Custos e despesas: diferenças, conceitos, o que são e exemplos

Finanças
11 minutos de leitura 27.09.2022
Custos e despesas: diferenças, conceitos, o que são e exemplos
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Confira as principais diferenças entre custos e despesas, exemplos e a importância desses termos para a organização financeira.

Quando o assunto é finanças, os termos custos e despesas frequentemente vêm à tona e são extremamente importantes na contabilidade de uma companhia.

 

Apesar de parecidos, esses termos possuem conceitos diferentes e entender as diferenças entre custos e despesas é fundamental para o preenchimento correto de relatórios contábeis e demais indicadores para a avaliação do seu negócio.

 

Neste artigo, vamos abordar o tema a partir dos seguintes tópicos:

 

  • Qual é a diferença entre custo e despesa?
  • Os tipos de custos e despesas
  • Despesa ou investimento?
  • Diferença entre despesa e deduções
  • Como analisar os custos e despesas de uma empresa?

 

Acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto!

 

 

Qual é a diferença entre custo e despesa?

 

Em resumo, custo e despesa estão relacionados com a saída de caixa de uma empresa, ou seja, os gastos de um negócio.

 

Como citamos anteriormente, os termos até são parecidos, mas, para as finanças, eles possuem conceitos bastante diferentes. Entenda essa diferença é o que vai permitir que você avalie de forma mais assertiva o seu negócio, compreendendo pontos de melhoria e aumentando ainda mais os seus resultados.

 

De acordo com a Norma NPC 2 do Instituto dos Auditores do Brasil (IBRACON), “custo é a soma dos gastos incorridos e necessários para a aquisição, conversão e outros procedimentos necessários para trazer os estoques à sua condição e localização atuais e compreende todos os gastos incorridos na sua aquisição ou produção, de modo a colocá-los em condições de serem vendidos, transformados, utilizados na elaboração de produtos ou na prestação de serviços que façam parte do objeto social da entidade, ou realizados de qualquer outra forma.”

 

Dessa forma, entende-se por custo como todos os gastos envolvidos na atividade da empresa, ou seja, ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Estão ligados à aquisição ou a produção de mercadorias, como por exemplo:

 

  • Matéria-prima;
  • Embalagens;
  • Manutenção;
  • Mão de obra;
  • Materiais de limpeza;
  • Viagens ligadas à empresa etc.

 

A grande diferença é que, no caso das despesas, os gastos são os necessários para a manutenção do negócio, mas não estão envolvidos com o processo de manufatura ou produto, como é o caso dos custos.

 

São exemplos de despesas:

 

  • Contas de água, luz e internet;
  • Aluguel;
  • Materiais de escritório;
  • Gastos com estrutura e alimentação para funcionários etc.

 

Em poucas palavras, as despesas ainda sim se classificam como valores essenciais, mas que não estão diretamente relacionados aos produtos.

 

 

Os tipos de custos e despesas

 

Entender quais são os tipos de custos e despesas e classificá-los de maneira correta, além de colaborar para a organização do negócio, é essencial para o seu planejamento, uma vez que ajuda os gestores a entender para onde vai o dinheiro e quais são os pontos de melhoria.

 

Em um modo geral, os custos e despesas de uma empresa podem ser classificados como fixos ou variáveis.

 

Custos e despesas fixas

 

São considerados os gastos que não variam com o volume produzido ou vendido. Um exemplo de custo fixo é a manutenção de equipamentos, enquanto os exemplos de despesas fixas são o aluguel do local e salário de colaboradores (sem contar as horas extras).

 

Custos e despesas variáveis

 

Aqui, ao contrário do tópico anterior, são considerados todos os gastos que variam em função do volume produzido ou vendido. No caso dos custos, um exemplo é a matéria-prima utilizada, enquanto as despesas estão relacionadas com a conta de água ou luz, por exemplo.

 

Leia também: Qual a importância do controle de gastos para as empresas?

 

 

Ilustração

 

 

Despesa ou investimento?

 

É comum que muitas pessoas pensem que despesa é a mesma coisa que investimento. Na verdade, os termos são bastante diferentes.

 

Veja essa diferença na prática:

 

Em uma reforma de uma casa, todas as estruturas serão mantidas. O grande objetivo é garantir que não haja nenhum problema futuro com as redes elétricas e hidráulicas. Dessa forma, o gasto é considerado uma despesa com manutenção.

 

Por outro lado, se a obra consiste em criar um novo espaço para dar mais aconchego para a casa, essa reforma passa a ser vista como um investimento. Basicamente, é um gasto que agrega valor.

 

 

Diferença entre despesas e deduções

 

Outra dúvida bastante comum é sobre a diferença entre despesas e deduções.

 

As deduções são os ajustes sobre a Receita Bruta e, ao contrário do primeiro, não representam nenhum sacrifício financeiro para o negócio. Um exemplo bastante prático das deduções são os impostos pagos pelo consumidor.

 

 

Como analisar os custos e despesas de uma empresa?

 

Como em qualquer tarefa financeira, a organização é fundamental para acompanhar qualquer meta e indicador de um negócio.

 

É muito importante que o gestor ou profissional responsável pelo setor financeiro crie mecanismos de controle, podendo acompanhar todos os custos e despesas do estabelecimento em tempo real. Um bom exemplo são os softwares de gerenciamento online, que auxiliam no controle das contas empresariais e pessoais de forma muito mais prática e rápida — como o Contas Online!

 

Contamos com mais de 20 funcionalidades totalmente personalizáveis que auxiliam na organização financeira da sua empresa. Veja alguns exemplos:

 

 

Ilustração

Ilustração

 

 

Quer ter essas vantagens e muito mais para a sua empresa? Então, conheça todos os planos disponíveis e aproveite!

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde