5 métodos de controle de despesas pessoais

Finanças Gestão
14 minutos de leitura 24.01.2023
5 métodos de controle de despesas pessoais
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Entenda como funciona o controle de despesas pessoais e como colocar essa organização financeira em prática.

Como estamos sempre falando aqui no blog do Contas Online, o controle de despesas, sejam elas pessoais ou empresariais, é fundamental para lidar melhor com o seu dinheiro e honrar compromissos financeiros e metas traçadas ao longo do ano.

 

O uso de aplicativos e softwares de gerenciamento, por exemplo, auxiliam bastante nessa missão e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível realizar esse controle de forma simples e prática. Continue a leitura e saiba como!

 

 

O que é controle de despesas pessoais?

 

Antes de mais nada, precisamos definir o significado de controle de despesas pessoais, a fim de deixar este artigo muito mais claro e informativo para você.

 

Como o próprio nome sugere, controle de despesas está relacionado com o hábito de organizar todas as receitas e despesas em um determinado período. Essa organização, então, pode ser realizada para fins pessoais ou até mesmo empresariais.

 

É o próprio gestor ou responsável que define a periodicidade que esse controle será realizado: em casos de despesas pessoais, o mais comum é a organização quinzenal ou mensal. Em grandes empresas ou corporações, por exemplo, esse controle é realizado com mais frequência, como diariamente ou semanalmente.

 

Vantagens do controle de despesas pessoais

 

Não é novidade que ninguém gosta de perder dinheiro, não é mesmo?

 

Nesse sentido, o controle de despesas pessoais atua diretamente nesse ponto: organizando as finanças a fim do responsável conhecer exatamente a sua renda, os seus gastos e o que pode ser melhorado para sobrar mais dinheiro no fim do mês.

 

Dentre os benefícios do controle de despesas pessoais, o principal deles é a consciência financeira. Isto é, você passa a gastar de forma mais responsável, investindo menos em trivialidades e focando no que realmente importa para você.

 

Podemos comparar o controle financeiro com a arrumação de uma prateleira ou guarda-roupa, por exemplo. No começo, pode até ser que a mudança dê um certo trabalho, mas a verdade é que a renovação irá fazer com que você “ganhe” vários minutos por dia. Afinal, agora você sabe exatamente onde cada item se encontra — isto é, você estabeleceu controle sobre a situação.

 

 

Ilustração

 

 

5 métodos de controle de gastos pessoais

 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apenas 56% dos brasileiros planejam os gastos mensais — ou seja, quase a metade do país não administra as próprias finanças.

 

Essa rotina prejudicial acaba gerando descontroles financeiros e, consequentemente, dificuldades para a reorganização do orçamento e nenhuma sobra para o fim do mês.

Portanto, se você se encaixa na porcentagem das pessoas que não administra as próprias finanças ou tem alguma dificuldade sobre o assunto, continue a leitura e confira os tópicos e dicas úteis que separamos sobre métodos de controle de gastos pessoais!

 

1. Tenha objetivos bem definidos

 

Pode até parecer um método simples, mas a verdade é que ter os seus objetivos pessoais bem definidos irá impulsionar o seu controle de gastos.

 

Nesse sentido, coloque na ponta do lápis objetivos e metas claras a respeito do que você deseja fazer com o dinheiro que será economizado: investir, comprar um carro, fazer uma reforma em casa, pagar por um curso… são inúmeras as possibilidades!

 

Ter em mente aonde você quer chegar é essencial para que o cérebro crie disciplina e entenda a importância de realizar um controle de despesas eficiente.

 

2. Separe os seus gastos por categoria

 

Lembra quando citamos anteriormente sobre a arrumação de uma prateleira ou um guarda-roupa? No segundo caso, você pode separar as suas roupas por cores, estação (roupas de calor e roupas de frio), destino (lazer ou trabalho), entre outros. Essa organização por categoria é fundamental para que você visualize melhor suas opções e tenha consciência dos itens que você já possui, aqueles que precisam ser adquiridos e até mesmo os que podem ser poupados.

 

O mesmo acontece com as finanças! Separe-as por categorias, como:

 

  • Gastos fixos: aluguel, internet, escola, faculdade etc.
  • Gastos variáveis: lazer, comida, roupas.

 

Nesse sentido, você visualiza melhor com o que você está gastando o seu dinheiro e de que forma você pode economizar.

 

Sabemos que é mais difícil economizar nos gastos fixos, mas será que algum gasto variável não pode ser alterado para evitar despesas desnecessárias?

 

Para complementar a organização, faça essa separação periodicamente, de forma semanal ou mensal — o importante é descobrir a melhor estratégia que funciona para você.

 

Leia também: Custos fixos e variáveis de uma empresa: o que são e quais são os principais?

 

3. Lembre-se das despesas anuais

 

Um erro muito comum na hora de fazer o controle das despesas pessoais é não levar em consideração aquelas que acontecem uma vez ao ano, como o IPTU, IPVA e demais seguros, por exemplo.

 

Quando não previstas, essas despesas acabam ocasionando um grande problema e descontrole financeiro. Portanto, reserve a cada mês um dinheiro para essas despesas.

 

4. Tenha uma planilha de gastos

 

Investir em um fluxo de caixa pessoal é uma dica essencial para o controle de despesas!

 

A prática consiste em registrar, de forma contínua e cronológica, todas as entradas e saídas de recursos financeiros, permitindo acompanhar o movimento do capital em caixa para fazer uma previsão das finanças pessoais.

 

Além disso, a planilha de gastos permite que você visualize com mais facilidade onde estão os gargalos e no que você pode economizar.

 

5. Utilize um aplicativo de controle de despesas pessoais

 

Contar com a tecnologia pode ser uma excelente alternativa para controlar os seus recursos financeiros, sejam eles pessoais ou empresariais!

 

Em softwares de gerenciamento financeiro você gerencia as suas contas de forma muito mais prática, rápida e segura — evitando o que chamamos de “erros humanos” em algum cálculo ou previsão financeira.

 

Alguns aplicativos, inclusive, oferecem outras funcionalidades para complementar o controle de gastos, como organização por categorias, relatórios, agendamento de transferências, avisos por e-mail, entre outros.

 

 

Ilustração

 

 

Leia mais: O que é e como funciona um gerenciador financeiro

 

 

Controle as suas despesas pessoais com facilidade e segurança com o Contas Online!

 

Depois de ler este artigo, deu para entender a importância do controle de despesas, não é mesmo?

 

O Contas Online te ajuda nessa missão: somos um controle financeiro para uso pessoal ou empresarial, totalmente personalizável e seguro para atendê-lo da melhor forma possível.

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde