8 dicas sobre como organizar dívidas

Finanças
12 minutos de leitura 15.01.2024
8 dicas sobre como organizar dívidas
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Entenda em 8 dicas como organizar dívidas e sair definitivamente do vermelho. Além disso, saiba como o planejamento é a peça chave na hora de controlar suas finanças.

O endividamento é um problema no cotidiano de muitas famílias no Brasil. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - a CNC - 76,6% das famílias no país estão endividadas.

 

São inúmeros os motivos que levam as pessoas a se perderem em dívidas, mas dentre eles, a falta de controle financeiro é o fator determinante. O ponto positivo é que fazer o planejamento das finanças é muito mais fácil do que imaginamos.

 

Assim, o primeiro passo é quitar todas as dívidas e trabalhar para fazer um bom controle financeiro. Mas o ponto é: como organizar dívidas?

 

Respondendo a essa pergunta, elencamos 8 dicas para você conseguir colocar suas dívidas em ordem e pagar todas as contas devidas.

 

 

8 dicas de como organizar dívidas e sair do vermelho

 

Aqui estão 8 dicas para você entender como organizar dívidas e poder quitá-las. A princípio, a situação pode parecer sem controle e difícil de ser superada, mas com um pouco de planejamento, tudo dá certo.

 

Então, para organizar suas dívidas de forma eficaz, você:

 

1º: Faça um balanço da sua situação financeira

 

É importante você conhecer exatamente toda e qualquer dívida ou conta a pagar que você tenha. Comece reunindo todas as suas contas, recibos e quaisquer outros documentos relacionados às suas dívidas.

 

Isso te dará uma compreensão mais clara dos valores que você deve e as taxas de juros associadas a cada dívida.

 

Depois de reunir todos os documentos necessários, faça uma lista com todas as dívidas, separando-as por valor, taxa de juros e data de vencimento.

 

2º Crie um orçamento

Avalie suas receitas e despesas mensais. Se possível, também as anote em um papel ou planilha. Essa avaliação é importante na hora de estabelecer um orçamento realista, onde você terá que alocar parte dele para quitar as dívidas.

 

Neste momento, será necessário que você avalie e corte os gastos desnecessários para liberar mais dinheiro para quitar as suas dívidas de uma vez por todas.

 

 

Ilustração

 

 

3º: Priorize suas dívidas

 

Depois de listar suas dívidas e colocar em evidência as datas de vencimento, taxa de juros e valores devidos, você deverá analisar quais estão trazendo mais desgaste financeiro. Ou seja, quais estão com uma maior data de vencimento, quais possuem maior valor e maior taxa de juros.

 

Você terá que priorizar o pagamento dessas dívidas em questão. Assim, você irá se livrar das mais problemáticas primeiro.

 

4º: Negocie com os credores

 

Entre em contato com os seus credores e discuta as possibilidades de pagamento, redução de taxas de juros, parcelamento ou acordo. Muitos credores estão abertos a encontrar uma solução que funcione para ambas as partes.

 

5º: Considere a consolidação de dívidas

 

Em alguns momentos, talvez seja interessante que você faça um empréstimo para quitar todas as suas dívidas. Entretanto, é necessário estar atento às taxas de juros das dívidas e as do empréstimo, afinal, a intenção é economizar dinheiro com os juros.

 

Analise suas opções e prefira aquela que mais for benéfica para você e para as suas finanças.

 

6º: Aumente sua renda

 

Busque oportunidades para aumentar sua renda, como assumir um emprego de meio período ou trabalhar como freelancer. A renda adicional pode ajudar a acelerar o pagamento das dívidas.

 

 

Leia também: Renda Extra: 7 possibilidades e como escolher

 

7º: Estabeleça um plano de pagamento

 

Depois de definir um orçamento e cortar os gastos desnecessários, é necessário que você crie um plano de pagamento. Nesse plano, você poderá determinar em quanto tempo irá quitar as dívidas, quais serão os valores pagos, etc.

 

Cumpra o plano e faça os pagamentos em dia para evitar taxas atrasadas e multas.

 

8º: Utilize a tecnologia a seu favor

 

A tecnologia pode ser sua aliada na hora de revisar suas contas, colocar em dia suas dívidas e ainda controlar suas receitas mensais. Além do mais, a organização e planejamento do seu financeiro fica mais otimizada e de fácil acesso.

 

E lembre-se, organizar suas dívidas exige disciplina e comprometimento, mas com um planejamento estruturado, é possível recuperar o controle de suas finanças.

 

 

Como evitar se endividar?

 

Depois de todas essas dicas de como organizar dívidas, elencamos algumas sugestões para você manter o seu controle financeiro em dia e evitar se endividar novamente.

 

Como dissemos anteriormente, para ter uma vida financeira saudável, é necessário comprometimento e planejamento. Então, confira as nossas indicações e aproveite.

 

 

Ilustração

 

 

1º - Conheça suas receitas e despesas

 

Antes de mais nada, é extremamente importante você conhecer exatamente todas as suas entradas e saídas do mês. Além de saber exatamente quais são os seus ganhos, listar todos os seus gastos permite que você tenha um conhecimento claro da sua realidade.

 

2º Categorize suas despesas

 

Depois de listar todas as suas entradas e saídas, o interessante é que você separe todas as suas despesas em categorias. A categorização é importante, pois com ela, você consegue analisar onde pode e deve economizar e cortar gastos desnecessários.

 

3º Crie um orçamento

 

Além da categorização, criar um orçamento é essencial para que suas contas não tenham um valor maior que o necessário. Ter um limite te permite evitar gastos além da conta que acabam te endividando.

 

4º Reduza o uso do cartão de crédito

 

Limite o uso de cartões de crédito, pois eles podem facilmente levar a gastos excessivos e dívidas com juros altos. Em vez disso, tente usar dinheiro ou cartões de débito para suas despesas diárias. Se você usa cartões de crédito, certifique-se de pagar o saldo integralmente a cada mês para evitar acumular cobranças de juros.

 

5º: Pesquise antes de fazer compras

 

Antes de fazer qualquer compra significativa, reserve um tempo para pesquisar e comparar preços para garantir que você está obtendo o melhor negócio. Evite compras por impulso e avalie se a compra é necessária e dentro do seu orçamento.

 

6º: Monte uma reserva financeira

 

A reserva financeira é o ponto crucial para um bom controle financeiro. Você deve se organizar para conseguir poupar parte da sua receita todo mês para conseguir montar a sua.

 

A reserva de emergência é de grande ajuda quando situações imprevistas acontecem e você precisa arcar com os custos relacionados a elas.

 

 

Contas Online

 

Com o Contas Online você faz o seu controle financeiro de forma descomplicada. Somos um sistema 100% online que te ajuda a organizar suas finanças e atingir suas metas, seja ela qual for.

 

Temos diversos recursos e ferramentas para te ajudar nessa jornada. Faça o seu cadastro e teste grátis por 14 dias!

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde