Uso de ferramentas digitais na gestão empresarial

Gestão Planejamento
14 minutos de leitura 30.08.2023
Uso de ferramentas digitais na gestão empresarial
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Como ter uma gestão empresarial de sucesso com o uso de ferramentas digitais e auxílio do controle de ponto.

Independentemente do seu tamanho ou área de atuação, uma gestão empresarial eficiente é uma preocupação essencial para todas as empresas.

 

Isso se deve ao fato de que todos os negócios envolvem diversos procedimentos administrativos que devem ser executados de forma eficaz para garantir um crescimento saudável e um desempenho favorável no mercado.

 

Nas discussões atuais sobre gestão empresarial, a tecnologia é um componente indissociável. Não se pode fugir do mundo digital, seja na vida profissional ou pessoal.

 

No cenário empresarial atual, a tecnologia desempenha um papel crucial na otimização da gestão e na obtenção da rentabilidade esperada pelas empresas modernas.

 

Em contrapartida, a ausência de tecnologia torna cada vez mais desafiador permanecer relevante e competitivo em um mercado complexo e competitivo.

 

Neste artigo que criamos vamos abordar sobre o uso dessas ferramentas digitais no desempenho de uma boa gestão empresarial. Acompanhe a leitura e saiba mais!

 

 

Gestão empresarial: o que é?

 

A arte de administrar um negócio é uma abordagem estratégica para alcançar melhores resultados.

 

Desse modo, abrange um leque de ações, incluindo organização de processos, acompanhamento financeiro, gestão de recursos humanos e materiais e realização de atividades necessárias à sustentação da organização.

 

Cada empresa funciona como uma máquina complexa com todos os seus setores trabalhando em harmonia para garantir o melhor desempenho e resultados. É impossível que seja feito de outra maneira!

 

Para uma gestão empresarial é fundamental ter uma compreensão abrangente dos conceitos relevantes e incorporar técnicas eficientes, bem como utilizar os recursos adequados, a fim de garantir a viabilidade, progressão e ampliação de um negócio.

 

 

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Como a tecnologia pode ser aliada na gestão empresarial?

 

No mundo altamente interconectado de hoje, a tecnologia tornou-se um ativo indispensável para a gestão dos negócios. É praticamente inconcebível imaginar uma empresa que não tenha acesso a uma ferramenta digital para otimizar algum de seus processos.

 

A implementação de ajudas tecnológicas têm permitido às empresas operar com maior eficiência e produtividade. Isso se deve à disponibilidade de softwares que facilitam a gestão financeira, o planejamento e a gestão da produção.

 

A seguir, falaremos como a tecnologia afeta os resultados de uma empresa. Confira!

 

Aumento da produtividade

 

Aumentar a produtividade tornou-se um objetivo crucial para inúmeros indivíduos e organizações, pois permite maior eficiência e produção.

 

A gestão empresarial depende fortemente dos avanços tecnológicos para automatizar e agilizar diversos processos e tarefas. Isso elimina a necessidade de trabalho manual e permite que os funcionários executem operações de forma rápida e fácil com apenas um clique.

 

Além disso, traz mais confiabilidade nos processos, segurança e redução de tempo para produzir alguma tarefa.

 

Como consequência, as rotinas se tornam mais dinâmicas, produtivas e eficientes. Do mesmo modo que os colaboradores poderão se concentrar em tarefas estratégicas de alto valor ao invés de estar preso a um trabalho manual que pode ser realizado por software.

 

Eficiência dos processos empresariais

 

Solucionar problemas de modo automático através de softwares e em menos tempo é crucial para uma maior eficácia de negócio.

 

Desse modo, o trabalho manual é eliminado e os processos empresariais ganham eficiência, dinamismo e agilidade.

 

Otimizar a comunicação

 

Por meio de sistemas técnicos, o compartilhamento de dados e tarefas pode ser otimizado. Como todas as informações do negócio estão no sistema, todos os envolvidos podem consultá-lo facilmente.

