Abono Salarial: saiba se você tem direito

Finanças
12 minutos de leitura 04.05.2023
Abono Salarial: saiba se você tem direito
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Venha saber tudo sobre o Abono Salarial, quais são os valores e se você se enquadra nos requisitos para receber esse benefício que o governo disponibiliza anualmente.

O Abono Salarial surgiu em 11 de janeiro de 1990, com a Lei Nº7.998, regulado juntamente com o programa do Seguro-desemprego. O objetivo dele é auxiliar o trabalhador que possui carteira assinada e que possa estar em situação de vulnerabilidade social.

 

É um pagamento anual como o 13º salário, a diferença é que o valor vai depender do tempo de serviço mensal prestado. Esse benefício pode tirar muita gente do sufoco das dívidas ou contas atrasadas, portanto é uma boa renda extra no orçamento.

 

Além de ajudar os servidores, esse dinheiro é um meio do governo incentivar a economia do País. Segundo o Dataprev, cerca de R$4,7 bilhões de reais estão previstos para serem distribuídos até o fim do ano, para mais de 4 milhões de trabalhadores. Ou seja, é bastante dinheiro público para circular.

 

 

Ilustração

 

 

Sem mais delongas, veja a seguir o que é, como funciona e quem tem direito a recebê-lo.

 

 

O que é abono salarial?

 

O Abono Salarial é um benefício anual concedido pelo Governo Federal aos colaboradores de empresas públicas ou privadas. Para ter direito a esse benefício uma série de pré-requisitos são necessários.

 

Quem tem direito ao abono?

 

Para ter o direito ao abono salarial é preciso:

 

  • Ter recebido até dois salários mínimos no ano-base.
  • Ter trabalhado no mínimo 30 dias corridos ou não, no ano-base para apuração.
  • Que o empregador seja um contribuinte do PIS/PASEP.
  • Que o funcionário tenha se cadastrado há pelo menos cinco anos no PIS/PASEP.
  • Que o empregador tenha informado corretamente ao governo, todos os dados do funcionário.

 

O PIS - Programa de Integração Social, é um benefício pago pelo governo aos funcionários de empresas privadas. E o PASEP - Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público é o fundo destinado aos funcionários de empresas públicas.

 

Todas as informações pertinentes serão armazenadas no Rais - Relação Anual de Informações Sociais, um relatório solicitado pelo Ministério do Trabalho que controla as atividades trabalhistas do País.

 

Qual é o valor do abono?

 

O valor do benefício é de até um salário mínimo, proporcional ao tempo de serviço do funcionário no ano-base, segundo a Lei 13.134/15. O cálculo para chegar a ele é feito da seguinte forma:

 

“… número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por

1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento”. (Caixa - Abono Salarial)

 

O governo usa a data de nascimento dos colaboradores para realizar os pagamentos. Os cálculos para 2023 conforme o Salário-Mínimo de R$ 1.302,00, ficará da seguinte maneira:

 

 

Fonte: gov.br

 

 

Os pagamentos são realizados pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil conforme o calendário anual estabelecido pelo CODEFAT. Um órgão colegiado composto por representantes dos trabalhadores, empregadores e do governo.

 

Os calendários de pagamentos em 2023, segundo a Resolução do CODEFAT Nº968 ficaram da seguinte forma.

 

Pagamentos da Caixa Federal para cadastrados no PIS:

 

Fonte: gov.br

 

 

Pagamentos do Banco do Brasil para cadastrados no PASEP:

 

 

Fonte: gov.br

 

A data limite é até 28/12/2023 para que os beneficiários tanto do PIS quanto do PASEP recebam.

 

Leia sobre: Como fazer o planejamento de gastos mensais e sair do vermelho?

 

 

Como você pode receber?

 

Aqueles empregados vinculados ao PIS tem o benefício gerado pela Caixa Econômica Federal e podem ter o dinheiro creditado conforme as informações abaixo:

 

  • Tendo conta corrente, poupança ou conta digital na CAIXA, receberá por crédito em conta CAIXA. Esse dinheiro pode ser movimentado da forma que o beneficiário desejar.

 

  • Tendo conta poupança social digital, será por crédito pelo CAIXA Tem. Essa conta é aberta quando você não possui uma conta na CAIXA.

 

  • Para receber em Casas Lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui, caixas eletrônicos, têm que possuir o Cartão Social e senha. Essa opção está disponível quando o valor não pode ser creditado na conta poupança social digital.

 

  • Para receber na agência da CAIXA, caso não tenha o Cartão Social poderá recebê-lo com documento oficial de identificação. Os documentos aceitos são:
    • RG
    • CNH
    • Passaporte
    • Identidade Militar
    • Carteira funcional reconhecida por Decreto.
    • Carteira de Identidade de Estrangeiros.

 

Veja sobre: CPF Pendente de regularização

 

Como consultar o abono

 

Para realizar a consulta basta entrar nos canais da CAIXA e do Ministério do Trabalho e Emprego, e verificar se você tem o direito de receber o abono e qual valor será creditado.

 

Aplicativos para realizar a consulta:

 

  • CAIXA Tem - disponibiliza todas as informações sobre o abono, o calendário de pagamentos e consultas a respeito do valor que estiver liberado.

 

  • CAIXA Trabalhador - além de informações do Abono Salarial, tem informações do Seguro-Desemprego, informações do calendário, parcelas liberadas, etc.

 

  • Carteira de Trabalho Digital - além da consulta sobre o benefício você tem acesso aos registros dos seus contratos de trabalho.

 

E pode também realizar consultas pelos atendimentos CAIXA ao Cidadão e portal de serviços do gov.br, além da opção de enviar e-mail ao Ministério do Trabalho e Emprego por meio do formulário de contato MTE.

 

Quem não tem direito ao abono salarial

 

Algumas pessoas não têm o direito a ele, como:

 

  • Trabalhadores rurais e urbanos empregados por pessoa física
  • Trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica
  • Empregados domésticos

 

Esses colaboradores não têm o direito ao abono porque são geridos por pessoas físicas e para poder recebê-lo é preciso ser contratado por pessoa jurídica. O mesmo acontece com quem trabalha como autônomo, mesmo que contribua para o INSS também não será contemplado.

 

 

Conclusão

 

Como vimos, uma série de critérios e especificações são necessários para que a pessoa seja habilitada a receber o abono. O tempo de trabalho, ser cadastrado no PIS/PASEP, a remuneração recebida no ano-base considerado para o cálculo, etc.

 

Então, fique atento as suas informações e as datas de pagamento, os canais de comunicação do governo dão total auxílio para essas questões.

 

 

Contas Online

 

Qualquer dinheiro que entra na conta é lucro, mas saber o que você quer e onde quer chegar é extremamente importante para administrá-lo da melhor forma possível. O dinheiro pode não comprar a felicidade, mas sem dúvida tira muita tristeza e estresse financeiro por aí.

 

Ter um controle financeiro e saber o quão indispensável ele é para o seu futuro te deixa preparado para muitas situações adversas. Se você não sabe o que fazer com o seu dinheiro e gasta desenfreadamente, nada de bom virá.

 

Gerenciar seu financeiro te deixa ciente de tudo o que entra e sai do seu bolso, até o cafezinho da tarde que você tomou no café da esquina.Toda despesa seja grande ou pequena influência no seu orçamento.

 

O Contas Online te ajuda justamente nessa parte, com ele você pode monitorar absolutamente todos os seus ganhos e gastos e ver onde é que você está passando dos limites. Faça um teste das funcionalidades do sistema e descubra as maravilhas de estar no controle de suas finanças.

                   

No Contas Online sua vida financeira está em primeiro lugar.

 

 

                      Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde