O que é business intelligence e qual é a sua importância

Planejamento
17 minutos de leitura 06.04.2022
O que é business intelligence e qual é a sua importância
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Conheça a importância do termo que se relaciona como um passo para as empresas se reinventarem.

Se você trabalha com finanças e negócios em geral, provavelmente já ouviu falar do termo business intelligence, não é mesmo?

 

Reconhecer a importância de uma análise de dados para a administração de uma empresa é o primeiro passo para entender o que é business intelligence e como esse termo se refere às decisões estratégicas.

 

Traduzido para o português como inteligência de mercado, o termo se relaciona como um passo além para as empresas se reinventarem, tanto interna como externamente.

 

Neste artigo, vamos te explicar o que é business intelligence e qual é a sua importância para um negócio, além de mostrar como o termo é aplicado no dia a dia dos empresários.

 

Todo o assunto será abordado nos seguintes tópicos:

  • O que é e como surgiu o Business Intelligence?
  • Qual a importância do Business Intelligence?
  • Aplicações do Business Intelligence
  • Como posso aplicar essa inteligência no meu negócio?
  • Como funciona o Business Intelligence
  • Onde o Business Intelligence é aplicável e quanto tempo dura o projeto

 

Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura!

 

 

 

O que é e como surgiu o Business Intelligence?

Resumidamente, podemos definir o business intelligence, ou simplesmente BI, como uma análise e monitoramento de todos os dados que são importantes para um negócio — o termo está ligado à alta performance das empresas modernas.

 

É importante reforçar que essa definição é um conceito ainda bastante novo e inovador.Afinal, o real business intelligence é um termo popular que vem sendo usado há muito tempo.

 

O Business Intelligence mais tradicional, escrito com as letras maiúsculas, surgiu na década de 1960 como um sistema real e com o principal objetivo de compartilhar informações entre as empresas.

 

Por mais superficial que a ideia fosse, o intuito sempre foi explorar o potencial dos dados.

 

Com o avanço da tecnologia e os novos modelos computacionais, o BI se desenvolveu nos anos 80 para auxiliar diretamente na tomada de decisões e transformar os dados em informações.

 

Atualmente, o business intelligence é extremamente importante para definir uma estratégia e montar um plano de ação.

 

Vale ressaltar que o termo não se trata apenas de uma tecnologia e, sim, de um conceito. Contudo, muitas ferramentas como softwares e soluções inovadoras podem compor o processo.

 

Na prática, uma pessoa com o business intelligence moderno possui uma visão abrangente dos dados da sua organização e usa esses dados para gerar mudanças positivas, eliminar a ineficiência e se adaptar rapidamente às mudanças no mercado.

 

 

 

Qual a importância do Business Intelligence?

O objetivo principal do business intelligence é fazer com que o negócio tome decisões corporativas de modo mais assertivo.

 

Afinal, o BI traz informações que permitem que a empresa direcione seu planejamento de forma estratégica, sem depender da “tentativa e erro”.

 

Essas descobertas, então, podem ser aplicáveis até mesmo no dia a dia, seja em técnicas operacionais, pesquisa de mercado, comunicação, estudo de público etc.

 

Em resumo, os pilares do business intelligence podem ser divididos nos seguintes processos:

  • Coletar dados;
  • Organizar e analisá-los;
  • Executar e monitorá-los.

 

Esses pilares facilitam os processos da gestão empresarial e promovem a empresa um status de competitividade no mercado, com diferenciais que a destacam da concorrência.

 

De acordo com uma pesquisa da plataforma de análise visual Tableau, uma organização que investe em business intelligence pode ter até 127% de ROI em apenas 3 anos.

 

Confira outros exemplos de como o BI pode auxiliar as empresas:

  • Identificar formas de aumentar os lucros;
  • Acompanhamento do desempenho do negócio;
  • Otimização de operações;
  • Identificação prévia das tendências do mercado;
  • Análise comportamental dos clientes;
  • Comparação de dados com a concorrência;
  • Descoberta de erros ou problemas.

 

Ilustração

 

 

Aplicações do Business Intelligence

Agora que você já sabe o que é business intelligence e qual a sua importância para uma empresa moderna, é a hora de entender como de fato acontecem as aplicações deste termo.

 

Afinal, como aplicar o BI para coletar os dados tão importantes para o futuro estratégico de um negócio? Acompanhe a leitura!

 

 

Monitorar interesse

Uma alternativa bastante utilizada para aplicar o business intelligence é investir em uma ferramenta de monitoramento de notícias e sites de interesse para o seu segmento de mercado.

 

Através da definição das palavras-chave corretas, é possível monitorar interesse e acompanhar o que estão falando sobre sua empresa, sobre a concorrência e as tendências que podem ser úteis para o estabelecimento.

 

Monitorar interesse no BI é capaz de gerar relatórios poderosos para a sua estratégia.

 

 

Monitorar engajamento

Tanto em relação ao público externo quanto ao interno, o monitoramento de engajamento é fundamental para o andamento de um negócio. Isso porque com essa função, é possível identificar diferentes tipos de público.

 

Com as ferramentas corretas de BI, obtêm-se insights qualitativos e quantitativos, indicando quais são os tópicos de interesse do público em relação à marca, definindo campanhas de marketing e endomarketing mais eficazes.

 

 

Monitorar clientes

Os softwares de CRM (Customer Relationship Management) são um exemplo disso.

 

Através da plataforma, a empresa coleta dados de prospecção, atendimento e até mesmo o processo de pós-venda.

 

Dessa forma, o estabelecimento consegue identificar problemas na jornada de compra e aprimorar suas estratégias.

 

 

Monitorar o comportamento do usuário

Esse tipo de aplicação do business intelligence é importante para entender qual é a área mais visitada do seu site, qual recebe mais tempo de atenção etc.

 

A partir daí, é possível investir em todo um planejamento que convide mais visitantes e, como consequência, alimentar clientes em potencial.

 

 

Reduzir custos

A redução de custos também é uma das consequências da aplicação do BI em uma empresa.

 

Isso porque as estratégias se tornam muito mais assertivas, permitindo que a empresa tome decisões reais e muito mais embasadas, evitando o desperdício de recursos com ideais que podem não dar certo.

 

 

 

Como funciona o Business Intelligence

Até agora foi possível você compreender melhor sobre o business intelligence e suas possíveis aplicações. Mas afinal, como o processo funciona de fato?

 

Como citamos brevemente neste artigo, os pilares do BI são de coleta de dados, análise, compartilhamento e monitoramento.

 

Continue a leitura para saber mais sobre cada um deles!

 

 

Coleta de informações

O primeiro passo para o processo do business intelligence é definir qual tipo de informação é útil para o negócio e, além disso, qual é o objetivo que se deseja alcançar.

 

É nessa fase, inclusive, que acontece a limpeza das informações da empresa, selecionando o que é de fato interessante de acordo com o objetivo do estudo.

 

 

Análise de dados

Depois que a coleta das informações é realizada, é a hora de definir as métricas responsáveis por interpretá-las.

 

Aqui, os dados são organizados, de forma a se tornarem mais fáceis para a visualização e comparação.

 

 

Compartilhamento

Agora, os relatórios realizados nas tarefas anteriores são encaminhados para as suas respectivas áreas correspondentes, para que os gestores e responsáveis pelo setor possam trocar ideias e tomar as melhores decisões para a empresa.

 

 

Monitoramento dos dados

Para que o processo de business intelligence funcione, os resultados devem ser constantemente monitorados e revisados.

 

Isso porque podem eventualmente surgir novas fontes de dados que estão alinhadas à movimentação do mercado ou até mesmo da própria organização.

 

 

 

Onde o Business Intelligence é aplicável e quanto tempo dura o projeto

Uma das grandes vantagens do business intelligence é a sua flexibilidade. Isso porque todos os setores de uma empresa podem se beneficiar com a ferramenta — o necessário aqui é entender quais pilares o seu negócio precisa de um direcionamento.

 

Normalmente, os projetos duram anos. Afinal, ele não termina após o desenvolvimento, já que precisa receber manutenções constantemente.

 

 

 

Agora que você já sabe tudo sobre Business Intelligence, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde