ao contrato e são

retratadas de forma clara e objetiva. Lembrando que existe um tipo de apólice para cada contrato, então, saber as especifidades do seu seguro e as informações contidas na apólice é indispensável para não haver surpresas desagradáveis.

 

Nesse universo de apólices e seguros é importante, também, que você tenha um controle financeiro para cuidar e proteger seu patrimônio de maneira realmente completa. Quando estamos bem informados com tudo o que envolve nossa vida econômica, as chances de sermos bem sucedidos e diminuirmos os problemas e o estresse causados pela falta de dinheiro é bem maior.

 

Se deseja saber mais sobre o nosso sistema de gestão financeira, venha se cadastrar e ganhar um teste de 14 dias totalmente grátis. Faça isso e constate a mudança incrivelmente positiva que trará para sua vida financeira.

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde