Como fazer projeção de vendas: 5 dicas para acertar na mosca

Gestão Planejamento
12 minutos de leitura 19.01.2023
Como fazer projeção de vendas: 5 dicas para acertar na mosca
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Veja 5 dicas de ouro de como fazer projeção de vendas corretamente e descubra como alavancar as vendas, e consequentemente os lucros, da sua empresa.

Uma dúvida que pode afetar muita gente que trabalha na área comercial é como fazer projeção de vendas. Afinal, tentar prever como será o faturamento futuro é uma estratégia de gestão que ajuda a reduzir os riscos de perda.

 

Por esse motivo, esse procedimento é mais do que fundamental, especialmente porque auxilia na tomada de decisões, pois é baseado em dados concretos. E foi justamente pensando em te mostrar isso que preparamos o artigo a seguir.

 

Nele, você aprenderá o que é e verá cinco dicas de ouro de como fazer uma projeção de vendas certeira e o melhor, sem dores de cabeça. Confira!

 

 

Primeiramente, o que é e qual é o objetivo da projeção de vendas?

 

Resumidamente, uma projeção de vendas — processo também conhecido como forecast ou previsão de vendas — é a ação de analisar dados para tentar estimar a receita que a empresa terá a partir das vendas no futuro. 

 

Geralmente, a projeção é feita pensando em um período de um ano. Entretanto, ela também pode ser mensal ou trimestral. Tudo dependerá dos seus objetivos. Por falar nisso, é preciso saber que existem vários tipos de previsão de vendas. Os três mais comuns são:

 

  • de séries históricas, que analisa os resultados da companhia nos anos anteriores;
  • baseada no mercado, olha a situação atual do mercado;
  • baseada em recursos, estuda a capacidade de produção da empresa, ou seja, o quando ela consegue criar.

 

Já em relação ao objetivo dessa estratégia de gestão, o principal é o de auxiliar no planejamento da companhia. Afinal, como você decidirá quanto e onde investir se não tiver a mínima noção de quanto dinheiro terá disponível? Fica complicado, não é?

 

Não é só nisso que a projeção de vendas é útil. Ela ainda orienta questões como cortes de custos, sazonalidade e definição de metas, por exemplo. Assim, você fica mais preparado para atingir os objetivos do seu negócio. 

 

 

Como fazer projeção de vendas? 5 dicas de ouro para não errar

 

Agora que você entendeu o que é e qual a importância, chegou o momento de aprender como fazer projeção de vendas da maneira correta. Para isso, siga as cinco dicas práticas que trouxemos a seguir e “acerte na mosca” na sua previsão de faturamento!

 

1. Analise o histórico de vendas

 

A primeira dica de como fazer uma projeção de vendas eficiente é estudar o histórico de vendas da companhia. Em outras palavras, observar o quanto ela vendeu no mesmo período dos anos anteriores. 

 

Com isso, é possível identificar datas especiais e tendências de mercado que aumentaram as vendas, momentos de queda que podem se repetir e muito mais. Por esse motivo é fundamental manter um histórico atualizado de tudo que foi comercializado. Dessa forma, você não fica “perdido” e sem dados concretos para estudar.

 

2. Estude o mercado

 

Além de analisar o histórico de vendas da empresa, é crucial estudar o mercado — ou nicho — que ela está inserida. Em outros termos, não adianta projetar um aumento nas vendas, se o mercado atual está em queda, porque isso é meio irreal. 

 

Sendo assim, não tenha medo de ver o que seus concorrentes estão fazendo e como estão as vendas dele. Com isso, pode-se até mesmo antecipar o surgimento de novas tendências ou se preparar para uma crise. 

 

3. Considere a sazonalidade

 

Não dá para pensar em como fazer projeção de vendas sem avaliar a sazonalidade dos produtos vendidos.  Para compreender melhor, imagine uma loja de itens de decoração. É de se esperar que em datas comemorativas, como Natal, as vendas de determinados enfeites aumentem, não é?

 

Pois é justamente esse tipo de coisa que deve estar presente na sua previsão de vendas. Até porque, essa é uma parcela importante da receita e necessita de preparo prévio, ou você corre o risco de não ter um estoque abastecido para o período.

 

4. Entenda o time de vendas

 

Outra dica para fazer uma projeção de vendas certeira é saber o que a sua equipe comercial consegue fazer. Isso é, a real capacidade dela de transformar oportunidades em vendas. 

 

Lembre-se que não adianta “colocar o carro na frente dos bois” e projetar uma receita alta, se seu time não está preparado para atingir essa meta. Isso só deixará todo mundo frustrado. A boa notícia é que essa etapa permite que você planeje a contratação de mais vendedores, caso veja uma boa oportunidade de crescimento. 

 

5. Estude o funil de vendas

 

Para finalizar nossas dicas de como fazer projeção de vendas, não se esqueça de estudar seu funil de vendas. E isso não é tão complicado quanto parece. Basta que você mapeie todas as etapas dele. E calma, que explicaremos melhor. Basicamente, você deve identificar como está seu funil e definir a taxa de conversão atual de cada uma das etapas dele. Ou seja, quantos clientes passam de um estágio para o outro, até chegar ao final da jornada. 

 

Desse modo, será possível determinar quantas vendas serão feitas no final do período analisado, apenas considerando o número de leads e a velocidade natural do seu funil. Legal, não é?

 

E aí, gostou de aprender como fazer projeção de vendas? Então aproveite e dê uma olhada no infográfico abaixo para descobrir quais são os principais benefícios do funil de vendas para sua empresa!

 

Ilustração

Ilustração

Ilustração

Ilustração



Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CEO do Agendor, plataforma de CRM para equipes de vendas, que atua como um assistente pessoal para otimizar todo o processo de gestão.

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde