Qual a importância do controle de gastos para as empresas?

Finanças Gestão
16 minutos de leitura 31.01.2023
Qual a importância do controle de gastos para as empresas?
Compartilhar Facebook Twitter Whatsapp

Conheça a importância do controle de gastos para empresas e saiba como diferenciar o seu negócio no mercado de trabalho!

Você com certeza já deve ter ouvido a frase “não se pode gastar mais do que se ganha”, não é mesmo? Para empresas, esse conceito não é diferente.

 

No artigo de hoje, vamos falar sobre a importância do controle de gastos para as empresas e como colocar em prática essa organização de forma eficiente e otimizada a partir dos tópicos a seguir:

 

  • O que é o controle de gastos para as empresas?
  • Qual a importância do controle de gastos empresariais?
  • Como fazer um controle de gastos eficiente em uma empresa: 8 dicas fáceis para aplicar já!

 

Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

 

 

O que é o controle de gastos para as empresas?

 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o controle de gastos não está relacionado apenas ao corte de custos de uma forma geral. Quando se trata de uma empresa, sabemos que gastos estratégicos são essenciais para o crescimento de um negócio. Aqui, falamos em entender o quanto gastar e como esse dinheiro será reaproveitado.

 

Como o próprio nome sugere, o controle de gastos para empresas trata-se da gestão de despesas corporativas de forma mais otimizada e prática possível.

 

Basicamente, a atividade descreve o nível de gerenciamento e monitoramento que um negócio tem sobre suas despesas, buscando potencializar a situação financeira da companhia, uma vez que o planejamento consegue mostrar aos gestores como o ativo está sendo gasto.

 

Quanto melhor as equipes financeiras puderem controlar os gastos do estabelecimento de forma assertiva, mais eficiente será a proteção do dinheiro e a criação de previsões financeiras mais informadas.

 

 

Qual a importância do controle de gastos empresariais?

 

A cada dia que passa, a importância do controle de gastos em uma empresa se torna ainda maior — e você precisa saber como fazê-lo para não ficar para trás e destacar o seu negócio no mercado.

 

Veja um exemplo: o período da pandemia de COVID-19 impactou todo o mundo e tornou ainda mais difícil o dia a dia das empresas, não é mesmo? Logo, o controle de gastos eficiente nessa época tornou-se o diferencial entre os estabelecimentos que superaram o momento de dificuldade e os que seguem tentando superar.

 

Dessa forma, um dos grandes benefícios da prática é criar um caixa para enfrentar momentos difíceis e, em casos opostos, surgem oportunidades de investimento para tornar o negócio ainda mais lucrativo.

 

Com o controle de gastos empresariais, o negócio saberá exatamente para onde direcionar os seus investimentos, priorizando aqueles que apresentam de fato um bom potencial.

 

 

Como fazer um controle de gastos eficiente na empresa: 8 dicas fáceis para aplicar já!

 

Pensando em toda a importância dos gastos em uma empresa e na dificuldade de algumas pessoas em controlá-los, separamos algumas dicas úteis de como fazer esse planejamento de forma eficiente e otimizada. Acompanhe os tópicos abaixo!

 

1. Revise suas despesas e custos

 

Antes de iniciar qualquer outro plano de ação, você precisa conhecer profundamente tudo o que é realizado financeiramente na sua empresa. Revise suas despesas e custos e saiba exatamente o quanto você está gastando, quais departamentos estão gastando mais e para onde exatamente está indo o seu dinheiro.

 

A partir disso, será possível entender por onde começar a fazer modificações visando a redução de gastos ou até mesmo o aumento de gastos em pontos estratégicos.

 

Aqui, não é suficiente apenas colocar os dados em planilhas — você, como um bom gestor, precisa ser capaz de ultrapassar os insights desses materiais e transformá-los em algo acionável.

 

2. Adeque seu planejamento financeiro

 

Depois que você revisou todas as suas despesas e custos, é a hora de adequar o seu planejamento financeiro de acordo com a nova política de redução.

 

Ou seja, mantenha um alinhamento entre os departamentos e o setor financeiro da sua empresa para entender como serão os próximos gastos e como isso será trabalho a curto, médio e longo prazo.

 

 

Ilustração

 

 

3. Estruture processos

 

Um bom controle de gastos para empresas exige um excelente planejamento estratégico.

 

Após adequar o seu planejamento financeiro, é necessário criar processos a serem seguidos por toda a empresa: isto é, gestores e também pelos colaboradores. Aqui, é muito importante manter toda a equipe alinhada.

 

Para isso, detecte problemas operacionais que podem ser excluídos ou melhorados, aumente o controle de despesas e encontre alternativas para tornar o seu negócio ainda mais lucrativo.

 

Lembre-se que reduzir custos não pode impactar no core da sua empresa, por isso, apenas estabeleça metas compatíveis com a sua realidade.

 

Leia também: Kanban: O que é, como funciona e por que usar?

 

4. Conscientize todos os envolvidos

 

Como citamos anteriormente, é essencial que toda a empresa esteja alinhada com os novos processos e planejamentos para o controle de gastos da organização.

 

Dessa forma, comunicar as novas metas e estruturas é uma etapa que merece toda a atenção para evitar problemas futuros.

 

Informe de maneira leve e de fácil entendimento, reforçando que o controle de gastos será benéfico para todos.

 

5. Acompanhe a produtividade dos seus funcionárias

 

Uma equipe bem alinhada é capaz de gerar grandes resultados! Por isso, se o seu objetivo é manter o controle de gastos da sua empresa, acompanhe a produtividade dos seus colaboradores, estimulando o desempenho coletivo.

 

Você pode utilizar métodos como controle de produtividade, metas internas e até mesmo reuniões de acompanhamento.

 

6. Revise suas tarifas bancárias periodicamente

 

As tarifas bancárias são os “gastos invisíveis”, isto é, aquelas despesas que você paga todos os meses sem perceber.

 

Dessa forma, um bom controle de gastos empresariais exige que você revise as suas tarifas periodicamente, evitando que o seu negócio esteja pagando mais do que deve. O gestor responsável deve, ainda, entender as particularidades de cada tarifa, considerando suas vantagens e desvantagens e fazendo os cortes que forem necessários.

 

7. Faça uma reserva financeira

 

Você já pensou nos benefícios de uma reserva financeira para o seu controle de gastos?

 

A prática oferece mais tranquilidade para a sua empresa no final do mês para tomar as decisões necessárias em casos emergenciais. Além disso, o dinheiro investido pode ser utilizado em oportunidades que vão alavancar o seu negócio.

 

Por isso, mantenha o foco e crie metas necessárias para te auxiliar a cumprir com esse objetivo.

Leia mais: 8 dicas de gestão financeira para sua empresa brilhar em 2023

 

8. Use a tecnologia a seu favor!

 

Com a evolução da tecnologia, muitos processos contábeis foram automatizados e realizados por softwares de gerenciamento financeiro.

 

Essa atualização permitiu que as tarefas fossem realizadas de forma muito mais rápida, prática e sem os erros humanos — consequências que se tornaram essenciais para qualquer tipo de negócio.

 

Totalmente alinhado com a tecnologia, o Contas Online é um controle financeiro para uso empresarial ou pessoal e totalmente personalizável para atendê-lo da melhor forma possível! Por aqui, entendemos a importância de controlar os gastos e manter organizada a saúde financeira do seu estabelecimento.

 

São mais de vinte funcionalidades que podem ser ativadas e desativadas a qualquer momento, tornando seu controle financeiro uma tarefa muito mais prática e fácil do que se possa imaginar. Conheça as vantagens!

 

 

Ilustração

Feedback Gostou ou foi útil pra você este conteúdo? Sim Não
Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Aguarde