 

Da mesma forma, a tecnologia móvel permite que os profissionais permaneçam conectados por meio de dispositivos móveis onde quer que estejam.

 

Controle simplificado

 

Um sistema qualificado facilita aos gestores o controle de dados financeiros, emissão de documentos, geração de relatórios e muito mais.

 

Com apenas alguns cliques, os gestores podem acessar informações detalhadas sobre diversas áreas do seu negócio sem precisar adivinhar valores de fluxo de caixa e informações etc.

 

Desse modo, isso aumenta a segurança do gerenciamento e reduz as taxas de erro.

 

Confiabilidade para gestão de informações

 

Sistemas tecnológicos como a computação em nuvem facilitam o controle e o armazenamento de dados. As vantagens são muitas.

 

Além de poder reunir todos os dados do negócio em um só lugar, a nuvem é um sistema otimizado que elimina a necessidade de armazenamento físico, minimizando assim os custos operacionais e de manutenção de servidores, equipamentos e grandes equipes de TI.

 

 

Ferramentas digitais: o que são e objetivos

 

O termo "ferramentas digitais" tem suas raízes na língua latina. Em um sentido amplo, uma ferramenta pode se referir a qualquer dispositivo utilizado com a finalidade de realizar uma tarefa.

 

Quando nos referimos a ferramentas digitais, estamos discutindo essencialmente um meio tecnológico de executar uma determinada tarefa.

 

Para esclarecer, esses recursos são de natureza digital e são projetados para permitir o uso de várias tecnologias, como computadores, tablets e smartphones, para tornar a comunicação e o acesso à informação mais convenientes.

 

É evidente que seu objetivo é melhorar a clareza e eficiência da comunicação, sem dúvida. Isso pode ser alcançado facilitando o processo de comunicação, além de otimizar a gestão empresarial.

 

 

Principais usos de ferramentas digitais na gestão empresarial

 

Algumas ferramentas digitais são mais utilizadas em alguns setores do que em outros, mas de maneira geral, em uma empresa, todos os setores precisam de um suporte tecnológico.

 

A seguir separamos alguns tipos de ferramentas mais utilizadas nas empresas.

 

Setor de Vendas

 

O CRM, ou Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), é uma ferramenta crucial para empresas de todos os tamanhos que desejam otimizar suas interações com os clientes e aprimorar seus processos de vendas, marketing e atendimento.

 

O CRM é mais do que apenas uma substituição da tradicional lista de contatos. Ele oferece uma abordagem estruturada e organizada para gerenciar informações sobre clientes atuais e potenciais. Algumas das vantagens do uso de um CRM incluem:

 

  • Centralização de Informações
  • Melhor Atendimento ao Cliente
  • Gestão de Vendas
  • Marketing Direcionado
  • Automação de Processos
  • Análise e Insights
  • Gestão de Relacionamento a Longo Prazo
  • Colaboração Interna

 

Essa ferramenta tem o potencial de simplificar as tarefas cotidianas, permitindo o estabelecimento de metas, a realização de contatos e vendas de forma assertiva, além de viabilizar o acompanhamento de leads, além de oferecer sugestões e percepções valiosas.

 

Assinatura digital

 

Com a crescente digitalização do mundo, a importância da assinatura, que já era notável no passado, ganha ainda mais relevância.

 

Para simplificar o procedimento de finalização de contratos, documentos e negociações empresariais, surgiu a assinatura eletrônica, que basicamente constitui um controle de ponto digital que valida o conteúdo de uma declaração conjunta de duas ou mais partes.

 

Este formato de assinatura possui o mesmo peso legal que a assinatura tradicional realizada com uma caneta, porém sua vantagem reside na eliminação da necessidade de encontros presenciais ou do uso de papel.

 

Gostou do conteúdo? Então acompanhe nosso blog para ficar por dentro de assuntos como este!

 

 

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Este artigo foi escrito por Leopoldo Magnus, CEO da Genyo, plataforma de controle de Ponto Eletrônico Digital, contribuindo para que gestores de RH acompanhem a jornada de seus funcionários de forma otimizada.

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